sexta-feira, 20 de março de 2015

PREFEITO ISMAEL DETERMINA CONTRATAÇÃO DE QUASE 20 NOVOS AGENTES DE EDEMIAS PARA O COMBATE À DENGUE E CHIKUNGUNYA


O prefeito Ismael Ferreira não se acomodou com a redução no número de suspeitas de Chikungunya e Dengue e determinou a contratação dos novos agentes de edemias


A Secretaria Municipal de Saúde, mediante os casos notificados de suspeita de Dengue e Chikungunya em Valente, contratou em caráter emergencial e temporário, 07 colaboradores para atuar juntamente com os Agentes de Endemias no combate ao mosquito transmissor das referidas patologias, que já tiveram 236 casos suspeitos notificados, desde fevereiro.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Agnaldo Oliveira, nenhum dos casos suspeitos ainda foi diagnóstico, pois, os resultados dos exames levam de 60 a 90 dias para chegar, pois, em alguns casos o material é analisado em outros estados. Ainda segundo o secretário, o índice de larvas positivas em Valente está alto acerca de 15 anos, e, diante da gravidade da situação o Governo Valente através da secretaria de saúde intensificou as ações de combate. Com a contratação temporária de 07 pessoas, um total de 19 está atuando assiduamente, até dias de sábado, nos bairros mais críticos do município (Minação, Santa Cruz, Hermírio Simões, Centro), e, posteriormente, expandirão as ações para os demais bairros e comunidades rurais.

De acordo com o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate à Dengue, Carlos Freitas, na primeira semana que os casos suspeitos começaram a ser registrados (em fevereiro), foram notificados 13 casos. Na segunda semana, 51, na terceira subiu para 85, mas, a partir da quarta, já começou a reduzir, 54 casos foram registrados, e, na quinta semana, 33. O coordenador atribui a redução de notificação de casos suspeitos ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Agentes, novos colaboradores e pulverização feita com carro fumacê nos bairros e alguns povoados do município.

Sobre o processo seletivo que foi realizado recentemente para contratação de Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, o secretário salienta que o processo está em fase de ajustes do curso introdutório que será realizado pela Base Regional de Saúde (antiga Dires), em abril. O curso que também é eliminatório definirá quem serão os novos agentes e, a partir daí os aprovados serão chamados.


Prefeitura contrata mais 07 colaboradores para atuar no combate ao mosquito transmissor da Chikungunya