EDUCAÇÃO
SME realiza I Encontro sobre Pacto-Bahia
A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de segunda, 13 de abril, na Casa da Cultura em Valente o Primeiro Encontro de Formação com Coordenadores Pedagógicos sobre o Pacto-Bahia. O objetivo do Pacto é capacitar os coordenadores pedagógicos, para que possam subsidiar as escolas e acompanharem os professores do 1º ao 5º, orientando-os no planejamento e ações pedagógicas. Na oportunidade, os coordenadores conheceram a proposta do programa Pacto-Bahia, para o 4º e 5º ano, lançado nesse ano de 2015. Neste encontro foi discutida a identidade do coordenador pedagógico, os direitos de aprendizagem das crianças do ensino fundamental I conforme as orientações curriculares estaduais. Para a coordenadora multiplicadora do Pacto Bahia no município, Marilúcia Ferreira, “as formações continuadas são muito importantes para que os coordenadores possam se apropriar da metodologia do Pacto e orientar os professores da rede; com isso espera-se a melhoria do processo ensino aprendizagem nas escolas de Valente”. O Pacto visa fortalecer o ensino público e constitui-se uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e municípios, intermediada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Seu principal objetivo é promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Pública.
Professores da Rede Municipal participam
de Formação do Programa Despertar
Professores e coordenadores municipais do Programa Despertar participaram na terça-feira (14), na sede da Prefeitura Municipal, da formação que norteará a metodologia de ensino que deverá ser aplicada nas mais de 10 escolas do município que desenvolvem o programa com alunos do fundamental I e II. De acordo com a consultora estadual do Programa que ministrou a palestra, Sandra Bastos, a formação é continuada e tem como proposta trabalhar a educação ambiental nas escolas do campo, inserindo toda a comunidade. “Nós temos esse papel que é a responsabilidade social, então, não são só as escolas, nós precisamos mudar nossas atitudes diante de todo o contexto. Para ela, um exemplo de responsabilidade social bem presente no momento, são os casos suspeitos de chikungunya que a cidade está enfrentando. Na opinião dela, a epidemia não é responsabilidade do gestor, é responsabilidade de nossas ações diárias, se cada um de nós cuidasse devidamente dos nossos quintais, não existiria dengue, não existiria chikungunya. O gestor entra não para prevenir e sim para resolver o problema, a prevenção é feita por cada um de nós cidadãos do município. É necessária que cada um desenvolva a consciência ecológica”. A consultoria estadual do Despertar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dá acompanhamento mensal às atividades do programa. A formação realizada na terça foi encerrada com a distribuição de mudas de árvores nativas da caatinga para os professores. O prefeito Ismael Ferreira e o Secretário de Administração e Fazenda, Rodrigo Carneiro estiveram presentes.
Professores da Rede Municipal de Ensino participam de Formação do Programa Despertar
SAÚDE
USF de Tanquinho realiza palestra e caminhada de
conscientização sobre dengue e chikungunya
A população das comunidades rurais também estão sendo sensibilizadas e mobilizadas para combater o mosquito transmissor da dengue e Chikungunya. Na última sexta feira, 10 de abril, a enfermeira Renata Brito, também coordenadora da Unidade de Saúde da Família da comunidade de Tanquinho, realizou uma palestra para os alunos do Colégio Estefânio Simões sobre cuidados e prevenção da dengue e chikungunya. Professores e alunos puderam esclarecer algumas questões e em seguida, após a palestra, o grupo seguiu em caminhada pelas principais ruas da comunidade, com cartazes confeccionados pelos próprios estudantes, orientando e distribuindo panfletos para os moradores.
USF de Tanquinho realiza palestra e caminhada de conscientização sobre dengue e chikungunya
Governo Valente contrata mais 08 colaboradores para atuarem no combate ao transmissor da Dengue e Chikungunya
O Governo Valente, que está sempre praticando medidas que promovam a saúde pública municipal, contratou em caráter temporário, através da secretaria de Saúde, mais 08 colaboradores e está treinando-os em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e Núcleo Regional de Saúde (Base de Serrinha), para atuar juntamente com os Agentes de Endemias no combate ao mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. De acordo com o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate à Dengue, Carlos Freitas, recentemente, já haviam sido contratados 07 colaboradores, com estes novos 08 e com os que já atuavam, sobe para 27 o número de profissionais em campo. “Ou seja, um agente para cada um mil habitantes, como recomenda o Ministério da Saúde”, acrescenta Carlos Freitas. O treinamento que está sendo ministrado pelos profissionais do Núcleo Regional de Saúde (Base de Serrinha), José dos Santos Viana e Valmir Leite de Jesus, teve início na terça-feira (14), na sala de reuniões da Prefeitura e acontece até a próxima sexta.
Governo Valente contrata mais 08 colaboradores para atuarem
no combate ao transmissor da Dengue e Chikungunya
AGRICULTURA
A Secretaria Municipal de Agricultura de Valente está realizando a distribuição de um total de 6.088kg de sementes de milho e feijão– Inverno 2015, disponibilizadas pelo Governo Federal, em parceria com o governo estadual. Ao todo, 903 agricultores e agricultoras do município que são beneficiários do Garantia Safra serão contemplados. Para a Secretária Municipal da pasta, Tanea Rios, é um orgulho o Governo Valente ter conseguido ampliar de 52 para 903 o número de agricultores do município que recebem as sementes. “O crescimento desse número é bastante significativo, pois representa o fortalecimento da agricultura familiar com o objetivo de torna-la auto-sustentável visando o aumento da produtividade e da produção, consequentemente gerando emprego e aumentando a renda do agricultor (a) e movimentando a economia local, além de proporcionar à população o consumo de alimentos que conhecemos a procedência”, pontuou. De acordo com o Diretor de Agricultura Familiar do Município, Lelis Messias, os beneficiários que ainda não pegaram suas sementes, podem retirá-las na Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada à Rua Otavio Mangabeira, nº 212. Segundo o Diretor, o repasse das sementes está sendo feito somente ao titular do Garantia Safra e o mesmo deve apresentar o CPF e o comprovante de pagamento do Boleto do Programa. Entre os dias 13 e 16 de abril, a distribuição aconteceu nas comunidades de Valilândia, Santa Rita de Cássia, Vargem Grande e Junco. Os principais critérios exigidos para ser beneficiário do Garantia Safra são: ter DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), ter baixa renda e ter acima de uma tarefa e meia de terra.
Agricultores de Valente recebem sementes do Garantia Safra – Inverno 2015
GOVERNO VALENTE
NOSSA TERRA É A GENTE QUEM FAZ
PREFEITO ISMAEL FERREIRA