quinta-feira, 24 de julho de 2014

INSTITUTO IBOPE VIRA CHACOTA NA BAHIA AO DIVULGAR PESQUISA COM INDICIO DE FRAUDE


O IBOPE divulgou na tarde de ontem (quarta 23) uma pesquisa de intenção de voto para governador da Bahia onde aponta o candidato Rui Costa (PT) empatado com o desconhecido Rogério Da Luz, do inexpressivo PRTB, e virou motivo de chacota em todo o estado.

As duas únicas pesquisas divulgadas até aqui sobre a sucessão estadual foram realizadas pelo IBOPE e encomendadas pelo jornal Correio* e pela TV Bahia, ambas de propriedade do prefeito de Salvador, ACM Neto, principal apoiador da candidatura de Paulo Souto.

A oposição faz festa com os números divulgados, mas a população não acredita e mesmo a imprensa demonstra constrangimento quando da obrigatoriedade de divulgação da pesquisa, cuja avaliação quase que unanime é de que se trata de uma pesquisa fraudada.

"É impossível que um candidato apoiado pelo atual governador e também pela atual presidente da República, além do tantas vezes decisivo apoio do ex-presidente Lula, como é o caso de Rui (Costa), aparecer empatado com um candidato que foi o último colocado na eleição para prefeito de Salvador, obtendo apenas 20 mil votos, votação que não dá sequer para eleger um deputado, como é o caso de Rogério Da Luz, do inexpressivo PRTB. Não dá para acreditar numa pesquisa com números assim...", afirma incrédulo um cientista político da Universidade Federal da Bahia.

O que caracterizaria o empate entre Costa e Da Luz seria a utilização da margem de erro para menos no caso de Rui e para mais no caso de Rogério, ficando empatados em 5%.

Os cientistas também não acreditam que um partido que obteve mais de 4.000.000 (quatro milhões) de votos nas últimas eleições (2010) possa agora obter um prognóstico de apenas 500 mil votos, como diz a pesquisa IBOPE.

"Isto não aconteceria nem mesmo se o governo Wagner estivesse do jeito que a oposição propaga, que sequer se aproxima da realidade, pois ainda contaria o fator 'máquina', além do apoio muito importante de Dilma e Lula. Então não há qualquer dúvida de que se trata de uma pesquisa manipulada."

"Na primeira pesquisa IBOPE os candidatos, apesar de definidos, não eram oficiais. Agora, a campanha já começou e o noticiário é intenso, principalmente sobre os dois principais candidatos, o do governo e o da oposição. Nada justifica estes números do IBOPE."


MANIPULADA

As pesquisas do IBOPE não convencem o eleitor e este é o instituto que menos inspira confiança no baiano, principalmente depois das eleições de 2006 quando o instituto apontava vitória de Paulo Souto e o resultado foi a vitória do governador Wagner ainda no primeiro turno.

Rui Costa disse não estar preocupado com os números do IBOPE, pois eles não são reais e as consultas internas e os encontros com os baianos através da Caravana 13 mostram isto. Acredito na nossa vitória ainda no 1º turno, repetindo 2006 quando este mesmo instituto apontava Paulo Souto como vencedor e os baianos o desautorizaram na urna escolhendo Wagner.

PESQUISA VOX POPULI/TV ARATU

Na semana passada a coligação de Paulo Souto conseguiu postergar por força de liminar judicial a veiculação da pesquisa Vox Populi/TV Aratu em que apontava um empate técnico entre as duas principais candidaturas. Rui Avaliou esta pesquisa:

"A pesquisa Vox populi/TV Aratu é a que mais se aproxima da realidade, pois mostra um empate técnico num cenário onde ainda não começou a veiculação dos horários políticos no rádio e na tv, onde poderemos nos apresentar melhor ao povo baiano e fazer os devidos comparativos entre as gestões de Paulo Souto e do governador Wagner. Não sei por que ficaram com tanto medo desta pesquisa." - Disse Rui.

Esta seria a pesquisa cuja veiculação foi postergada por força de liminar

O IBOPE não inspira nenhuma confiança e é o instituto mais desacreditado do Brasil, prova disto é só fazer uma busca rápida pelo Google, conforme imagem abaixo.

IBOPE: credibilidade zero