A primeira pesquisa Ibope/TV Bahia do segundo turno sobre as intenções de voto para prefeito de Salvador, divulgada nesta sexta-feira (19) em primeira mão pelo Bahia Notícias, aponta uma vantagem de oito pontos do candidato ACM Neto (DEM) sobre Nelson Pelegrino (PT). De acordo com o levantamento, o democrata lidera a corrida eleitoral com 47%, seguido pelo petista, que obteve 39%. A margem de erro da amostragem é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00544/2012.
Fonte: Bahia Notícias.
Na melhor das hipóteses para Pelegrino (PT), observando a margem de erro para cima em prol do petista e para baixo em relação a ACM Neto (DEM), o candidato carlista ainda aparece na frente: 2%, o que seria uma frente real (com base nos números da pesquisa), uma vez de já manipulada a margem de erro.
Uma segunda pesquisa, no entanto, mostra empate técnico entre os candidatos.
Uma segunda pesquisa, no entanto, mostra empate técnico entre os candidatos.
Ao contrário da vantagem de oito pontos dada pela pesquisa Ibope/TV Bahia, o levantamento do instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), também divulgado nesta sexta-feira (19), aponta empate técnico entre os candidatos ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) na disputa para prefeito de Salvador. De acordo com o estudo, o democrata obteve 41,2% contra 40,4% do petista.
Nulos e brancos somam 7,6%. 10,8% ainda seguem indecisos. A margem de erro da amostragem é de 2,7 pontos para mais ou para menos. A pesquisa Babesp ouviu 1,4 mil eleitores entre os dias 17 e 18 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00545/2012.
Ainda pelo Babesp, quando manipulada a margem de erro em prol do petista e em desfavor do carlista, Pelegrino poderia pontuar 43,1% contra 38,5% de Neto, uma vantagem de 4,6% a favor do candidato do PT.
ACM Neto (esquerda) e Pelegrino (direita)