domingo, 10 de julho de 2016

MORRE REINALDO RAMOS RIOS, O 'PAI DOS POBRES'. SEPULTAMENTO SERÁ EM VALENTE.

Faleceu em Salvador, na manhã deste domingo, Reinaldo Ramos Rios, prefeito por quatro mandatos em Valente (1963-66; 1971-72; 1991-1992 e 1997-2000).

Reinaldo participou da gestão do prefeito Ismael Ferreira, tendo ocupado o cargo de Ouvidor do município

Tabelião de profissão (inclusive o nome fantasia do cartório público no município leva seu nome), Reinaldo participou diretamente da construção de Valente, e junto com seu cunhado, também falecido, Evandro Mota, ajudou a eleger todos os prefeitos desde a emancipação política do município, em 1958, até o fim do seu terceiro mandato como prefeito, em 1992. Nesse período foram eleitos prefeitos José Mota Araújo, Florisvaldo Carneiro, Pedro Mota, Gelson Carneiro e Dr Toninho. A última eleição disputada por Reinaldo foi no ano 2000, quando foi derrotado nas urnas pelo ex-prefeito Nenenzinho, mas no confronto direto, Reinaldo levou a melhor, tendo vencido em 1962 e 1988. Reinaldo e Nenenzinho são primos em primeiro grau, mas a rivalidade política entre os dois era bastante acirrada.

A última aparição em público do ex-prefeito Reinaldo Ramos foi justamente no São João de sua terrinha. Acompanhado dos irmãos Ademar, Neide e Marlene, Reinaldo participou dos festejos juninos em Valente.

O Prefeito Ismael Ferreira decretou luto oficial de cinco dias e suspendeu as aulas na rede pública de ensino e o atendimento em todas as repartições públicas, com exceção dos serviços essenciais e contínuos, como a saúde e a limpeza pública.

A principio, o corpo de Reinaldo seria sepultado em Salvador, mas a família decidiu atender apelos da comunidade valentense e está confirmado o sepultamento no cemitério Sagrada Família, em Valente. O corpo do ex-prefeito deve chegar ao município ainda hoje e será velado no salão principal da Prefeitura Municipal. O sepultamento está marcado para as 15:00 horas desta segunda-feira, 11 de julho.


Ex-prefeito Reinaldo Ramos e o atual prefeito Ismael Ferreira

Muitas homenagens estão sendo feitas nas redes sociais, reflexo do quão querido era Reinaldo, considerado por muitos como o 'pai dos pobres' em Valente. O prefeito Ismael Ferreira se disse bastante triste com a perda que Reinaldo representa para Valente, "Reinaldo deixou sua marca no município, principalmente pelo carinho e respeito com que tratava os valentenses, em especial os que mais precisam. Um ser humano humilde e generoso. Que Deus possa confortar seus familiares e amigos. Parabéns amigo Reinaldo por tudo que fez por Valente, obrigado pela contribuição enquanto gestor, e um obrigado especial pela amizade que construímos, Valente jamais o esquecerá, vá em paz, com a certeza de ter cumprido sua missão aqui na Terra."


NOTA DA REDAÇÃO

Reinaldo Ramos Rios, o rei.

Carinhosamente chamado de Rei, abreviação do seu primeiro nome, o ex-prefeito Reinaldo Ramos era carismático e generoso, não deixava ninguém que o procurasse desamparado, e talvez por essa razão tenha recebido um outro carinhoso apelido: O pai dos pobres. Prefeito em épocas de extrema pobreza e dificuldades, se fazia necessário promover o assistencialismo junto aos menos favorecidos, era preciso 'matar a fome' do povo, afirmava Reinaldo. O bordão utilizado pela seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 1998, "Todo mundo tenta mais só o Brasil pode ser penta!", foi utilizado na tentativa de reeleição para o quinto mandato, na eleição de 2000, mas, assim como o Brasil na copa da França, o Rei também não logrou êxito. Mas obtivera sucesso em outras frentes, conhecia os valentenses e suas origens familiares como ninguém, em relação aos mais novos dizia "Essa garotada eu não conheço, mas se me disser de quem é filho, garanto conhecer dos pais aos tataravós", brincava. Valente sente a perda de uma personalidade cuja história pessoal se confunde com a história do município, um mito da política, o maior político de todos os tempos. Vai com Deus, guerreiro Reinaldo. Valente agradece a sua contribuição, pois ninguém viveu por Valente e para Valente como você.


REINALDO RAMOS RIOS