domingo, 11 de janeiro de 2015

PRESIDENTA DILMA LIBERA MAIS DE R$ 140 MILHÕES PARA CONSÓRCIOS REGIONAIS DA BAHIA. CONSISAL VAI RECEBER QUASE R$ 40 MI.


Quase 40 milhões de reais é o montante que será investido em 2015 no combate a seca apenas em 18 municípios da região do sisal que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CONSISAL).

O CONSISAL, com sede em Serrinha, já é responsável, apenas em Valente, pela construção de quase 1.000 cisternas dentre para consumo próprio e para produção, além de investimentos em construção e/ou reforma de aguadas comunitárias, dentre outros fomentos a setores da agricultura familiar. Valente só passou a integrar este importante consórcio depois que o prefeito Ismael assumiu a administração do município. 

Outros quatro consórcios intermunicipais da Bahia também foram contemplados com recursos do MDS - Ministério do Desenvolvimento Social, do Governo Dilma, num total de mais de 143 milhões de reais, que serão destinados a construção de tecnologias de acesso à água em pelo menos 56 municípios baianos.

Segundo o Diretor Executivo do CONSISAL, José Silva, a meta é construir quase 17.000 cisternas de placas com capacidade para 16.000 litros de água cada, além de mais de 8.000 tecnologias para a produção de alimentos (agricultura familiar) e mais de 800 cisternas escolares, estas com capacidade para mais de 50.000 litros de água.

Segundo Silva, em 2014 foram entregues aos 20 municípios que compõem o CONSISAL, mais de 11.000 cisternas de consumo, e que desde o ano passado estão sendo entregues aos produtores rurais grandes barreiros para contenção e armazenamento de água potável, que servem desde para consumo humano e animal, até para irrigação de pequenas e médias hortas, particulares ou comunitárias. Além disto, estão sendo entregues de forma gradativa, através do Projeto 2ª água os galinheiros produtivos, onde produtores recebem totalmente grátis galpão, treinamento e até as primeiras aves, para já iniciar a produção.

Para o prefeito Ismael Ferreira, que é também vice-presidente do CONSISAL, estas políticas públicas de combate à seca são imprescindíveis ao fomento da melhoria da qualidade de vida do sertanejo.

"A situação da falta d'água sempre foi sinônimo de muito sofrimento do sertanejo, mas desde o governo Lula, quando o governo federal passou a investir fortemente em ações de combate e convivência com a seca, este sofrimento vem sendo amenizado gradativamente, e não tenho dúvida que fazendo a nossa parte, com a ajuda de Deus, que tenho certeza que nunca faltará, conseguiremos vencer as dificuldades que as estiagens promovem." - Disse Ismael.


Ismael e o presidente do CONSISAL Osni Cardoso.

Prefeito de Serrinha e presidente do CONSISAL Osni Cardoso e o Diretor Executivo do consórcio, José Silva.

José Melquiades (também membro do CONSISAL), Prefeito Ismael, Vereadora Leninha e José Silva (também presidente do diretório municipal do PT, em Valente).


MDS TABELA

Além do CONSISAL, outros consórcios intermunicipais da Bahia, a exemplo do Território do Jacuípe, também foram beneficiados pelos recursos do governo Dilma.