terça-feira, 17 de maio de 2016

MUTIRÃO DE GLAUCOMA, CURSO DE LIBRAS E CAMPEONATO DE BASQUETE SÃO OS DESTAQUES DA SEMANA


SAÚDE

Mais de 350 pessoas foram atendidas durante o mutirão

Prefeito Ismael acompanhou o mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde de Valente promoveu no último sábado, dia 14, durante todo o dia, a primeira etapa do mutirão de Glaucoma para identificar pessoas com o problema de visão através da realização de tonometria, exame do campo visual, avaliação oftalmológica e exame do fundo do olho, a fim de encaminhar os casos diagnosticados para tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Simultaneamente foram distribuídos, gratuitamente, colírios de acordo à necessidade de cada paciente. A quantidade de colírios doados é suficiente para uso durante três meses, período em que a equipe do Projeto retornará à cidade para realizar a segunda etapa e um novo mutirão. Os procedimentos foram realizados no Centro Municipal de Saúde, por profissionais da clínica oftalmológica conveniada Drª Adrivana Cunha – Saúde e Vida, que tem sede na cidade de Santa Luz-BA.
A senhora Andreza Reis, moradora do bairro Minação, participou do mutirão utilizando os serviços disponibilizados e disse que achou essa ação muito importante. “Eu já tinha o glaucoma diagnosticado, mas estava fazendo acompanhamento em Salvador. Com esse projeto aqui na nossa ‘porta’, não vou mais precisar ir tanto pra lá como antes, não vou precisar enfrentar a estrada com tanta frequência e ainda vou poder economizar, recebendo o tratamento gratuito”.
De acordo com a enfermeira Coordenadora da Atenção Básica municipal, Roberta Duarte, durante o mutirão, aproximadamente, 350 pessoas foram atendidas. Destas, 127 casos de glaucoma diagnosticados e 21 casos suspeitos serão acompanhados pelo Projeto, que é uma ação em parecia com a Prefeitura Municipal de Valente e a SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

ADMINISTRAÇÃO
O Governo Valente, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou na sede da Escola Luz e Saber/APAE, entre os dias 19 de abril e 17 de maio, um Curso de Libras com duração de 30 horas. Inicialmente, profissionais da Saúde e Assistência Social tiveram a oportunidade de participar das aulas ministradas pela professora Daniela Souto com apoio da deficiente auditiva, Valquíria Amaral.
Para o prefeito Ismael Ferreira, essa é mais uma ação do Governo Valente que busca melhorar cada vez mais a relação do poder público com as pessoas, "Temos que atender da melhor forma possível o contribuinte, afinal, a gestão é para todos, e com esse curso, capacitamos os funcionários do município para atenderem de forma mais objetiva as pessoas com necessidades especiais".
O objetivo do curso que faz parte do Programa BPC na Escola – Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, foi de aprimorar o conhecimento dos servidores públicos para otimização no atendimento e na prestação dos serviços públicos à população surda. “Com essa ação intersetorial estratégica pretendemos eliminar as barreiras que impedem o acesso das pessoas com deficiência beneficiarias do BPC a estarem e permanecerem na escola e em outras políticas, como a garantia do processo de inclusão”, frisou Daniela Souto.
Profissionais da área da Educação serão os próximos a participarem do Curso de Libras.
O Programa BPC na Escola tem por objetivo promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência, preferencialmente de 0 a 18 anos, garantindo-lhes acesso e permanência na escola, bem como o acompanhamento de seus estudos por meio da articulação intersetorial e da gestão compartilhada nas três esferas de governo, entre as políticas de educação, assistência social, saúde e direitos humanos, favorecendo o desenvolvimento dos beneficiários.

ESPORTE
Arena R4 (de verde) 
O time Arena R4, foi o grande campeão do Campeonato Valentense de Basquete 2016! Na final que aconteceu no domingo, 15 de maio no Clube da APAEB, o Arena venceu o Bahia Visual por 40 a 36 e levou para casa o troféu de campeão. O jogador Kaick, do Arena, foi o cestinha do jogo com 25 pontos e com isso foi o destaque da competição levando para casa um troféu. No total 04 equipes participaram da competição que teve início no dia 20 de março. O Campeonato que foi organizado por Marcos Araújo (Marco Preto), Douglas Rios, Jandir e Wirley Nunes contou com o apoio da Prefeitura de Valente, Liga Desportiva Valentense e comércio Local. Perguntando sobre o campeonato valentense e a reforma do estádio Evandro Mota, o prefeito foi categórico, "Quem está mesmo preocupado com a reforma do estádio e a realização do campeonato municipal tem procurado informações, tem procurado se inteirar sobre o que está acontecendo, outros preferem fazer uso político da situação, mas sem saber, ou fingem não saber, que são justamente os políticos que defendem quem fizeram de um tudo para atrapalhar e atrasar o inicio das obras, conseguiram atrasar, mas não conseguirão impedir a realização da reforma, que deve iniciar em breve. Tem gente por aí que se diz desportista, mas faz de tudo para atrapalhar o esporte, é só procurar saber que vai identificar rápido." Para o prefeito Ismael, o esporte é também uma das grandes prioridades da gestão, "Quem acompanha o esporte no município sabe do nosso compromisso com todas as modalidades, com o basquete não é diferente, agradeço a parceria e parabenizo os idealizadores e as equipes participantes, em especial as finalistas, Arena R4 e Bahia Visual"