domingo, 10 de janeiro de 2016

GOVERNO VALENTE INTENSIFICA LUTA CONTRA MOSQUITO CAUSADOR DA DENGUE, ZIKA E CHINKUGUNYA, MAS ALERTA: ESSA É UMA LUTA DE TODOS!


Secretaria de saúde alerta população para os cuidados
 contra o Aedes Aegypti

Atenção população valentense! A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica chamam a sua atenção para redobrar os cuidados com seus quintais e evitar criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika e chinkugunya. Com a chegada das chuvas os riscos aumentam significativamente. O aedes aegypti, agora também é responsável pelo aumento do número de casos de microcefalia, comprovado pelo Ministério da Saúde. 

O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também.

- Não deixe água parada em pneus fora de uso.

- Não deixe água acumulada sobre a laje e calhas de sua residência;

- Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixe estas vasilhas sempre secas ou cubra-as com areia;

- Caixas de água ou qualquer outro tipo de reservatório de água devem ser limpos constantemente e mantidos sempre fechadas e bem vedadas.

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

-  As piscinas devem ter tratamento de água com cloro.  

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes, como latas, vasilhas, copos... devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

- Não descarte lixo em terrenos baldios e mantenha a lata de lixo sempre bem fechada;

- Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.



Secretaria de saúde alerta população para os cuidados contra o Aedes Aegypti 


A Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para combater o mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zyka. Muitas tem sido as ações em prol da sensibilização e orientação da população sobre como prevenir e combater os focos das doenças, a exemplo dos mutirões de limpeza, a reativação do comitê de combate a Dengue, distribuição de capas para reservatórios, panfletagem e as visitas in loco. Na primeira semana de janeiro de 2016, atendendo a um chamado da população, os agentes municipais de combate a endemias realizaram visitas há alguns quintais no centro da cidade que estavam propícios a se tornarem criadouros do mosquito.

Após a verificação, os agentes fizeram a aplicação de larvicida e colocaram telas nos reservatórios que estavam descobertos. Para a coordenadora municipal de Combate a Endemias, Andréa Simões a ajuda da população é de suma importância no combate ao mosquito . “É importante que todos entendam que a secretaria de saúde está fazendo a sua parte, não basta apenas nós realizarmos o mutirão de limpeza, se os moradores não participarem, limpando suas casas e seus quintais. Ela alerta ainda para o período de chuvas que chegou na região, que é mais um momento em que a comunidade precisa tomar ainda mais cuidado,  recolhendo todo recipiente que possa acumular água e evitar novos criadouros do mosquito em casa.