quinta-feira, 19 de março de 2015

ESTRUTURADO, SETOR DE SAÚDE DE VALENTE É REFERÊNCIA NA REGIÃO SISALEIRA



O prefeito Ismael Ferreira, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os governos federal e estadual está revolucionando a saúde de Valente em busca de proporcionar melhores serviços à população. Em pouco mais de dois anos, o Governo Valente realizou a reforma dos postos de saúde do Recreio, Queimada do Curral, Varginha, Tanquinho e Santa Rita de Cássia. Iniciou a construção de dois PSF’s nos bairros Cidade Nova e Juazeiro, iniciou a reforma do PSF do Junco e reforma do Centro de Saúde da sede. As obras estão a todo vapor e em breve estarão beneficiando a todos. São milhões de reais investidos na infraestrutura das unidades de saúde.

No Hospital Municipal José Mota Araújo foram realizadas diversas melhorias no espaço físico. O hospital recebeu 05 novos aparelhos de ar-condicionado, novos colchões para todos os leitos, letreiros de identificação, pintura, entre outras. E agora conta com dois médicos, um plantonista e um ambulatorial atendendo a comunidade diariamente. Após mais de vinte anos, voltou a fazer partos naturais e a realizar exames de o raio-x. E possui ambulância 0km adquirida pelo Governo Valente em parceria com o Governo do Estado.

Outras conquistas foram à Casa de Apoio da Saúde em Salvador que acolhe mensalmente centenas de valentenses que precisam fazer tratamento médico na capital, oferecendo alimentação e dormida gratuita, e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), criado pelo Governo Valente em 2013, que conta com quatorze médicos especialistas realizando atendimentos especializados semanalmente.

O Governo Valente equipou todas as Unidades de Saúde da Família do município (USF) com investimentos de mais de R$ 300 mil.

Novos programas foram implantados como o MEDCASA, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Mais Médicos. Encaminhamento para cirurgias, exames, campanhas de vacinação, campanhas de conscientização e viagens para Feira e Salvador mais vezes por semana.


Atualmente, todos os seis PSFs, na sede e zona rural que Valente dispõe, oferecem atendimento de enfermeiras e de médicos gratuitamente à população, duas ou três vezes por semana, além de atendimento com odontólogos. Por essas e outras ações, Valente voltou a ter a uma das melhores saúdes da região.