quinta-feira, 21 de julho de 2016

ISMAEL FERREIRA - VALENTE A VIDA INTEIRA


Ismael dedicou toda sua vida a Valente, na melhoria da qualidade de vida do povo valentense. Foi assim desde que decidiu deixar Valente para estudar e buscar conhecimentos que pudessem, quando retornasse, ajudar as famílias valentenses, sobretudo as da zona rural, que desde aquela época já contavam com menos atenção dos poderes públicos. Ismael nunca pensou em ser político, foram quase 30 anos de participação ativa nos movimentos sociais, destacando-se as atividades no MOC (Movimento de Organização Comunitária) e na APAEB, até ser convencido de que poderia ajudar ainda mais como prefeito. Não é nenhuma novidade que o desenvolvimento social e econômico de Valente, a partir da década de 1980, se divide entre antes e depois da APAEB, foi através desta que muitas famílias, em cooperação, puderam realizar muitos sonhos, o da casa própria, o do veículo próprio e até o do comércio próprio, isto é fato e não cabem contestações, ainda que vez ou outra apareça uma por motivação política. Ismael enfrentou na APAEB momentos de muita alegria e também de muitas dificuldades, enfrentou crises econômicas terríveis, poderia afirmar que se fosse qualquer outro, um pouco menos persistente, teria abandonado o barco e o teria deixado afundar, mas a Ismael nunca faltou persistência. Determinação é uma de suas principais virtudes, sabia que não podia deixar o pior acontecer, pois ali não estava apenas o sonho dele, sonhado décadas atrás, estavam, também, os sonhos futuros de centenas de famílias. E Ismael não enfrentou apenas crises financeiras, enfrentou a ganância e a perseguição dos poderosos, e para refletir isto, lembro-me da mulher do ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, Lúcia Amaral, fazendo denúncias atrás de denúncias contra a APAEB, ainda que infundadas e inverídicas (como de fato se mostraram). Mas, toda denúncia tem de ser averiguada, e até que esta averiguação se desse, os convênios eram suspensos (e retomados apenas quando verificadas sem razão tais denúncias). Parecia, a mulher, não fazer nada da vida senão ficar toda uma manhã pendurada ao telefone se prestando a esse desserviço aos mais necessitados, sim, pois paralisava a distribuição de feijão e leite, principalmente, em convênios com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), só para ficar neste exemplo.

A APAEB resistiu ao tempo, aos adversários políticos e principalmente à crise financeira mundial, e continua de pé, para desespero dos que são contra ela.

Ismael foi reconhecido e premiado por renomados institutos sociais do Brasil e do Mundo, outro fato incontestável, mas que os dinossauros da política, poderosos de outrora que ainda resistem a um novo modelo de se fazer política, não conseguem digerir. Ismael figurou em lista da Fundação suíça, Schwab, como um dos 65 homens que poderiam salvar o planeta com suas ideias e participou (a convite) de pelo menos três edições do Fórum Econômico Mundial, dividindo o mesmo ambiente e debate com os principais líderes políticos do mundo, mas todo esse status jamais lhe subiu a cabeça, pois toda viagem, toda reunião, todo prêmio tinha um só objetivo: melhorar a qualidade de vida do povo de Valente, e fazer com que as ações de desenvolvimento sustentável implantadas aqui pudessem (como foram) ser copiadas no Brasil e mundo afora.

Ismael aceitou a convocação de parte da comunidade valentense para que se candidatasse a prefeito, e isto ocorreu em três oportunidades, obtendo êxito na última eleição. Sabia que tinha um desafio muito grande pela frente, pois encontraria um município sucateado, com dívidas milionárias com as companhias de água, energia elétrica e de telefonia, com dívidas com a previdência social (INSS) cujo valor, contando, ninguém acredita. Maquinário depenado, desde as grandes máquinas até computadores, cujo sumiço dos hd's, inclusive, prejudicou centenas de idosos, homens e mulheres que já contavam os dias para a tão esperada aposentadoria, mas enfrentaram muitos problemas burocráticos por conta do sumiço das informações necessárias para o processo. Os problemas foram às centenas, mas Ismael continuava com seu proposito original, fazer do mais alto posto da administração pública municipal, mais um meio, mais uma ferramenta para melhorar cada vez mais a vida do povo valentense, "É uma luta diária, incessante, mas, incessante também é a nossa força de vontade, a nossa determinação", disse Ismael. E não foi diferente. Dentro dos recursos disponíveis Ismael procurou amenizar a vida do sertanejo. Foi assim com a construção de aproximadamente 1.100 cisternas, foi assim com a construção de dezenas de barreiros e com a construção de cinco aguadas comunitárias cujo porte só se via antes nas grandes fazendas de particulares, foi assim com a limpeza e reforma de praticamente todas as aguadas de pequeno e médio porte em todo o município (mais de 900), foi assim com a garantia da compra da produção dos agricultores familiares, com a inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar da rede municipal de ensino. Ismael diz sempre que não podemos acabar com a seca, mas podemos conviver com ela, e o melhor caminho é o armazenamento de água e alimentos, e isto foi fomentando neste seu primeiro mandato, e este é mais um fato incontestável.

Na educação, todas as escolas da rede municipal de ensino foram reformadas, toda o acervo de carteiras escolares renovado (pela primeira vez na história do município, pois antes iam apenas reformando, substituindo só em último caso). O prefeito atendeu reivindicações antigas dos profissionais da educação, como a cessão do terreno para a construção da sede do SISEV (Sindicato dos Servidores Municipais), que apesar de ser comandando historicamente por pessoas do grupo da oposição de hoje, nunca conseguiu, só agora com Ismael, em mais uma clara demonstração de sua forma democrática de gestão, é que foram, finalmente, contemplados. Também os servidores foram finalmente lotados em seus cargos e áreas correspondentes, outra antiga reivindicação e que só conseguiram agora, com Ismael. No esporte nunca se investiu tanto no futebol soçaite, integrando por meio do esporte, bairros e comunidades rurais. Outras modalidades esportivas, como basquete, futsal, karatê e handebol, por exemplo, também receberam a atenção do município. O campeonato valentense de futebol não aconteceu em 2015 e 2016 por um motivo, no mínimo, estranho: a câmara municipal se sujeitou a sujar o próprio CNPJ para impedir a prefeitura de conveniar com o Estado, mas, entre idas e vindas, e a contragosto dos opositores, a reforma do estádio acontecerá e será realizada diretamente pelo governo do estado.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde Básicas que já existiam foram reformadas e ampliadas e receberam novos equipamentos e profissionais, e também na gestão do prefeito Ismael, duas novas UBS's (Cidade Nova/Liberdade e Juazeiro/Petrolina) foram inauguradas recentemente. O Hospital Municipal dispensa comentários, é, hoje, referência na região, dentre muitas benfeitorias, se destacam o aumento no número de leitos, a climatização das enfermarias, dois médicos em atendimento simultâneo, Raio-x funcionando plenamente depois de dois anos interditado na gestão do ex-prefeito cassado, o AME, que disponibiliza pelo SUS atendimento com médicos especializados e, a sala de parto, que desde que foi reaberta, depois de mais de 15 anos fechada, mais de 120 pequenos e pequenas valentenses nasceram no hospital de Valente, valentenses agora de fato e de direito. Por fim, os valentenses podem se consultar a vontade e sem se preocuparem se o médico que ouve seus batimentos cardíacos ou observa sua garganta é ou não um MÉDICO FALSO, sim, pois na gestão do grupo que quer voltar a governar o município, foi identificada uma dúzia destes atendendo no hospital, colocando em risco a saúde de quem procurava atendimento médico. Não se deixe enganar, eles são os mesmos, só mudaram o número, não brinquem com sua saúde, a sorte pode não estar presente da próxima vez.


No setor de Desenvolvimento Econômico, aproximadamente 50 cursos teóricos e práticos, além de dezenas de palestras para empreendedores, numa iniciativa inédita no município, foram oferecidos pela secretaria responsável, objetivando qualificar os valentenses para o mercado de trabalho.

Em infra-estrutura, para ficar só em pavimentação, 58.000 m2 metros de calçamento já foram concluídos, com perspectiva de chegar a 70.000 m2 até o final do ano. E muitas ruas já não foram calçadas por que já constam no ministério responsável como pavimentadas, ou seja, o projeto foi, o recurso veio, mas as ruas continuam em terra batida, pra onde foi o dinheiro?

Na Assistência Social, citarei apenas o exemplo das casas populares construídas na gestão do grupo que quer voltar ao poder e as construídas e entregues recentemente, pelo prefeito Ismael. Nas primeiras, compra do terreno ao próprio sogro do ex-prefeito com preço acima do de mercado, material comprado nas próprias empresas do ex-prefeito (MALU, CIMPOL e COMAC), casas que não foram construídas e as que foram levantadas não aguentaram as primeiras chuvas, quando não cederam (desabaram, literalmente), racharam e/ou tiveram portas e janelas empenadas. Nas casas entregues recentemente, portas e janelas de ferro, terreno mais de quatro vezes maior (60m2 x 250m2), cerâmica em toda a casa e revestimento na cozinha. As casas não contam com energia elétrica ligada formalmente pela companhia de eletricidade da Bahia (COELBA), apesar de a prefeitura já ter reiteradas vezes feito o pedido (tudo protocolado), e os moradores tiveram que improvisar com gatos. Outro fato importante é que a secretaria não fechou durante os meses de Novembro a fevereiro (4 meses por ano fechada) como era costume no desgoverno Ubaldino Amaral, quando sua mulher e sua filha revezaram a pasta. Os recursos continuavam vindo, mas a secretaria fechava durante este período para o público, e foi assim entre 2005 e 2011. Pra onde foi o dinheiro?

Fala-se em demasia, da gestão do pré-candidato da oposição, Marcos de Rosa, enquanto secretário de educação, mas o que se viu, e o que se prova, é totalmente o inverso do que se vende ao público, o que se viu foram escolas abandonadas, crianças sentando no chão, professores escrevendo em cartolinas porque os quadros negros não davam condições de trabalho e merenda escolar sem qualidade, com produtos industrializados e com alto teor de conservantes, zero inserção de produtos da agricultura familiar (verduras, legumes e frutas naturais, plantados e colhidos por agricultores de Valente, sem qualquer tipo de produto tóxico). Era notória, contudo, a farra com o dinheiro público da educação, então, a saudade é disso, e de poucos e poucas. Marcos recebeu, no período em que foi secretário, aproximadamente MEIO MILHÃO DE REAIS em salários (SÓ EM SALÁRIOS), montante que você que está lendo isto levaria entre 40 e 50 anos pra receber (receber, não juntar), quando foi derrotado na última eleição, fez-se de coitadinho, teria até vendido a casa e continuado a morar nela como inquilino, então, se esta história for verdade, qual a capacidade que uma criatura dessas tem de governar um município se não conseguiu gerir as próprias finanças, afinal, convenhamos, MEIO MILHÃO É MILHÃO MILHÃO!


É inegável, apesar dos opositores afirmarem e tentarem convencer a população do contrário, sempre usando do velho artificio da mentira repetida, que a receita dos municípios diminuiu drasticamente e continua diminuindo gradativamente, portanto, inegavelmente, Ismael fez mais nestes poucos mais de três anos do que fizeram nos últimos doze que antecederam este período, isto por conta dos modelos de gestão, das formas de destinação dos recursos, da responsabilidade na aplicação destes.

Ismael é, antes de tudo, um forte.

"Não tem dinheiro que compre o orgulho de sentir que contribuiu para o sorriso de felicidade e o brilho nos olhos dos homens e das mulheres do campo que tanto sofrem com a estiagem" - Ismael, ao contemplar uma das obras de seu governo após as chuvas de janeiro.

Prefeito Ismael Ferreira

terça-feira, 19 de julho de 2016

FÁBRICA LIA LINE JÁ GERA MAIS DE 300 EMPREGOS DIRETOS. PRODUÇÃO JÁ ULTRAPASSA 3 MIL PARES/DIA.


Quando a Via Uno chegou em Valente, para somar-se à APAEB na geração de empregos, já tinha prazo definido para deixar o município, e todos sabiam disso, tão logo acabasse os subsídios estaduais dados a empresa gaúcha, esta não passaria mais um só dia em Valente. O que ninguém imaginava é que a Via Uno daria um calote sem precedentes nos seus funcionários.

A Via Uno chegou ao topo no número de empregos em 2008, quando empregava 650 pessoas (o recorde em geração de empregos diretos continua sendo da fábrica da APAEB, que chegou a gerar 800, se contar toda a APAEB, este número passa de 1,2 mil), mas, a partir da segunda gestão do ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, em 2009, as coisas começaram a desandar e o número de empregos diminuía drasticamente dia após dia, com o agravante de a empresa não cumprir com suas obrigações trabalhistas, dando um verdadeiro calote em centenas de pais e mães de família. O número de empregos diretos caiu a menos de 200 até 2012 (último ano do segundo mandato do ex-prefeito cassado, Ubaldino Amaral), uma queda de mais de 300%, e ainda assim, com salários atrasados.

Recentemente, em entrevista numa rádio regional, o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral desmereceu a fábrica Lia Line, desrespeitando não apenas Valente ou todo o esforço feito pelo seu sucessor, mas, principalmente, as centenas de pais e mães de família que dependem da fábrica. Ou o ex-prefeito cassado está desinformado ou mente por que gosta.

No fundo, todos sabiam que qualquer esforço para tentar salvar a Via Uno seria em vão, os gaúchos já estavam de malas prontas, alguns deixaram Valente, inclusive, escondidos, na calada da noite. Ainda assim, o prefeito de Valente, Ismael Ferreira, não mediu esforços para tentar impedir o fechamento da fábrica, mas não teve jeito, os gaúchos se foram.

O prefeito Ismael não descansou até preencher a lacuna deixada pela Via Uno, e iniciou negociações com vistas a trazer para Valente, aproveitando o galpão onde funcionou a Via Uno, uma nova fábrica de calçados, e assim, depois de muitas idas à Salvador, muitas reuniões e muito esforço, Ismael conseguiu com que a fábrica de calçados Lia Line iniciasse suas atividades em Valente, iniciando com 120 empregos diretos e hoje contando já com mais de 310 empregos diretos (um AUMENTO de quase 300% no número de empregos diretos), com perspectiva de continuar aumentando. A Lia Line hoje produz 3.000 pares de calçados por dia e a gerente Karen Lima promete aumentar esta produção, “Estão previstas a chegada de novas máquinas, o que vai aumentar nossa produção e, consequentemente, precisaremos contratar mais profissionais”.

Além da Lia Line, o Governo Valente viabilizou a geração de emprego e renda também em outros setores, com incentivos a pequenas fabricas e, principalmente, no fortalecimento à agricultura familiar. Nunca se investiu tanto na agricultura familiar como no governo Ismael, e esta diferença traz qualidade, hoje mais da metade da merenda escolar na rede municipal de ensino vem da agricultura familiar. Em parceria com o CONSISAL e com a União Europeia, o Governo Valente vem investindo em parceria com os agricultores familiares do município.


O prefeito Ismael também procurou capacitar os valentenses através de dezenas de cursos de capacitação e empreendedorismo realizados desde que assumiu a prefeitura, são cursos teóricos e práticos que prepararam o valentense para o mercado de trabalho.

Produção segue a todo vapor na Lia Line

Conta aí, Ubaldino

Prefeito se mostra muita feliz com sucesso da Lia Line
  
Karen Lima, gerente da Lia Line, e o prefeito Ismael, acompanhado do vereador Zé de Zeli e dos ex-vereadores Timótio Almeida e Cézar Rios

Pra não perder o costume

sábado, 16 de julho de 2016

MENTIR COMPULSIVAMENTE: A DOENÇA CRÔNICA DO EX-PREFEITO CASSADO UBALDINO AMARAL

MENTIR PARA SE ESCONDER

Para uns, doença. Para a maioria, descaração.

Quando o ex-prefeito cassado por crime eleitoral e bi-contas reprovadas pelo TCM começou a mentir? Amigos mais próximos afirmam datar da adolescência a mania de mentir de Ubaldino, e daí não parou mais, se tornou crônica a mania, virou doença, "não consegue mais parar", dizem especialistas.

Mário Quintana afirma que "A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer,  uma senhora com mania de perseguição, que tem em Ubaldino a função do disfarce, mentindo pra se defender, proteger ou conquistar. O escritor diz que a mentira tem mil faces, mas tem também pernas curtas e que quase sempre é inevitavelmente desmascarada, exposta, humilhada em praça pública. Quintana se pergunta qual o limite entre a mentira e a imaginação, começando por inocentes mentirinhas até chegar nas mentiras estupradoras da verdade e da consciência de um povo. A mentira é uma salvação temporária, apenas. Só conheceremos a mentira se soubermos a verdade, até lá, a mentira é uma verdade. Mas, Ubaldino sabe que mente descontroladamente, mas não consegue enganar a própria consciência (apesar de muitos duvidarem que tenha alguma). Excetuando-se casos patogênicos, o mentiroso sabe sempre a verdade.

Ubaldino mentiu a vida toda, mente o ano todo, mas o período em que a mania o afeta mais é nos períodos eleitorais, não consegue dizer uma só verdade aos que o acompanha, tampouco a toda a população, quando dá entrevistas, isto na ânsia de que repetindo a mentira, esta se torne uma verdade incontestável, o que nem sempre dá certo, aliás, o que nunca deu certo, ou não seria conhecido o ex-sócio de Adeval, como o maior tapeador do município, o 'passe lá amanhã 3 horas', esta a mentira mais usada por Ubaldino e que já virou chavão na cidade.

Especialistas garantem, ainda, contrariando muitas apostas sobre a filha do ex-prefeito, que a mentira não tem caráter hereditário, mas admitem que o convívio pode fazer com que o individuo absorva os costumes do ambiente. Explicado, assim, o dom da mentira também observado em Mabel, que já é conhecida por Mentirabel. 

Dizem que o que esse pessoal fala não se escreve, o que escrevem não se lê, e o que leem, não se ouve.

Muitas foram as tentativas de internamento de Ubaldino para controlar esse desequilíbrio, para que pudesse chegar na campanha eleitoral menos afetado pelo vício em mentir, mas, como qualquer viciado em qualquer coisa, se recusa a admitir o vicio e, consequentemente, aceitar qualquer tratamento. Teremos então, o velho e mentiroso Ubaldino mais uma vez tentando enganar e ludibriar o povo valentense, como faz há quase 40 anos.

O povo, porém, mudou bastante nas últimas décadas, está mais 'letrado', como dizia minha bisavó, quando se referia aos doutores (médicos) de sua época. E é assim, letrados, que não mais aceitamos esse tipo de comportamento, de escancaradamente, sem qualquer pudor ou senso do ridículo, tentarem esse tipo de gente, nos enganar, nos ludibriar com falsas informações, com fatos distorcidos, com números manipulados, o que antes estava escrito em nossas testas, hoje lemos nas testas dessa gente, de tão óbvio que ficou o seu jeito de mentir: BESTAS SÃO VOCÊS!

Ubaldino Pinocchio Amaral



domingo, 10 de julho de 2016

MORRE REINALDO RAMOS RIOS, O 'PAI DOS POBRES'. SEPULTAMENTO SERÁ EM VALENTE.

Faleceu em Salvador, na manhã deste domingo, Reinaldo Ramos Rios, prefeito por quatro mandatos em Valente (1963-66; 1971-72; 1991-1992 e 1997-2000).

Reinaldo participou da gestão do prefeito Ismael Ferreira, tendo ocupado o cargo de Ouvidor do município

Tabelião de profissão (inclusive o nome fantasia do cartório público no município leva seu nome), Reinaldo participou diretamente da construção de Valente, e junto com seu cunhado, também falecido, Evandro Mota, ajudou a eleger todos os prefeitos desde a emancipação política do município, em 1958, até o fim do seu terceiro mandato como prefeito, em 1992. Nesse período foram eleitos prefeitos José Mota Araújo, Florisvaldo Carneiro, Pedro Mota, Gelson Carneiro e Dr Toninho. A última eleição disputada por Reinaldo foi no ano 2000, quando foi derrotado nas urnas pelo ex-prefeito Nenenzinho, mas no confronto direto, Reinaldo levou a melhor, tendo vencido em 1962 e 1988. Reinaldo e Nenenzinho são primos em primeiro grau, mas a rivalidade política entre os dois era bastante acirrada.

A última aparição em público do ex-prefeito Reinaldo Ramos foi justamente no São João de sua terrinha. Acompanhado dos irmãos Ademar, Neide e Marlene, Reinaldo participou dos festejos juninos em Valente.

O Prefeito Ismael Ferreira decretou luto oficial de cinco dias e suspendeu as aulas na rede pública de ensino e o atendimento em todas as repartições públicas, com exceção dos serviços essenciais e contínuos, como a saúde e a limpeza pública.

A principio, o corpo de Reinaldo seria sepultado em Salvador, mas a família decidiu atender apelos da comunidade valentense e está confirmado o sepultamento no cemitério Sagrada Família, em Valente. O corpo do ex-prefeito deve chegar ao município ainda hoje e será velado no salão principal da Prefeitura Municipal. O sepultamento está marcado para as 15:00 horas desta segunda-feira, 11 de julho.


Ex-prefeito Reinaldo Ramos e o atual prefeito Ismael Ferreira

Muitas homenagens estão sendo feitas nas redes sociais, reflexo do quão querido era Reinaldo, considerado por muitos como o 'pai dos pobres' em Valente. O prefeito Ismael Ferreira se disse bastante triste com a perda que Reinaldo representa para Valente, "Reinaldo deixou sua marca no município, principalmente pelo carinho e respeito com que tratava os valentenses, em especial os que mais precisam. Um ser humano humilde e generoso. Que Deus possa confortar seus familiares e amigos. Parabéns amigo Reinaldo por tudo que fez por Valente, obrigado pela contribuição enquanto gestor, e um obrigado especial pela amizade que construímos, Valente jamais o esquecerá, vá em paz, com a certeza de ter cumprido sua missão aqui na Terra."


NOTA DA REDAÇÃO

Reinaldo Ramos Rios, o rei.

Carinhosamente chamado de Rei, abreviação do seu primeiro nome, o ex-prefeito Reinaldo Ramos era carismático e generoso, não deixava ninguém que o procurasse desamparado, e talvez por essa razão tenha recebido um outro carinhoso apelido: O pai dos pobres. Prefeito em épocas de extrema pobreza e dificuldades, se fazia necessário promover o assistencialismo junto aos menos favorecidos, era preciso 'matar a fome' do povo, afirmava Reinaldo. O bordão utilizado pela seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 1998, "Todo mundo tenta mais só o Brasil pode ser penta!", foi utilizado na tentativa de reeleição para o quinto mandato, na eleição de 2000, mas, assim como o Brasil na copa da França, o Rei também não logrou êxito. Mas obtivera sucesso em outras frentes, conhecia os valentenses e suas origens familiares como ninguém, em relação aos mais novos dizia "Essa garotada eu não conheço, mas se me disser de quem é filho, garanto conhecer dos pais aos tataravós", brincava. Valente sente a perda de uma personalidade cuja história pessoal se confunde com a história do município, um mito da política, o maior político de todos os tempos. Vai com Deus, guerreiro Reinaldo. Valente agradece a sua contribuição, pois ninguém viveu por Valente e para Valente como você.


REINALDO RAMOS RIOS

 

 

domingo, 3 de julho de 2016

INAUGURAÇÕES DE IMPORTANTES OBRAS FEITAS PELO PREFEITÃO ISMAEL FERREIRA MARCARAM O MUNICÍPIO


50 famílias valentenses 

conquistam o sonho da casa própria


Deputado Alex da Piatã e Secretário do Governo Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, acompanharam o prefeito Ismael e vereadores na entrega das Casas Populares



Deputado Federal Afonso Florence acompanhou o prefeito Ismael na entrega das casas populares

“Esse é um grande sonho que somente hoje, pôde se tornar realidade”. Essas foram as palavras da beneficiária Elizabete em agradecimento ao prefeito Ismael Ferreira e sua equipe pela construção e entrega de 50 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida no Bairro Cidade Futuro. O Conjunto habitacional, que recebeu o nome da senhora Maria Nunes da Silva, foi entregue aos moradores na tarde dessa sexta, 1º de julho de 2016.
Em ato solene e com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues, do deputado Federal Afonso Florence, do Deputado Estadual Alex da Piatã e da representante do mandato do Deputado Rosemberg Pinto, Aldinha, o prefeito Ismael Ferreira concretizou o sonho de 50 famílias que ainda não possuíam casa. “Hoje é um dia de comemoração e de muita alegria. Poder ver essas famílias utilizando esse espaço que foi preparado por nós é muito gratificante. Estamos entregando aqui, obras de qualidade, casas com área de 5 metros por 7 e com uma área livre de 13 metros quadrados onde as famílias poderão construir sua cisterna, produzir sua horta…melhorar de vida”. Pontuou o prefeito Ismael.
A solenidade de entrega, contou com a animação e acolhimento da Fanfarra Boi Valente e com presença dos vereadores Zé de Zeli, Leninha, Sissi, Secretários do Governo Valente, servidores públicos, lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada. O ato finaliza com chave de ouro a semana das inaugurações e entrega de obras do Governo Valente.

Governo Valente inaugura Unidade de Saúde do Bairro Juazeiro


Foi com imensa alegria que os moradores dos bairros Juazeiro e Petrolina receberam das mãos do Governo Valente a tão sonhada Unidade Básica de Saúde na tarde de quarta, 29 de junho de 2016. A UBS que contou com investimentos do Ministério da Saúde no valor de R$ 408 mil reais, conta com uma ampla recepção, farmácia básica, sala de procedimentos médicos, consultório médico, consultório de enfermagem, salas de imunização, curativos e esterilização. Além de atender as famílias dos referidos bairros, a Unidade atendendo também os moradores dos bairros Dionísio Mota e Fonte Nova.
Para o Secretário de Saúde Agnaldo Oliveira, a obra é fruto de muito esforço e, sobretudo do desejo de melhorar ainda mais os serviços de saúde no município. “Eu só tenho a agradecer todo o empenho do prefeito Ismael Ferreira em proporcionar esse grande momento aos moradores desses bairros. Espero que a comunidade receba essa obra com carinho e preserve-a, pois a Unidade é de todos, cada tijolo colocado nessa obra, cada detalhe feito foi pensando no bem estar dos moradores”.
Ana Rosa coordenadora da unidade agradeceu pelo compromisso e  sensibilidade do gestor em ter realizado um dos grandes sonhos dos moradores. “Nós já buscamos realizar um trabalho diferenciado, mais humanizado e essa obra vem contribuir de forma significativa para a otimização e mais conforto das pessoas que necessitam ser atendidas por nós”.
Na ocasião, o prefeito Ismael Ferreira foi homenageado por uma das crianças moradoras do bairro em agradecimento à obra entregue aos moradores. Após o ato, o público presente pôde conhecer as dependências da Unidade. Além da equipe que compõe a Secretaria de Saúde, também estiveram presentes no ato de entrega, os moradores que serão beneficiados com os serviços da Unidade, vereadores Gabriel Mota e Leninha, representantes do CONSISAL, servidores públicos das demais secretarias do governo, representantes das entidades da sociedade civil organizada e demais lideranças políticas e religiosas do município. Na tarde de sexta, 1º de julho também será inaugurada outra Unidade Básica de Saúde no bairro Cidade Nova.

UBS da Cidade Nova/Liberdade é inaugurada e novidades são noticiadas durante a solenidade




Moradores dos bairros Liberdade, Cidade Nova, José Moreira e adjacências são os novos contemplados com Unidade Básica de Saúde (UBS). Na tarde desta sexta-feira (01), o prefeito Ismael Ferreira, acompanhado de sua equipe de governo e do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, deputado estadual Alex da Piatã, assessora do deputado Rosemberg Pinto, Aldinha, e vereadores da base do governo municipal – Leninha, Sissi e Zé de Zeli realizou a inauguração do prédio, que recebeu investimento de quase meio milhão de reais do Governo Federal, e celebrou junto à comunidade a conquista tão sonhada pelos beneficiários. Mas essa não foi a única novidade boa celebrada durante o ato solene.
O prefeito Ismael Ferreira, durante seu pronunciamento expressou sua satisfação em comemorar junto com os moradores e as autoridades presentes a concretização de um projeto que beneficiará imensamente à população. O executivo municipal aproveitou o clima de comemorações para dar mais uma boa notícia. “Vamos receber aqui, a partir de amanhã, o ônibus odonto médico do estado que vem pra cá, é uma carreta inteira, com mais de 10 profissionais que vão ficar aqui uma semana atendendo já na próxima segunda até a sexta-feira seguinte. A estrutura começa a ser montada já amanhã e fica pronta no domingo, para acolher uma média de 100 pessoas por dia. O nosso lema é trabalhar, e é isso que estamos fazendo, para que nossa população tenha uma Valente cada vez melhor para se viver”.
Outras boas novas foram noticiadas durante a solenidade pelo secretário de estado, Jerônimo Rodrigues. Três grandes projetos reivindicados pelo prefeito Ismael Ferreira desde o início de sua gestão tiveram garantia que serão realizados via governo do estado da Bahia. “Em nome dos meus colegas, aos quais competem cada área dessas que vou citar, venho dizer, Ismael, que a reforma do estádio municipal, a pavimentação autorizada por nosso governador Rui Costa para as Casas Populares e a extensão de rede de água para a comunidade de Itarerú serão realizadas pelo governo do estado, já que por questões de falhas da Câmara Municipal de Vereadores o município está impedido de fazer convênio, mas não deixará de receber essas importantes obras”.
Secretário de Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, e prefeitão Ismael

Simultâneo ao ato de inauguração da UBS foi celebrada também a pavimentação de 07 ruas no bairro Liberdade e foram oficialmente entregues aos munícipes duas novas máquinas – um trator agrícola e uma pá carregadeira.


Governo Valente inaugura reforma e ampliação do Centro Municipal de Saúde


Dr Gelson acompanhou o prefeitão Ismael na inauguração da reforma e ampliação do Novo Centro de Saúde

Mais uma obra da saúde pública municipal foi concluída e oficialmente inaugurada e entregue aos valentenses, no final da tarde de quinta-feira (30). O Centro Municipal de Saúde – Drª Maria Olívia da Rocha Passos Almeida, reformado e ampliado pelo Governo Valente, em parceria com o Governo Federal, recebeu investimentos de mais de R$ 240 mil reais e agora conta com 05 novas salas de atendimento para procedimentos de saúde, além de espaço físico de suas dependências otimizado e equipamentos novos para oferecer os serviços com mais conforto e qualidade à população. Ao lado de lideranças do governo e comunitárias, o prefeito Ismael Ferreira celebrou a realização junto à comunidade.
O médico pediatra Ênio Rios, que atende no Centro de Saúde, salientou em sua fala que os valentenses são privilegiados por vivenciaram o conceito de Universalidade da Saúde. “O que a gente comemora hoje é muito mais do que paredes pintadas e reformadas, é uma equipe de saúde preparada, motivada e pronta para receber a todos com um sorriso no rosto e atender bem. Hoje, em Valente, a gente vê um governo municipal preocupado não só em atender, mas atender a demanda com qualidade e de forma decente. Nossa saúde é uma das melhores. Temos aparelho de Raio X que agora funciona, sala de parto natural e atendimentos especializados, tudo isso através do empenho e trabalho da prefeitura que tem à frente o prefeito Ismael Ferreira e uma equipe de assistência à saúde comprometida com a população”.
Já o Dr. Gelson que é um médico muito querido na cidade, se disse muito feliz com tudo que tem presenciado, principalmente na área da saúde. “Eu não poderia deixar de externar nesse momento o meu contentamento em ver que Valente dá um passo mais à frente em seu desenvolvimento. Saúde e educação são ações básicas, e o prefeito Ismael tem demonstrado seu interesse em fazer aquilo que é possível dentro das dificuldades que nosso país atravessa. Essa é uma obra muito importante para o nosso município. Não só hoje, unidades de saúde estão sendo construídas para melhor atendimento à população e é este preceito que deve seguir o administrador, todos devem se pautar nessas ações prioritárias que atendem as classes menos favorecidas”.
O Centro de Saúde dispõe de atendimentos médicos, odontologia, fisioterapia e de enfermagem, gratuitos para a população. Além da realização de pré-natal, planejamento familiar, exames laboratoriais, puericultura, farmácia básica, vacina humana e canina, preventivo, entre outros.

Governo Valente faz entrega reforma e cobertura de quadra da Cecília Meireles

                                                   
 
A comunidade valentense vivenciou na tarde de hoje, 1º de julho de 2016 mais um dia histórico. Muitas obras foram entregues pelo Governo Valente durante essa semana, e entre elas está a cobertura e reforma da quadra do Centro Educacional Municipal Cecília Meireles. A tão sonhada cobertura da quadra de esportes que foi executada pelo município com recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal no valor de R$ 184 mil reais foi oficialmente entregue, em ato solene, à comunidade escolar na tarde desta sexta feira.
Além do Secretário de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues, do prefeito Ismael, dos vereadores e lideranças políticas, professores, alunos, desportistas e moradores do bairro também estiveram presentes no ato. Na oportunidade os alunos da Escola Cecília Meireles, juntamente com a diretora Suzana e a secretária de Educação Carlília de Cássia, prestaram uma homenagem ao prefeito Ismael Ferreira, recitando um cordel em agradecimento pela obra concluída e entregue à escola. A quadra poliesportiva, que foi reformada e pintada com recursos próprios do Governo Municipal, recebeu o nome de “Maurício Brito”, em homenagem a um ex-aluno da escola que era apaixonado por esporte, in memórian.

Mais informações e fotos no

 site oficial do Governo Valente:

E na página oficial no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-Ba