quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TODOS CONTRA A DENGUE E A 'CHICO CUNHA'



A Secretaria Municipal de Saúde de Valente, preocupada em afastar os riscos oferecidos pelo alto índice de infestação de larvas do mosquito da Dengue no município, convoca todos mais uma vez, a unir esforços na luta em combate ao Aedes Aegypti, que, além da dengue, é transmissor também da Febre Chikungunya. A campanha cujo lema é “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, visa mobilizar cada morador a intensificar as ações necessárias em seu domicílio ou depósito em prol de eliminar os criadouros do mosquito e assim manter o município sem registrar casos das referidas doenças.

De acordo com o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate a Dengue, Carlos Freitas, com base no último levantamento feito na sede do município (jan/2015), o índice atual de infestação de larvas do mosquito é 10,6%. Os bairros José Moreira, Liberdade, Dionísio Mota e Santa Cruz, apresentaram os índices mais elevados. Para Carlos, cada morador tem um importante papel na luta de combate ao mosquito da dengue. 

“Queremos lembrar que a inseticida aplicada pelos Agentes de Endemias não é a única forma de combate ao mosquito. É necessário que cada um de nós seja um agente em nosso respectivo domicílio. Devemos manter nossos quintais limpos e não deixar água parada e descoberta em vasos, pneus etc. Essa é a maneira mais eficaz de prevenção."

A ação de cada morador se tornou ainda mais necessária depois da nova orientação da DIRES (Diretoria Regional de Saúde) é que a inseticida só seja aplicada nos reservatórios com capacidade igual ou superior à 2 mil litros e se nestes for detectado pelo agente de saúde larvas do mosquito.

A dengue é uma doença grave e que pode matar. Os principais sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. Para reforçar as ações de combate do mosquito, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde tem realizado palestras, caminhada e panfletagem para alertar a população em geral sobre a importância de não cessar à luta e não dar trégua à proliferação do mesmo.

Para o prefeito Ismael a luta contra o mosquito é de responsabilidade de todos e que o município continuará fazendo a sua parte.

"Vale lembrar que todos e todas tem papel importante nesta luta contra os mosquitos transmissores da dengue, e agora também da Chikungunya, devemos fazer a nossa parte dentro de casa, mas também podemos ajudar de forma mais ampla, conversando com os vizinhos ou denunciando terrenos que não estejam recebendo a manutenção devida por parte dos proprietários são formas de contribuição. O município continuará fazendo a sua parte, a nossa gestão tem uma preocupação especial no combate a estas doenças."


Todos contra a dengue e a chikungunya