Além dos produtos da agricultura familiar, incluindo artesanatos, também haverá exposição e comercialização de animais.
O evento se inicia nesta sexta (08) e vai até domingo (10). Governador Rui Costa pode pintar no evento.
A abertura oficial do evento acontecerá com a participação de autoridades e representantes de entidades do semiárido baiano, está prevista a visita do governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT).
Mais de 800 Agricultores familiares de 20 municípios do semiárido baiano vão participar da 6ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal, de 8 a 10 de maio de 2015, na Praça da Jazida em Valente – BA. Juntos, eles vão trocar experiências e saberes sobre produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional e expor seus produtos no circuito da feira.
O objetivo principal do evento é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos oriundos da agricultura familiar, a troca de experiências, saberes, o acesso a marcado justo, a comercialização, a agregação de valor aos produtos e a geração de renda. A Feira chega a sua 6ª edição como um grande evento Territorial mobilizando diversos setores públicos e sociais – local e semiárido.
A iniciativa é uma realização da Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e conta com a parceria dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar do Território, Prefeitura Municipal, CONSISAL, Instituições Financeiras, Movimentos Sociais, Governo do Estado e Governo Federal. O evento tem a finalidade de envolver agricultores/as familiares e produtores/as rurais, jovens e lideranças do semiárido que acessam as Políticas Públicas como: acesso à água para consumo e produção, e assistência técnica rural, além de estarem inseridos nas diversas formas de mobilização comunitária a fim de estimular a formação, fortalecer a atuação de grupos organizados de produção e mostrar o compromisso com a agricultura familiar, a economia solidária e com um sertão ambientalmente sustentável. A proposta é contar também com agricultores que ainda não tiveram a oportunidade de em outro momento mostrar sua produção e compartilhar experiências.
A abertura oficial do evento acontecerá com a participação de autoridades e representantes de entidades do semiárido baiano, está prevista a visita do governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT). Estará presente o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, o Secretario de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes e o coordenador executivo da Coordenação do Desenvolvimento Agrário (CDA), Ariosvaldo Souza.
Simultaneamente a exposição dos produtos que serão comercializados pelos grupos de produção da Agricultura Familiar, as atividades da 6ª Feira, acontecerão com minicursos que terão duração de 4 horas com temas como Sanidade Animal (caprinos e ovinos), Reaproveitamento de Materiais Recicláveis, Artesanato de Fibra e Palha, Alimentação Alternativa, Inseticidas Naturais, Tecnologias de Convivência com o Semiárido, Beneficiamento da Polpa do Umbu, dentre outros. Além dos minicursos, ocorrerão também oficinas temáticas com duração de 2 horas sobre Microcrédito, Conjuntura Sindical, Reforma Agrária, Agricultura Familiar, PAA e PNAE e Formalização de Agroindústrias (leite, frutas e aves).
Ainda como parte integrante do evento, acontecerá exposição com Leilão e Julgamento de animais e apresentação de manifestações culturais do Território do Sisal. Outra ação integra a 6ª Feira é o 5º Congresso da FATRES, um espaço de discussão, definição e articulação das estratégias e das Políticas Públicas que nortearão as ações dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Semiárido da Bahia, tendo em vista o fortalecimento institucional, o desenvolvimento rural sustentável, a potencialização da agricultura familiar e organização das camadas produtivas. Configura-se como um momento propício ao surgimento e o fortalecimento de novas redes nutridas por um interesse único e coletivo.
A feira conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Valente e do Prefeito Ismael.