A primeira pesquisa eleitoral para prefeito registrada no município de Valente (BA), aponta a vitória do candidato Ismael Ferreira (PT) com uma vantagem de 20,1% sobre o segundo colocado.
Os números foram divulgados na última quinta-feira (20), pela empresa responsável pela pesquisa, a E-QUALIP. Foram ouvidos 651 eleitores de Valente, das zonas rural e urbana entre os dias 17 e 18 de setembro.
Segundo a E-QUALIP, se as eleições fossem hoje, Ismael venceria com 55,9% das intenções de voto contra 35,8% do segundo colocado, Zenóbio Cedraz (PP).
João Melquiades (PHS) aparece com 0,3% das intenções de voto.
A pesquisa mostra também que apenas 5,4% dos eleitores estão indecisos, número insuficiente para reverter o quadro. As intenções de voto em brancos ou nulo é de 2,6%.
Os eleitores também foram perguntados em quem eles não votariam de jeito nenhum.
Quase a metade do eleitorado valentense (48,2%) não votariam em Zenóbio por nada nesse mundo, enquanto apenas 30,7% não votariam em Ismael por alguma razão.
A explicação para a larga vantagem de Ismael sobre Zenóbio é muito simples: A candidatura de Zenóbio não decolou, não caiu nas graças do povo de Valente.
A pesquisa está registrada no TRE - Tribunal Regional Eleitoral com o número BA 000167/2012.