terça-feira, 29 de março de 2016

PREFEITO ISMAEL REÚNE EQUIPE DE GOVERNO E SIMPATIZANTES EM GRANDE REUNIÃO NA CASA BRASIL


Em clima de descontração a equipe do Governo Valente, entre secretários, diretores, vereadores e demais funcionários estiveram reunidos na noite de segunda, 28, na Casa da Cultura em Valente com vistas a avaliar e planejar os próximos passos para que os trabalhos continuem gerando bons frutos. 

Na ocasião a professora Ely Carneiro comentou da sua satisfação em morar em Valente e de perceber o quanto a atual gestão tem se empenhado em transformar a vida dos valentenses. Já o doutor Danilo Madureira se posicionou quanto aos investimentos realizados na área da saúde. O prefeito Ismael Ferreira fez uma fala motivadora para que todos continuem juntos em prol do projeto de crescimento e desenvolvimento do município e aproveitou a oportunidade para falar dos importantes projetos de infraestrutura que foram aprovados e que terão início ainda este ano, a exemplo da Praça do Cabochard, da construção do Portal da cidade e Projeto da FUNASA, o maior projeto da história de Valente, o primeiro passo para a tão sonhada despoluição do açude municipal.

Na última segunda-feira (28), Ismael inaugurou a sede da Diretoria de Agricultura Familiar, um projeto inédito e que revolucionará e transformará a vida dos que vivem na zona rural de Valente. 

O reconhecimento do quanto que já foi feito e do esforço para continuar fazendo mais e mais, vem sido demonstrado nas pesquisas recentes de intenção de voto, onde Ismael é o preferido de mais de 70% dos entrevistados na zona rural e mais de 60% dos entrevistados na zona urbana.

Ao final do encontro, o prefeito Ismael fez agradecimentos e, como de costume, fez uma grande selfie com os presentes.

"Aos colaboradores da prefeitura, secretários, diretores, coordenadores, médicos, enfermeiras, professores, fisioterapeutas, dentistas, advogados, zeladores, porteiros, motoristas, secretários escolares, assistentes sociais, técnicos, psicólogos, maquinistas, garis, pedreiros, auxiliares administrativos e profissionais de todas as áreas que tem nos ajudado a construir um Valente melhor, agradeço a presença de cada um e cada uma de vocês, pois juntos somos mais fortes, e é juntos que estamos fazendo uma Valente cada vez melhor. O trabalho não para, e devemos continuar com essa dedicação e respeito ao cidadão e à família valentense, pois é para Valente que trabalhamos. Foi um encontro alegre, repleto de emoção, gratidão e reconhecimento. Obrigado a Pró Ely e Dr. Danilo pelas palavras, obrigado aos vereadores presentes Leninha, Sissi e Ze de Zeli pelo apoio de sempre, aos vereadores Gabriel e Rege, que não puderem estar presentes, enfim, obrigado pela presença de cada um e cada uma da nossa equipe. Foi um dia de trabalho intenso e uma noite gratificante. Abraços."





PrefeitÃO Rei do Selfie

Casa da Cultura ficou lotada

Ismael lidera com folga todos os cenários possíveis

segunda-feira, 28 de março de 2016

PREFEITO ISMAEL LANÇA PROJETO "VALENTE CONTRA A SECA", O MAIOR PROJETO DE CONVIVÊNCIA COM A ESTIAGEM DA HISTÓRIA DE VALENTE


500 FAMÍLIAS DE AGRICULTORES, DE 70 COMUNIDADES, SERÃO BENEFICIADAS COM O PROJETO QUE O PREFEITO ISMAEL CONSEGUIU APROVAR NA JUSTIÇA, DEPOIS QUE ALGUNS DOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO, A EXEMPLO DE LUIZINHO E LOMANTO, VOTARAM CONTRA O PROJETO NA CÂMARA.

40 CISTERNAS COM CAPACIDADE DE 50.000 LITROS CADA
KITS DE IRRIGAÇÃO
KITS DE PRODUÇÃO
KITS DE MATRIZES

ESSES SÃO ALGUNS DOS BENEFÍCIOS QUE AS FAMÍLIAS DO CAMPO RECEBERÃO, QUE SE SOMARÃO AOS GALINHEIROS, BARREIROS, AS MAIS DE 1.000 CISTERNAS INDIVIDUAIS JÁ CONSTRUÍDAS E AS AGUADAS CONSTRUÍDAS, AMPLIADAS E RECUPERADAS EM TODO O MUNICÍPIO.

NUNCA ANTES UM PREFEITO OLHOU COM TANTA ATENÇÃO PARA AS FAMÍLIAS DO CAMPO EM VALENTE.

O município de Valente viveu na manhã de hoje (28),  um momento histórico para a Agricultura Familiar local. Em ato solene, o prefeito Ismael Ferreira fez o lançamento oficial do Projeto - Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano, aprovado junto à União Europeia em parceria com as organizações APAEB e OIKOS, que injetará na economia do município cerca 1,3 milhões de reais, inaugurou o espaço de funcionamento da Diretoria de Agricultura Familiar na Rua Landulfo Alves, e fez entrega de um carro Palio 0Km – ano 2016, uma moto 150 CC, e uma patrulha mecanizada totalmente equipada com dois kits de reboque, grade, arado, tanque pipa e roçadeira, no valor de 155 mil reais.

Durante o evento, o prefeito Ismael Ferreira salientou que pela primeira vez na história de Valente o setor da Agricultura Familiar é totalmente estruturado para dar suporte à produção do campo, promovendo geração de emprego e renda e, consequentemente, a melhoria da economia do município e da qualidade de vida da população.

Através do projeto, 500 agricultores de 70 comunidades serão beneficiados com assistência técnica rural (agropecuários/zootecnistas e educador social), construção de 40 cisternas de produção que têm capacidade de 50 mil litros de água, cada, e kits produtivos como: kit de irrigação por gotejamento, kit de aves de postura, kit de aves de corte, kit produção de ração e kit de reprodutores caprinos e ovinos. Na Bahia, o projeto de Valente foi o único que conseguiu aprovação em 2014.

Palavras do Prefeito Ismael:

"Hoje vivemos uma manhã especial e aguardada por todos nós que há mais de 30 anos lutamos pela agricultura familiar e Convivência com o Semiárido no nosso município. Sempre buscamos e realizamos projetos enquanto representantes de entidades sociais, como APAEB, Fundação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e tantas outras. O nosso sonho sempre foi ver o poder público envolvido nesse processo. Há três anos como gestor, temos feito muito pela Agricultura familiar, com projetos importantes como ampliação do Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos via município, PNAE comprando mais de 50% da merenda escolar de pequenos agricultores, Primeira e Segunda Água em parceria com o Consisal, limpeza de aguadas, espaço de vendas no centro de abastecimento... e hoje Lançamos o Projeto - Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano, Vamos trabalhar, pois muito já foi feito, mas ainda há muito mais a fazer! Abraços."





A sede da Diretoria de Agricultura familiar de Valente será no prédio onde funcionou, por último, a extinta EBDA, na Rua Landulfo Alves.





Mais informações e fotos no site oficial do Governo Valente:
www.valente.ba.gov.br

E na página oficial no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-Ba





quarta-feira, 23 de março de 2016

DOCUMENTOS APREENDIDOS EM SEDE DE EMPREITEIRA EM SALVADOR APONTAM QUE CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS TEVE INÍCIO NA DÉCADA DE 1980



Os documentos datam de 1988 pra cá, portanto, atinge os governos anteriores aos de Dilma e Lula, principalmente o de Fernando Henrique Cardoso - FHC, do PSDB. Na Bahia, da data dos documentos apreendidos até aqui, passaram pela prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado, Antonio Carlos Magalhães (ACM), Paulo Souto, César Borges, Antonio Imbassahy (PSDB), João Henrique (PMDB) e o atual prefeito ACM Neto, dentre outros.

As planilhas do departamento financeiro da Odebrecht em Salvador, datados de 1988, aos quais a CPI da Petrobras e à força-tarefa da Operação Lava Jato tiveram acesso, indicam que a contabilidade de propina realizada pela empreiteira nos últimos anos segue os mesmos padrões desde à década de 1980.

Segundo informações do jornal O Globo, agentes públicos e políticos eram mencionados nas planilhas de 30 anos atrás como “parceiros”, também usando codinomes. 

Além de planilhas com valores ligados a obras públicas e codinomes de políticos, há recibos de transações bancárias e remessas de recursos ao exterior. 

“Muitos desses manuscritos entregues à CPI eram bilhetes que eu recebi do meu gerente para operacionalizar os pagamentos. Eu embalei muito dinheiro em caixas”, relatou Conceição Andrade, funcionária da empreiteira Odebrecht, em entrevista a O Globo. A atuação de Conceição era semelhante a de Maria Lúcia Tavares, secretária que gerenciava os lançamentos de propina da empreiteira, presa no mês passado durante a 23ª fase da Lava Jato. Os documentos foram encaminhados à CPI da Petrobrás. 

Sem nunca terem se conhecido, Conceição é uma antecessora de Maria Lúcia Tavares, a secretária que controlava os lançamentos de propina da empreiteira, foi presa e delatou o funcionamento dessa estrutura à Lava-Jato. 

Apesar da apreensão das planilhas, hoje já não valem mais como prova de corrupção, pois os crimes já teriam prescrevido, mas servem, ao menos, para indicar que o pagamento de propina em troca de contratos com políticos já seria prática há 30 anos.



O "modus-operandi" de hoje é o mesmo de três décadas atrás, mudou nada." - afirma investigador. 



Paulo Souto e  Imbassahy, os beneficiários do passado, ao lado de ACM Neto e Aécio Neves, os beneficiários de hoje.




FONTES:

O GLOBO
BAHIA NOTÍCIAS

quinta-feira, 17 de março de 2016

ACM NETO APARECE EM LISTAS DE EMPREITEIRAS, APREENDIDAS PELA POLÍCIA FEDERAL






Documentos obtidos pela Polícia Federal na sede da empreiteira Camargo Correa, em São Paulo, no último dia 14 de novembro, trazem nomes de políticos relacionados a valores em dólares, de acordo com reportagem do Estado de S. Paulo. 

A planilha faz menção ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), com duas marcações, de US$ 100 mil e, em caneta, US$ 300 mil, juntos, em Real, os repasses somam cerca de 1,6 milhão. No caso de ACM Neto, apesar da planilha trazer o título “Doações campanha de 2012”, na prestação de contas do prefeito não constam doações diretas da Camargo Correa. 

ACM Neto foi ainda contemplado com doações feita por outra empreiteira, a UTC Engenharia.
A lista de políticos que receberam doações da UTC Engenharia nas eleições na Bahia é grande e o volume de dinheiro investido pela empreiteira baiana chega a R$ 10 milhões. 
O presidente da UTC, Ricardo Pessoa, está preso em regime domiciliar, e é apontado como chefe do cartel formado por construtoras que combinavam entre si preços de licitações.
Apesar de todos os políticos beneficiados com doações de empresas suspeitas afirmarem que os repasses foram registrados na Justiça Eleitoral, em sua delação premiada, já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o empreiteiro deu nova dimensão às investigações ao misturar em seus depoimentos doações legais de campanha.
Pessoa afirmou que boa parte dos recursos, mesmo os declarados na Justiça Eleitoral e repassados a políticos, foi compensada por desvios de contratos .
No caso da Bahia, desde as eleições de 2010 a UTC tem investido em candidatos a cargos eletivos e em partidos políticos. Na apuração feita 
Na disputa por uma vaga na Câmara Federal, a UTC contribuiu para as campanhas de cinco candidatos, entre eles o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e Jutahy Magalhães (PSDB).
Além deles, o atual chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, Luiz Carreira, também recebeu recursos da UTC. 
Conforme dados do TSE, a construtora baiana só doou para um candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL), e o contemplado foi o deputado estadual e filho do ex-governador Paulo Souto, o deputado Fábio Souto (DEM).
Das candidaturas a deputado, Ricardo Pessoa ajudou com recursos financeiros alguns postulantes.
Os deputados Arthur Maia (SD) e Adolfo Viana (PSDB) também fazem parte da lista de políticos baianos beneficiados pelo esquema.
Fonte: Bahia Notícias


PROJETOS DE ESTUDANTES VALENTENSES SÃO DESTAQUES NA FEBRACE


Valente: projetos de estudantes valentenses são destaques na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia.

febrace
Glécia (centro)
A estudante Glécia da Silva, 16 anos, do Colégio Estadual César Borges, no município de Valente, revela o seu entusiasmo pela oportunidade de estar participando da 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento nacional, que acontece até quinta-feira (17), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na capital paulista, conta com a participação de 11 projetos de estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. 
“Ter meu projeto selecionado para uma feira nacional é um privilégio, é a prova do reconhecimento do nosso potencial”, enaltece Glécia, que junto ao colega Ivan Pedro dos Santos, expôs o trabalho intitulado ‘Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais’, que já havia conquistado o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e Engenharia, na Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado. 
Baseado na sustentabilidade e engenharia, o projeto reutiliza pneus, madeiras e controles de videogames para criar o Motor Dance, que vem a ser um tapete de dança utilizado para crianças com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Valente. 
“Estamos muito felizes representando a rede estadual de ensino com uma experiência que visa ajudar pessoas com deficiência a desenvolverem o raciocínio e o seu aparelho motor”, comemora a estudante. 
Outro projeto apresentado por estudantes valentenses durante o evento foi o intitulado ‘Evolution: proposta de nova descendência das aves’, exposto por alunos do Colégio Estadual Wilson Lins. A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia do país e tem o objetivo de estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico.

quarta-feira, 9 de março de 2016

FOLHA DE SÃO PAULO TRAZ DELAÇÃO DE SENADOR CONTRA AÉCIO NEVES: "O MAIS CHATO COBRADOR DE PROPINAS DA EMPREITEIRA UTC"





Delcídio do Amaral cita Aécio Neves em delação premiada

Documento que traz a delação de Delcídio do Amaral tem citações a Aécio Neves. 

Há poucos dias, o senador mineiro expressava “repúdio e indignação” e afirmava que chegamos ao “fundo do poço” diante da matéria da IstoÉ que mencionava Lula e Dilma no mesmo documento. E agora, o que o tucano tem a dizer?

Depois de ser citado por vários delatores da Lava Jato, como o doleiro Alberto Yousseff e o transportador de valores Carlos Alexandre Rocha, o Ceará, como responsável por um esquema de propinas em Furnas e também como o ‘mais chato’ cobrador de recursos da UTC, Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em mais uma suposta delação: a do senador Delcídio Amaral (PT-MS).
As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira. Questionado sobre as supostas declarações de Delcídio, disse que não iria comentar pela falta de “informação concreta”.
Há poucos dias, o senador mineiro expressava “repúdio e indignação” e afirmava que chegamos ao “fundo do poço” diante da matéria da IstoÉ que mencionava Lula e Dilma no mesmo documento.
Em seguida, Aécio Neves comemorou a ação da Operação Lava Jato na casa de Lula, quando o ex-presidente foi levado em condução coercitiva para prestar depoimento em Congonhas.
Aécio Neves delação Delcídio Amaral
O senador Aécio Neves (AE)
Em texto publicado no DCM, o jornalista Paulo Nogueira questiona o que Aécio tem a dizer após aparecer na suposta delação de Delcídio e sugere que o senador mineiro não tem cacife para se comportar como um paladino da ética.
“Como será a reação deste [Aécio] que é um dos campeões em citações de delatores, um dos quais disse que ele é o mais chato cobrador de propinas? Tudo isso não o impede de falar em corrupção como se fosse Mujica ou o Papa Francisco”, escreve Nogueira.
“Aécio não hesita em atirar pedras quando a imprensa amiga, por meio de vazamentos da Lava Jato, menciona Lula, Dilma e o PT. Saca a pistola como se fosse Billy the Kid. Mas e quando, como agora, é seu nome que circula na lama? Aí então deve-se ter “extremo cuidado” com acusações que sequer foram averiguadas”, afirma.
“É uma das aberrações nacionais que Aécio encontre espaço em jornais e revistas de magnatas amigos para falar em corrupção depois de fazer uma pista de aeroporto particular com dinheiro público, se recusar a enfrentar um teste de bafômetro numa noite bêbada, investir recursos do contribuinte em suas rádios e transformar Furnas num cofre para sua conta bancária”, conclui.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

CONFIRA ALGUMAS DAS AÇÕES DO GOVERNO VALENTE DESDE A ÚLTIMA SEMANA


Serviço de Convivência dá inicio às atividades de 2016

Serviço de Convivência dá inicio às atividades de 2016 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania de Valente, através da coordenadora do CRAS, Gresse Adriana Santos e equipe, realizou na tarde de quinta-feira (03), a abertura das atividades de 2016 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos. O evento que aconteceu na sede da Associação dos Aposentados, no bairro Bom Jardim, reuniu grupos da terceira idade que fazem parte do programa e contou com uma lúdica programação que envolveu dinâmica interativa “tiro o chapéu”, palestra sobre o envelhecimento saudável, ministrada pela enfermeira Edinúzia Araújo, e som ao vivo com o músico Nelton Ramos e participação de senhoras, que também soltaram a voz.   

No município de Valente, aproximadamente 200 idosos da sede e zona rural, estão inseridos no SCFV, um programa do Governo federal, executado em parceria com a prefeitura que realiza atendimentos em grupo, desenvolvendo atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários, objetivando fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Alunas do curso Cuidador de Idosos, que é oferecido no município de Valente através do CEEP - Centro de educação, estudos e pesquisas, também participaram do evento.





Valente comemora Dia Internacional da Mulher com muitas homenagens e sorteios de brindes


Mulheres da sede e das comunidades rurais de Valente estiveram no sábado, 05 de março, participando na Casa da Cultura, das comemorações do Dia Internacional da Mulher promovido pelo SINTRAF Valente em parceria com a Prefeitura Municipal, Fundação APAEB, Sicoob Coopere e APAEB. Esse ano o tema debatido foi Empoderamento da Mulher – Garantia para Igualdade de Gênero, o qual foi explanado pela professora Alvaíza Cerqueira, Educadora da Escola Nordeste.

Na oportunidade houve uma homenagem as mulheres consideradas mártires na história de lutas pela garantia dos seus direitos no Brasil e no mundo a exemplo da Irmã Dorothy Satng e da senhora Zilda Arns (Pastoral da Criança) e também as atuantes no município de Valente e Região Sisaleira, como as secretárias do município, presidentes de associações, vereadora, mulheres de grupos de produção, artesãs, professoras, representantes de instituições financeiras dentre outras.

Ao final, o prefeito Ismael Ferreira deixou sua mensagem de congratulação a todas as mulheres e reafirmou o compromisso de sua gestão para com as mesmas. Houve ainda sorteio de diversos brindes para os participantes. O evento contou também com a participação das secretárias do Governo Valente, Carlília de Cássia e Érika Simões, da vereadora Leninha, do secretário Rodrigo Carneiro, do chefe de Gabinete Murilo Corrêa e demais representantes do Governo e demais pessoas da comunidade.





UPT de Valente prepara alunos para o vestibular da UNEB 2016 

UPT de Valente prepara alunos para o vestibular da UNEB 2016 

O cursinho pré-vestibular Universidade Para Todos (UPT), do governo do estado em parceria com a prefeitura municipal, ofereceu gratuitamente nos últimos 08 meses, aulas preparatórias para alunos que pretendiam prestar vestibular. O curso é coordenado em Valente pela professora Rosineide Rios. As aulas que aconteceram no espaço do colégio estadual Wilson Lins foram encerradas na noite de quarta-feira (03).

Nos próximos dias 06 e 07 de março acontece o vestibular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Para um dos alunos do cursinho, Weslei, morador do bairro Antônio Lopes, participar de um pré-vestibular gratuito foi uma oportunidade que lhe trouxe muito conhecimento. “Aqui eu pude complementar conteúdos do ensino meio, cresci muito em relação ao conhecimento, mas, se ainda assim não conseguir aprovação agora, tentarei novamente, desejo ser um profissional da fisioterapia e não vou desistir. Recomendo a quem tiver interesse em aprimorar o conhecimento para prestar vestibular, que aproveite o UPT, pois é uma oportunidade ótima”.

Em 2013, através do cursinho, Valente aprovou em vestibulares da UNEB e UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), 50% dos alunos que permaneceram assíduos até o final do curso.

O Projeto Universidade para Todos é uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à educação superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual. Os alunos que participam do curso têm direito garantido a isenção da taxa de inscrição no vestibular da UNEB.





PACs realiza mobilização em bairros de Valente no combate ao Aedes Aegypty


A equipe do PACs – Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Valente coordenado pela enfermeira Irla Lopes, realizou na manhã desta quarta, 02 de março, uma caminhada de mobilização e conscientização nos bairros Hermírio Simões, José Moreira e Cidade Nova contra o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Os agentes de saúde juntamente com os agentes de endemias e adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania do Adolescente,  distribuíram panfletos e verificaram alguns quintais e reservatórios.

Essa ação é mais uma de muitas que o Governo Valente vem realizando na sede e comunidades rurais na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. A caminhada foi mais uma iniciativa da Saúde do município para conscientização da população sobre a necessidade de combater o mosquito transmissor dessas doenças.




Mais escolas do município recebem visita do prefeito e da secretária de educação




Mais escolas do município recebem visita do prefeito e da secretária de educação 

Dando continuidade a tradicional visita às escolas do município, o prefeito de Valente, Ismael Ferreira, juntamente com a secretária de educação, Carlília de Cássia e coordenadores pedagógicos foram na manhã desta quarta-feira (02), a mais 05 escolas da sede, onde foram recepcionados afetuosamente pelos alunos, professores e demais colaboradores de cada unidade.

Essa iniciativa que é uma prática do Governo Valente desde o primeiro ano de gestão (2013), ocorre todo início de ano, após o início das aulas e visa maior aproximação entre escola e poder público em prol da educação do município.

Hoje, as escolas visitadas foram: Cássia Nogueira, Luiz Eduardo Magalhães, Luiz Rogério, Criança Ativa e Abelha Encantada (anexa). Na próxima semana, as visitas continuarão na sede e, posteriormente, nas escolas da zona rural.





Professores Aprovados na Plataforma Freire – Pólo Valente, participam de aula inaugural




Os professores da Rede Municipal de Ensino de Valente, aprovados na Plataforma Freire, participaram na noite de segunda, 29 de fevereiro, da aula inaugural da nova turma de Nível Superior em Pedagogia/Pólo Valente. O Governo Valente, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer recepcionaram de forma calorosa os 30 professores que agora terão a oportunidade de fazer uma graduação gratuita e de qualidade, sem precisar sair da cidade.

O prefeito, além de dar boas vindas e desejar sucesso na nova caminhada da turma, pontuou que “Contribuir na formação do professor é garantir, e desenvolver a qualidade da educação de Valente e a qualidade de vida dos professores. É gratificante saber que daqui a 04 anos teremos novas professoras graduadas em nosso município. As aulas da PARFOR acontecem no espaço da Escola Luz e Saber APAE (antigo prédio da Escola José ramos) de segunda a sexta no turno da noite.

A Plataforma Freire foi reativada na gestão do Governo Valente que, sensibilizado com a causa, investiu e em parceria com o Governo do Estado, montou a estrutura necessária para a continuidade do curso. E esses esforços resultaram em 33 professores dos municípios de Valente, Retirolândia e São Domingos graduados em pedagogia, conquistando por fim o tão almejado  diploma da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.





TRADIÇÃO: Governo Valente prepara área do Caldeirão para encenação da Paixão de Cristo 2016

Governo Valente prepara área do Caldeirão para encenação da Paixão de Cristo 2016 

Como já é tradição, o Governo Valente está, pelo quarto ano consecutivo, preparando a área do Caldeirão Boi Valente para ser cenário, mais uma vez, da encenação da peça Paixão de Cristo do Território do Sisal, que está na sua 7ª edição e acontecerá este ano nos dias 23, 24 e 25 de março.

O local que deu origem ao nome da cidade e esteve durante anos esquecido, agora é sede deste espetáculo que já faz parte dos eventos culturais do município. O tradicional evento é uma realização do Instituto Agave em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente e Combacin, e conta com o apoio do comércio e instituições locais.





Pavimentação de ruas continua a todo vapor: bairro Hermírio Simões é o contemplado da vez




A Prefeitura de Valente, por meio da Secretaria de Infraestrutura , continua  executando obras de pavimentação em diversos bairros da cidade. Na segunda semana de fevereiro foi iniciada a pavimentação da Rua Campo Limpo no bairro Hermírio Simões. Um total de 1.680 metros quadrados de calçamento que irá proporcionar mais qualidade de vida à população, melhores condições de tráfego e valorização do bairro.



Mais informações e fotos no site oficial do Governo Valente:
www.valente.ba.gov.br
E na página oficial no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-Ba

AGRICULTORES DA REGIÃO DE JACOBINA GARANTEM TER A CURA PARA AS DOENÇAS CAUSADAS PELO AEDES AEGYPTI


Agricultores baianos garantem ter a cura para dengue, zika e chikungunya





Agricultores localizados no Assentamento Várzea do Curral, entre os municípios de Jacobina e Várzea Nova, afirmam ter a tão esperada cura para a tríplice epidemia - dengue, zika e chikungunya. Trata-se de uma erva nativa encontrada nos pastos e que leva o nome popular de Cravo de Anum, ou Cravo de Urubu.

Segundo os camponeses, a planta está sendo bastante procurada por pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti para utilizar em chás. Segundo os agricultores, muitas pessoas que utilizam o chá da erva têm sarado e indicado as diversas outras pessoas que estão infectadas. O cravo de anum ou cravo de urubu é o nome popular de uma planta da família das Borragíneas e tem como nome científico Heliotropium Indicum.

Não se deve confundir o cravo tradicional, usado como repelente natural contra a praga, com o cravo em questão, usado como chá, para aliviar os sintomas causados pelas doenças. Um é para prevenir, o outro para remediar.