terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CANTO DE CARROCERIA, XEQUE-MATE E GOLPE DE MESTRE


No último domingo, o xadrez do cenário político de Valente movimentou algumas peças no tabuleiro, quando Eduardo Cedraz, anunciou sua "volta" ao grupo capitaneado pelo coronel Ubaldino Amaral, que durante 7 anos e 7 meses instalou no município a República dos Amaral, até ter o mandato interrompido ao ser cassado pela justiça da província baiana.

O dia 21 de fevereiro ficou marcado como o "dia do perdão", em referência ao pedido público de desculpas feito por Eduardo ao seu feitor, após te tentado invadir a casa grande, residência oficial da República dos Amaral, na tentativa de agredir o coronel, tendo sido impedido pelos rebentos deste.

Eduardo foi eleito vice-prefeito na chapa com Ubaldino, em 2008, mas rompeu com a administração no ano seguinte, por razões que mais tarde fora revelada pelo ex-prefeito, "Eduardo queria 5 mil Reais "por fora" do salário", foram as palavras de Ubaldino, proferidas no último comício das eleições de 2012, afirmação que teria sido o pivô da tentativa de invasão, por parte do vice-prefeito, à casa de Ubaldino. As gravações em vídeo, tanto da afirmação de Ubaldino, quanto da tentativa de invasão, devem rodar o WhatsApp, dentre outras ferramentas, durante a campanha.

"Ele vai ficar só! Vai ficar rodado!", foi uma das profecias de Eduardo, contra Ubaldino, nos palanques de 2012, que ele próprio se encarrega, agora, de fazer com que não se cumpra. Pior: Está se desenhando o cumprimento desta profecia, justamente, contra o próprio Eduardo.


Xeque-Mate


Com a exigência da filiação de Eduardo, no PSDB, como pré-requisito para colocá-lo dentre os pré-candidatos da casa grande, rasga sua própria carta de alforria e volta a ficar sob o domínio do coronel, detentor, agora, do futuro político de Eduardo, excelente oportunidade para "dar o troco", pois são favas contadas a participação direta de Eduardo na cassação do cargo e suspensão dos direitos políticos de Ubaldino, que, se não tivesse sido cassado, já poderia ser candidato nessas eleições.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come:

Há quem diga que Eduardo não se filiará ao PSDB, mas a um outro partido ligado a Ubaldino, a exemplo do DEM, o que, na prática, não muda muita coisa.

Se existe, como se comenta, um plano de Ubaldino, em curso já há muitos anos, de liquidar "os Cedraz" da política em Valente, por conta das quase duas décadas de submissão e humilhação por qual teria passado o ex-prefeito, parece que esse plano vai, finalmente, ter um desfecho nas eleições desse ano. Xeque-Mate.


Golpe de Mestre


Com a eleição de Ismael, em 2012, Ubaldino se afastou um pouco das movimentações 'públicas' de política, parecia já saber o que se desenharia, considerando a reeleição de Eduardo à vice-prefeito, não duraria muito até Eduardo se afastar da administração, como fez com o próprio Ubaldino, portanto, ficaria a cargo daquele o papel de opositor, assim, como referência da oposição, é quem passaria os quase quatro anos gastando do bolso, bancando as bocas livres e os pirões. Ubaldino deu corda para que isso acontecesse, designou muitos dos seus correligionários para abraçar o "momento Eduardo", até a oportunidade de voltar e reassumir o timão da nau e a liderança sob sua tripulação, colocando, definitivamente, Eduardo na prancha.


Canto de Carroceria


Não é novidade, na oposição, que o locutor boca suja defende a indicação de Eduardo para ser o candidato, em detrimento aos demais nomes apresentados pela oposição, talvez por isso tenha levado um canto de carroceria no evento do último domingo, tendo sido substituído pelo locutor aposentado, Aste da Paratodos,  na condução dos trabalhos.

O golpe foi dado, o xeque-mate se desenha.

Eduardo, que não pode mais ser candidato a vice, e não há razão para disputar uma cadeira no legislativo, está buscando uma candidatura a prefeito, tendo, circunstancialmente, que ser pela oposição, considerando a legitimidade de Ismael em disputar a reeleição, mas, está fazendo o certo pelas vias erradas, a começar pelos discursos, tentando abrir portas de aço e enfrentando resistências no grupo liderado por Ubaldino, e, consequentemente, fechando as portas no grupo de Ismael, o que poderá resultar na profecia sendo cumprida contra o profeta, e acabar ficando rodado. Isto, não em decorrência de qualquer resistência por parte de Ismael, que deixou claro, em entrevista à rádio Cultura Fm, que as portas continuarão abertas para o vice-prefeito, que o projeto iniciado em 2012 pode continuar rendendo muitos bons frutos para Valente. Poderia, inclusive, ter o nome indicado como candidato do grupo nas eleições de 2020, tendo, ainda, o direito natural da indicação do nome para compor a chapa da situação, nas eleições deste ano.

Considerando a política como uma soma de artes, dentre estas, a do tempo, enxerga-se uma precipitação por parte de Eduardo, principalmente, ressalta-se, no que tange aos discursos, inflamados e direcionados. A janela aberta pelo TSE para a migração de partido vai até 2 de abril, até lá, portanto, muita água deve correr por debaixo das pontes. Aguardemos, então, os próximos acontecimentos.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

GOVERNO VALENTE REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2016



Com Casa Lotada, Secretaria de Educação promove grande abertura da Jornada Pedagógica 2016 




Avaliar e planejar as ações que serão desenvolvidas nas escolas municipais, neste ano letivo, visando melhorar ainda mais os índices educacionais e formar cidadãos para a vida. Com esses objetivos, gestores, supervisores, professores, porteiros, auxiliares de sala e demais integrantes da equipe escolar, participaram na noite de segunda, 15 de fevereiro da abertura da Jornada Pedagógica 2016 “Escola: Espaço que Encanta e Transforma Vidas”, que aconteceu na Casa da Cultura, marcando assim a abertura do ano letivo.

Iniciando os trabalhos da noite, o público prestigiou a apresentação musical do artista valentense Arquimedes Nascimento e também conheceram um pouco do livro “A menina que cavava com a caneta”, apresentado e comentado pela própria autora, Sarah Correia. Logo em seguida houve a formação da mesa, composta pelo prefeito Ismael Ferreira e demais secretários do Governo Valente, vereadores Zé de Zeli, Gabriel Mota e Leninha, presidentes dos Conselhos do SISEV, FUNDEB e de Educação, presidente do SINTRAF, NUCA e  CONSISAL.

A secretária, Carlília de Cássia deu boas-vindas aos educadores e os estimulou a fazerem da jornada pedagógica uma grande oportunidade de traçar a educação que todos desejam “É um momento de grande satisfação para nós estarmos aqui procurando fazer o melhor para a Rede Municipal de Ensino. Desejo que tenhamos um bom ano letivo e que cada um possa continuar dando o seu melhor, buscando fazer com que os nossos alunos tenham em seu processo de aprendizado, um ensino de qualidade com a nossa participação qualificada”. Ela aproveitou ainda para falar dos muitos avanços na educação do município durante a gestão do Governo Valente.

Por sua vez, o prefeito Ismael Ferreira, agradeceu a todos pela presença e pontuou que é gratificante ver a integração da equipe em prol do desenvolvimento da educação no município. “Só conseguimos transformar vidas, quando nos encantamos com a causa e nos juntamos com outras pessoas em prol desse objetivo. Não temos dúvida nenhuma, de que essa Jornada será mais um espaço rico de discussões, avaliações, e sobretudo de construção e disseminação de conhecimento”.

Concluídos os pronunciamentos, a professora Jussara Secondino da cidade de Santa Luz iniciou sua palestra de forma interativa, cantando com os participantes. Ela procurou mostrar  a importância dos educadores continuarem mantendo viva a esperança e o compromisso de serem felizes e continuar levando vida para dentro da sala de aula. Ao final do evento, a secretária Carlília de Cássia anunciou o lançamento da Segunda Edição do prêmio Educador Valente. Houve ainda, som ao vivo com Arquimedes Nascimento e sorteio dos seus cds e dos livros da Sarah Correia. A programação da Jornada Pedagógica segue até o dia 18 de fevereiro com oficinas e planejamento nas escolas.






Com Casa Lotada, Secretaria de Educação promove grande abertura da Jornada Pedagógica 2016 




Jornada Pedagógica 2016 debate sobre Base Nacional Comum Curricular



Dando continuidade à programação da Jornada Pedagógica 2016, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu na manhã desta terça-feira (16), na Casa da Cultura, um encontro com professores e gestores escolares da rede pública municipal de ensino em que abordou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema foi ministrado pela formadora estadual do PACTO/PNAIC e especialista em estudos linguísticos e literários, Márcia Mendes.

O BNCC é um documento elaborado através da participação de brasileiros em geral, que enviam para o site do Ministério da Educação, observações ao texto preliminar da BNC (Base Nacional Curricular), dando assim a sua importante contribuição para a Educação Básica do País.

Na oportunidade, Márcia Mendes falou sobre o tema e o público presente pôde refletir, interagir e discutir sobre o assunto. Ela salientou a importância de cada agente educador participar dessa elaboração, pois, a BNCC é um documento que vai deixar claro quais os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes têm o direito de ter acesso. A especialista frisou ainda que com a BNCC os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. O prazo para contribuir com a elaboração do documento é até 15 de março.   



Jornada Pedagógica 2016 debate sobre Base Nacional Comum Curricular 



Mais informações e fotos no site oficial do Governo Valente:
www.valente.ba.gov.br
E na página oficial no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-Ba

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ALUNOS DO PROJETO FAZER ACONTECER PARTICIPARÃO DE FESTIVAL NA FRANÇA


O Projeto Fazer Acontecer contra com todo o apoio do Governo Valente.

Dois alunos do Projeto FAES de Valente (Fazer Acontecer Esporte no Semiárido), foram selecionados para ir à Lyon, na França, em julho, participar do Streetfootballworld Festival 2016. Uma delegação do Brasil e jovens de todo o mundo estarão presentes no intercâmbio.

Para preparar os alunos selecionados, Ábny dos Santos Araújo e Maria Vanúbia Lopes, a Secretaria Municipal de Educação oferece a eles, gratuitamente, aulas de inglês, três dias por semana, na Sala Futura Valente, com a professora Karen Araújo. Além disso, a Secretaria de Educação, através da mediadora Edna Araújo, tem tomado todas às providencias necessárias para viabilizar a participação dos mesmos no intercâmbio, inclusive, no próximo dia 19/02, os alunos vão retirar o passaporte em Feira de Santana.
Ábny dos Santos Araújo e Maria Vanúbia Lopes fazem parte do Projeto desde o início de sua implantação no município (2013). Os dois jovens futebolistas vão participar no festival, sob a liderança e orientação de Michael Jonas (chefe da delegação) e Edna dos Santos Araújo Mota (Monitora do projeto em Valente), que irá acompanhá-los em sua aventura para Lyon 2016.

Abny Araújo se diz muito contente por esta oportunidade em sua vida. “O futebol3 desempenha um grande poder na mudança social. Com ele, aprendi que a gente não tem que ser um rival o tempo todo quando joga, podemos apenas jogar para se divertir e ser parte de algo maior, o football3 é particularmente especial pra mim e me ensinou mais sobre a amizade e respeito". Abny é um futebolista experiente e joga desde a infância, é apaixonado por esporte e seu sonho para o futuro é se tornar um professor de educação física.

Já Maria Vanúbia Lopes enfatiza que, através do Projeto a sua alma tem aprendido a respeitar os outros e se tornar uma pessoa melhor.  “Estou ansiosa para o festival, porque será uma oportunidade magnifica de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, conhecer novas culturas, e também de mostrar um pequeno pedaço de minha cultura e região. O futebol pode unir as pessoas de todas as esferas da vida, independentemente do seu sexo, raça, cor ou religião. Sou muito apaixonada por futebol e ele é uma parte muito importante da minha vida diária”. No futuro, Maria gostaria de se tornar uma médica e se especializar em medicina do esporte para melhorar a vida das pessoas.

Para Edna Araújo, esse intercâmbio cultural e de aprendizagem, permitirá aos alunos explorar a diversidade cultural presente em Lyon e pegar habilidades de outras abordagens ao futebol para o bem de todo o mundo. O festival incluirá atividades de integração e treinamento em football3, bem como torneio de futebol de rua.

O município de Valente, através do prefeito Ismael Ferreira, com o objetivo proporcionar aos jovens valentenses a oportunidade de participar na sociedade e desenvolver suas habilidades pessoais, em 2013, aderiu ao projeto, que por meio de atividades educacionais esportivas e orientadas, ajuda jovens de famílias de baixa renda tornam-se agentes de seu próprio papel na sociedade. Atualmente, mais de 150 crianças e adolescentes são beneficiadas com o programa o qual a metodologia usa o esporte para compartilhar valores como trabalho em equipe, disciplina, solidariedade, respeito e compromisso social, e para lidar com problemas diferentes, tais como o abuso de drogas, violência, sexualidade e meio ambiente, objetivando promover a igualdade de participação de meninos e meninas em todas as atividades.


Alunos do FAES são selecionados para participar de intercâmbio na França 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PREFEITURA INICIA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E RUAS DANIFICADAS PELAS CHUVAS


Após as últimas chuvas, a Prefeitura de Valente, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando a manutenção das estradas vicinais. De acordo com a equipe da referida secretaria, o objetivo é revitalizar todas as áreas afetadas pelas chuvas, garantindo assim o acesso às comunidades.

O prefeito Ismael Ferreira destaca que a prefeitura já vinha desenvolvendo  um cronograma periódico de conservação e recuperação das estradas rurais, mas devido as chuvas, a ação tem se intensificado. “Sabemos dos transtornos que o período de chuva traz para essas áreas, por isso nos mobilizamos para manter as estradas em ordem beneficiando moradores e produtores rurais”.

As estradas vicinais deverão ser revitalizadas gradativamente, atendendo um cronograma estipulado pela secretaria municipal de infraestrutura.




FELIZ COM AS CHUVAS EM VALENTE, PREFEITO ISMAEL VISITOU AS PRINCIPAIS AGUADAS DO MUNICIPIO


Feliz, como todos os valentenses, o prefeito Ismael saiu em caravana em visita as principais aguadas do município para observar de perto o grande volume captado das águas das chuvas. Conversou, também, com moradores beneficiados com as mais de 800 cisternas já construídas até aqui e pode ver a felicidade estampada no rosto de cada um e cada uma. Ismael, muito feliz, comentou as chuvas que caíram sobre Valente neste mês de janeiro, "Quando há dois anos atrás começamos o trabalho de limpar, recuperar e construir aguadas em todo o município fui duramente criticado. Muitos diziam: pra que gastar dinheiro com isso? vai ser um trabalho perdido! Não chove mais! Nunca essas aguadas vão encher! E nós simplesmente dizíamos: Calma, a chuva volta! Nós temos um trabalho de mais de 30 anos de convivência com o semiárido e sabemos que a estiagem é cíclica. E graças a Deus ela voltou. E agora mais do que nunca sabemos que fizemos a coisa certa, investimos corretamente. Em algumas comunidades as águas vão durar mais de três anos. E no último domingo visitamos algumas dessas aguadas limpas e recuperados por nós, e outras construídas em parceria com o Consisal nas comunidades de Papagaio, Pau de Rato, Salobra em Ichú de Valilândia, Queimada do Curral e Itarerú. Foi uma festa, agradeço a todos e todas que nos acompanharam e as comunidades que nos receberam com muita alegria. É recompensador sabermos que o trabalho de toda nossa equipe transforma a qualidade de vida das pessoas, é recompensador saber que essas ações são reconhecidas por aqueles que vêm na prática as coisas acontecendo. Estamos promovendo uma verdadeira revolução na área rural do nosso município. Abraços."