segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Situadas em Jacobina e Santaluz, barragens de rejeitos têm risco parecido com a de Mariana


Situadas em Jacobina e Santaluz, barragens de rejeitos têm risco parecido com a de Mariana

Barragem 02, em Jacobina | Foto: Almacks Silva/Comitê da Bacia do Rio Salitre

Das 24 barragens de rejeitos de minérios em funcionamento na Bahia, quatro têm classificação idêntica à Barragem do Fundão, que rompeu no dia 5 de novembro, em Mariana (MG), e matou 13 pessoas, deixando outras dez ainda desaparecidas. Na Bahia, as barragens que causam preocupação, duas ficam em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, e as outras duas ficam em Santaluz, na região sisaleira. Elas estão classificadas em Dano Potencial Associado (DPA), condição considerada alta pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Por não ter alertas sonoros, assim como a de Mariana, a Barragem 02, administrada pela Yamana Gold, em Jacobina, é a que mais preocupa. Mesmo no DPA, elas não aparecem entre as 16 mais inseguras do país, segundo relatório divulgado em abril pelo próprio DNPM. Apenas uma está em plena atividade. As outras não são usadas, apesar de armazenarem material de rejeitos. A Barragem 01, em Jacobina, inclusive, preencheu toda a capacidade de armazenamento em 2008. Já as de Santaluz estão inativas, informou a Fazenda Brasileiro S/A, subsidiária da Yamana, que administra as barragens. 

PROJETO DO EXECUTIVO APROVADO POR UNANIMIDADE PELO LEGISLATIVO CEDE IMÓVEL PARA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA


Em clima de comemoração e festa, a Igreja Católica de Valente celebrou neste domingo (29), a cessão de direito real de uso de Imóvel Urbano concedido pelo poder público municipal à Paróquia Sagrada Família.

O Projeto de Lei nº 145/2015, de autoria do Poder Executivo Municipal, enviado à Câmara de Vereadores e aprovado por unanimidade, na última quarta-feira, dia 25 de novembro, autoriza a igreja católica a utilizar a área correspondente a 133,48m² (cento e trinta e três, quarenta e oito metros quadrados), no “Antigo Mauá”, localizado à Rua Possidônio Ramos, nº 175, Bairro Centro, Valente – BA, para construir a Casa Paroquial, espaço de atendimento às comunidades e às instituições, visto que, com a reforma e ampliação da igreja matriz, o espaço onde antes funcionava a Casa foi cedido à ampliação. Ao final da missa, o prefeito Ismael Ferreira, diante da comunidade católica, formalizou a autorização, assinando o documento juntamente com o Pe. Aroldo.

De acordo com o prefeito Ismael Ferreira, a cessão de uso não prejudicará as atividades do Mauá. Ele frisou ainda que, enquanto gestor público municipal estará sempre aberto para acolher e solucionar as demandas da igreja, bem como de todo segmento religioso que estiver dentro das competências do município resolver.  

O Pe. Aroldo, muito satisfeito com a conquista e sensibilidade do prefeito e sua equipe de Governo, bem como dos edis, agradeceu-os pelo apoio e salientou que essa ação trará muitos benefícios à comunidade católica.

Na oportunidade, o Pe. Aroldo também fez a entrega simbólica do altar à comunidade religiosa, que foi concluído recentemente.



Prefeitura faz cessão de uso de imóvel urbano à Paróquia Sagrada Família 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

EVENTO EM VALENTE REUNIU EX-PRESIDENTE LULA E GOVERNADOR RUI COSTA

Evento teve atraso de quase duas horas, e o ex-presidente justificou a viagem feita de carro de Feira de Santana até Valente, "Não me disseram que trafegavam tantos caminhões por aquela rodovia. Mas isto é um bom sinal, é a economia se movimentando", disse Lula.


Lula foi homenageado pela Rede Nacional de Colegiados.
Lula foi homenageado pela Rede Nacional de Colegiados.
Promovido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNTC) e pela Coordenação Estadual de Territórios de Identidade da Bahia (CET), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhando do governador Rui Costa (PT), participou nesta sexta-feira (27), no Clube da APAEB, do ato “Territórios em Movimento”, uma articulação e gestão para o desenvolvimento sustentável. Previsto para iniciar ás 9h, Lula só chegou a Valente ao meio-dia, mesmo assim encontrou uma grande multidão eufórica em rever o ex-presidente, mais de 20 anos depois de sua última visita ao município. Ao ser convidado para o palco ouviu milhares de vozes entoadas ao refrão: “olê, olê, olê, olá, Lulá, Lulá”, que marcou todas as quatro campanhas presidenciais do "companheiro".

lula em valente - rui.4
Multidão na frente do palanque não perdeu a oportunidade de registar tudo pelo celular. 
Durante duas horas foram discutidas estratégias do desenvolvimento territorial no Brasil, a necessidade de amplo envolvimento dos diversos movimentos sociais, organizações e colegiados territoriais. O evento também reuniu diversos políticos, a exemplo dos Deputados Valmir Assunção, Afonso Florence e Moema Gramacho (federais), e Rosemberg, Alex da Piatã, Roberto Carlos, Joseildo Ramos, Gika Lopes, Fátima Nunes, Neusa Cadore (estaduais), além de pelo menos 20 prefeitos dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, lideranças sindicais e associativistas.

lula em valente - rui.5
Lula lembrou de sua passagem pela região em 1993 na segunda campanha presidencial, através da Caravana da Cidadania, que percorria todo o país à época. 
O ex-presidente Lula começou o discurso lembrando a sua passagem pelo município em 1993 e na ocasião, conforme citou Ismael Ferreira, ele viu muita gente mutilada no motor de sisal  e esta realidade mudou e “até o momento não vi nenhum mutilado”, disse. Falou que está muito satisfeito com os territórios e seus resultados, “mas nós temos que mostrar isso todos os dias para convencer as outras pessoas”, falou o presidente de honra do PT.

lula em valente - rui.3
Quadra da APAEB tolamente ocupada por admiradores do ex-presidente. 
Lula recordou que, em 2008, início da crise internacional, os mais pobres seguiram movimentando a economia mais que os ricos brasileiros. “Por isso digo a Dilma: não ouça só quem te procura para reclamar. Temos de ouvir quem trabalha”, contou. É importante, disse o ex-presidente, juntar forças para superar as dificuldades. “Imaginem a pressão que está posta sobre a Dilma. Quando está tudo bem, tudo é maravilhoso. Nosso país precisa agora de união”. Criticou a escolha da imprensa por noticiar apenas as coisas ruins: “apesar das manchetes negativas, este país trabalha”. “Quem é invisível para a mídia produz 70% dos alimentos do Brasil”, afirmou Lula, se referindo aos homens e mulheres do campo.

lula em valente - rui.6

Ao finalizar, falou que voltava para casa entusiasmado com o povo de Valente e da região do sisal e pediu apoio para a presidente Dilma, pois, segundo Lula, ela está passando por um momento difícil e que cada um se colocasse no lugar dela. “Não é só o Brasil que passa por crise, a China passa, Japão passa, Russia passa, Estados Unidos passa, e a Dilma vai superar, como eu superei em 2008, nós vamos superar por que o povo brasileiro é trabalhador e o Brasil vai voltar a crescer”, falou com otimismo.

lula em valente - des
Corinthiano declarado o ex-presidente levou dois tapetes confeccionados do sisal. 
O prefeito Ismael Ferreira (PT), era só felicidade com a presença do líder maior do Partido dos Trabalhadores, e como não podia ser diferente, presenteou Lula com tapetes fabricados pela APAEB, um deles com o escudo do time do coração do ex-presidente, Corinthians, campeão brasileiro deste ano. Ismael iniciou seu discurso lembrando de 1993 quando Lula passou pela região na Caravana da Cidadania, na ocasião Lula se preparava para sua segunda campanha presidencial. Já na condição de presidente empossado em 2003, 20 anos depois de passar pela região, o prefeito de Valente  lembrou que a vida do povo melhorou depois dos oito anos de governo e citou o exemplo do semiárido onde as casas já contam com instrumentos de convivência com a seca, os incentivos a agricultura familiar e as políticas de crédito destinada aos homens e mulheres do campo, "Hoje os homens e mulheres do campo, presidente Lula, vivem com dignidade, e isto se deve, dentre outros fatores, as políticas públicas implantadas no seu governo", afirmou Ismael, anfitrião da festa.

lula em valente - rui
Rui Costa fez o percurso de Feira de Santana a Valente de carro ao lado do ex-presidente Lula. 
Para o governador Rui Costa, o ex-presidente ao adotar a política de território, levantou a auto estima do povo e ao priorizar o Nordeste Brasileiro, o colocou no centro da política de inclusão social. Ele destacou também que a principal ferramenta do programa é a discussão democrática e o diálogo constante entre sociedade e poder público. O governador destacou também a expansão das universidades federais e Escolas Técnicas na Bahia a partir do Governo Lula.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MESMA OPERAÇÃO QUE PRENDEU SENADOR RECÉM FILIADO AO PT PRENDEU TAMBÉM BANQUEIRO QUE FINANCIOU CASAMENTO DE AÉCIO NEVES, MAS A GLOBO NÃO MOSTROU.


A Globo até informou que o banqueiro André esteves, do BTG Pactual, foi preso na mesma operação em que o senador recém filiado ao PT, Delcídio Amaral, foi detido, mas a emissora deu ordem aos seus telejornais, sites e jornalistas para não associar o banqueiro ao presidente nacional do PSDB, também senador, Aécio Neves.

Mas a emissora foi na contramão e o que pau que dá em Chico não deve ser dado em Francisco. Ao noticiar a prisão de José Carlos Bumlai, fez muita questão de associá-lo como amigo do presidente Lula, em muitas chamadas o nome de Bumlai sequer era citado, a Globo se referia ao mesmo apenas como "amigo de Lula é preso na operação Lava Jato". O circo está armado, e os palhaços somos todos nós, na tenda da Globo.

Em uma cerimônia super discreta, como é do perfil do mineiro Aécio, que não costuma se deixar badalar por aí, o senador e candidato tucano à presidência da República casou-se na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, com a modelo gaúcha Letícia Weber. Aécio é senador por Minas, mas casar em BH evidentemente que não é o caso.
A assessoria do senador informou que o casamento foi apenas no civil. Após a celebração, o casal embarcou para Nova York, onde Aécio fez uma palestra para investidores a convite do Banco Pactual.
O jornal O Globo de hoje dá mais detalhes do caso:
“De acordo com a assessoria do tucano, o banco BTG Pactual havia convidado Aécio a fazer uma palestra num evento voltado para investidores estrangeiros em Nova York. O convite se deu em agosto e, como é de praxe, incluía passagens aéreas e hospedagem para o palestrante e um acompanhante. O banco reservou uma suíte para o casal, de segunda a quarta-feira, no hotel Waldorf Astoria. No caso de Aécio, segundo a assessoria, ele declinou de cobrar pela palestra.”
Evidente que em agosto o senador mineiro não tinha a menor ideia de que se casaria com Letícia Weber no início de outubro. Por isso a coincidência da ida para a Nova Iorque com passagem, hospedagem e quetais pagas pelo Banco BTG Pactual ter se dado exatamente no período da lua de mel do casal.
Como informado pela assessoria do banco, Aécio declinou do cachê que porventura poderia ser pago pela palestra. Isso faz toda a diferença.

Casamento do senador por Minas Gerais, mas que mora no Rio de Janeiro foi bancado por banqueiro preso na mesma operação na qual o senador pelo Mato Grosso do Sul, Delcídio Amaral, recém filiado ao PT, foi detido em hotel.

PREFEITURA CONTINUA TRABALHO DE LIMPEZA E RECUPERAÇÃO DE AGUADAS EM TODO O MUNICÍPIO


Promover ações que proporcionem aos valentenses melhor convivência com a seca é uma das principais bandeiras do Governo Valente. Desde o início de sua gestão, o prefeito Ismael Ferreira tem dado atenção especial a esta área e inúmeras aguadas, ao longo desse período, foram limpas, ampliadas, construídas e recuperadas. Agora, com a chegada do tempo seco mais uma vez, aproximadamente, 40 aguadas já foram limpas, nesses últimos 15 dias.

A ação executada pela Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e em parceria com o CONSISAL, objetiva preparar tanques, represas, cacimbas, barreiros e açudes para armazenar o máximo de volume de água possível, deixando as famílias abastecidas por mais tempo.

Dentre as comunidades que já tiveram limpeza de aguada nesses últimos quinze dias, estão: Serra do Pintado, Varginha, Santa Rita de Cássia, Algodões, Queimada do Alto, Bezerra, Alagoinhas e Sossego.

Para o prefeito Ismael, se trata de uma importante ação do governo, "É importante por que precisamos deixar as aguadas limpas para captarem maior volume de águas das chuvas quando estas vierem. Estamos fazendo um esforço danado diante da dificuldade que as prefeituras em todo o país está enfrentando, mas melhorar a vida do povo do campo continuará sendo uma de nossas prioridades, pois são os homens e mulheres do campo os que mais sofrem nos períodos de seca, como o que estamos enfrentando agora.", afirmou Ismael.



Governo Valente e CONSISAL realizam limpeza de aguadas no município 

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

GINÁSIO DE ESPORTES DE MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS É INAUGURADO NA COMUNIDADE DO JUNCO


Para marcar inauguração, vereador Rege Mota, como goleiro, defendeu cobranças de pênalti do deputado Rosemberg e do prefeito Ismael, mas no rebote o prefeito acabou fazendo o primeiro gol do ginásio de esportes do Junco.

Com a presença do Deputado Estadual, Rosemberg Pinto, da liderança petista - Sérgio Gabrielli, do prefeito Ismael Ferreira, secretários e lideranças do Governo Municipal e vereadores da base, centenas de pessoas participaram no último sábado, dia 21, da inauguração de mais uma grande obra conquistada pelo Governo Valente junto ao Ministério da Educação, Governo Federal. Moradores da comunidade de Junco e região vizinha foram presenteados com a entrega do Ginásio de Esportes, medida que beneficiará toda a população local e do entorno, que poderá desfrutar de um espaço adequado para a prática de esportes e para realização de ações festivas e culturais.

A obra que recebeu investimentos do MEC/FNDE, no valor de R$ 510 mil, era um sonho da comunidade. De acordo com a professora Irenildes Oliveira, a população de Junco esperava a construção de uma quadra, prometida há muitos anos, e, “só agora, graças ao nosso prefeito Ismael Ferreira que é comprometido com a população junquense e com todos os valentenses, estamos comemorando a conquista não de apenas uma quadra, mas sim, de um ginásio tão estruturado quanto este que vai proporcionar o desenvolvimento social de nossas crianças, jovens e adolescentes e promover esporte e lazer. Estamos muito felizes!”, frisou.

A desportista da comunidade vizinha (Cabrochard), Laís Santos, se mostrou muito contente pela oportunidade de agora ter perto de sua casa um ambiente de incentivo à prática esportiva e ser privilegiada em poder desfrutar do espaço para treinar e competir em diversas modalidades, que proporcionarão aos usuários do ginásio, um bom desenvolvimento físico, social, intelectual, interativo e saudável. O estudante do 2º ano da escola Samuel Batista Mota, Ian, em nome da escola e da comunidade, também prestou uma homenagem de agradecimento ao prefeito Ismael Ferreira e à Secretaria de Educação.

O Deputado Rosemberg Pinto parabenizou ao prefeito pela conquista e a todos que se beneficiarão do espaço. Por sua vez, o prefeito Ismael Ferreira, fez questão de frisar que, em três anos de gestão, 50 milhões de reais, aproximadamente, já foram conquistados em investimentos para o município, e, em breve, um ginásio de esportes no mesmo porte será entregue em Valilândia.

O ato de inauguração foi selado com um chute de bola, dado pelo prefeito Ismael Ferreira, em que o vereador Rege Mota fez o papel de goleiro e defendeu, no rebote, o prefeito chutou de novo e fez um gol. O deputado Rosemberg Pinto também chutou no gol e, novamente, Rege Mota defendeu.


Prefeito Ismael chegou acompanhado do deputado Rosemberg, de vereadores da situação e de membros do seu governo.

Fanfarra Boi Valente se apresentou na inauguração


Vereadores Gabriel Mota, Marcondes, Rege Mota e Zé de Zeli, a vereadora licenciada Leninha, membros do governo e o deputado Rosemberg ajudaram o prefeito Ismael a cortar a faixa de inauguração do Ginásio de Esportes.

Presença constante em Valente, diferente de todos que tiveram votos em Valente, deputado Rosemberg foi homenageado juntamente com o prefeito Ismael.



Mais informações e fotos na página oficial do Governo Valente no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-BA



domingo, 22 de novembro de 2015

PRESIDENTE LULA E GOVERNADOR RUI COSTA ESTARÃO EM VALENTE NA PRÓXIMA SEXTA DIA 27/11



A vinda do Presidente Lula é para participação no Encontro dos Colegiados Territoriais do Sisal. Na oportunidade, o governador Rui Costa irá assinar importantes convênios para o Território do Sisal.


Esta será a segunda vez que Lula estará em Valente, a primeira foi na década de 1980, acompanhando a Caravana da Cidadania e divulgando sua candidatura a presidência da República.


Ismael Ferreira ao lado do ex-presidente.Foto: arquivo.
Ismael Ferreira ao lado do ex-presidente. Foto: arquivo pessoal.
Depois de varias discussões e analises sobre espaço e logística, o Instituto Lula, responsável pela agenda do presidente, optou pela cidade de Valente, que disputava a sede do encontro com outros dez municípios.

O prefeito de Valente Ismael Ferreira (PT) publicou nas redes sociais neste domingo uma foto de arquivo ao lado do ex-presidente confirmado a escolha de Valente para sediar o evento.

O evento é promovido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais e a Coordenação Estadual de Territórios, de Identidade da Bahia – CET e vai acontecer na manhã da próxima sexta-feira, dia 27/11, no Clube da APAEB, onde Lula será homenageado pela RNCT, por sua contribuição à Política de Desenvolvimento Territorial, o que permitiu os territórios se organizarem e se articularem na busca pela melhoria da qualidade de vida do povo.

O Evento começa e se encerra em Salvador nos dias 23 e 28, respectivamente. Porém, alguns territórios serão palcos de encontros neste período, e o Território do Sisal será um destes, no qual Valente foi escolhido para sediar e receber os demais municípios do território.

Os encontros debaterão novas políticas que possibilitem a melhoria continua da qualidade de vida do povo baiano, e tomarão como exemplo as experiências bem sucedidas do CONSISAL no que se refere a parceria na gestão pública junto aos municípios consorciados e o CODES, a partir da organização e articulação junto aos sindicatos e movimentos. 

UNEB,  UNICAFES, ARCO SERTÃO, ARMAZÉM e Cooperativas de Crédito que fomentam de alguma forma a Agricultura Solidária, capacitando os homens e mulheres do campo para a convivência com a seca a partir de práticas agrícolas e técnicas de desenvolvimento sustentável também serão tomadas como exemplos nos debates.

Durante o encontro no território do sisal, no clube da APAEB em Valente, o Governador Rui Costa irá assinar algumas dezenas de convênios que beneficiarão os territórios baianos.

É possível que também em Valente, Lula fale sobre a situação econômica do país, a crise política vivida por Brasília e se será candidato a presidência em 2018.



Algumas fotos do arquivo pessoal do Presidente Lula:

"As fotos que guardo com mais carinho não são as das visitas à Europa ou das poucas férias que tirei em minha vida, as fotos que me enchem os olhos, sobretudo de mais esperança, são as que sou abraçado pelo povo brasileiro num sentimento nobre de gratidão, e é por estes brasileiros que continuarei lutando. A Rede Globo vai continuar tentando me derrubar, os ricos continuarão me odiando, mas nada disso me importa, pelo contrário, isso me fortalece para continuar lutando pelos brasileiros excluídos por uma burguesia hipócrita e capitalista. Jamais abandonarei o povo brasileiro, e sei que jamais serei abandonado por ele."
Presidente Lula























quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CONVIVÊNCIA COM A SECA: 1.047 CISTERNAS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS PELO GOVERNO VALENTE


O Governo Valente, em parceria com o CONSISAL, deu início às cisternas da terceira etapa do Projeto 1ª Água. Até o momento, das 647 com capacidade de até 16 mil litros de água, aproximadamente 200 já foram construídas. Além destas, a terceira etapa prevê também a construção de 07 cisternas escolares de 52 mil litros, totalizando 654 reservatórios que captarão milhões de litros de água e diminuirão significativamente os impactos da seca nas comunidades rurais do município.

O Projeto conquistado pelo Governo Valente, junto ao CONSISAL - Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal), e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Governo Federal, construiu na primeira etapa em 2014, 400 cisternas para famílias valentenses. Já a terceira etapa, para ser executada no município, fez-se necessária a abertura de crédito especial que permitisse incluir no orçamento dotações que não estavam previstos para este ano (2015), para isso, o Projeto foi submetido à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, mas, a presidência do Poder Legislativo não colocou em votação a tempo e o prazo se esgotou, por pouco, as 654 cisternas não deixaram de vir para o município.

O prefeito Ismael Ferreira, inconformado com a impossibilidade de trazer tamanho benefício para valentenses recorreu ao Governo do Estado, que, através do Secretário de Desenvolvimento Rural - Jerônimo Rodrigues, assumiu a contrapartida do município que era de apenas 1% (22 mil reais). O Secretário anunciou o compromisso durante a cerimônia que celebrou a entrega dos primeiros kits de outro Projeto (2ª Água) ocorrida no dia 26 de setembro/2015, na comunidade de Tanquinho. Agora, os primeiros beneficiários já estão usufruindo de suas cisternas, que têm como instituição executora, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES).

Mensagem do prefeito Ismael:

"Amigos e amigas bom dia, como é de conhecimento de todos, até o ano passado construímos 400 cisternas em todas as comunidades rurais de Valente em parceria com o CONSISAL. Como anunciamos recentemente conseguimos também em parceria com o CONSISAL mais 647 cisternas domiciliares de 16 mil litros do Projeto Primeira Água, e mais 07 cisternas escolares de 52 mil litros. Para executar esse projeto precisávamos de abertura de crédito especial que permitisse incluir no orçamento dotações que não estavam previstos para este ano de 2015, precisávamos da Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, mas, o Poder Legislativo não colocou em votação a tempo e o prazo se esgotou, por pouco, as cisternas não deixaram de ser construídas no município. Tivemos que recorrer ao Governo do Estado e com o apoio do Secretário de Desenvolvimento Rural - Jerônimo Rodrigues que assumiu a contrapartida do município que era de apenas 1% (22 mil reais) conseguimos manter o projeto para Valente e é com muita alegria que anuncio o início de construção dessas cisternas em todas as comunidades rurais, mais de 200 já estão prontas, beneficiando centenas de família na captação de milhares de litros de água da chuva no nosso sertão."

Os vereadores Rege Mota, Gabriel Mota, Zé de Zeli, Sissi de Daniel, Marcondes Cunha e a vereadora Leninha sempre deixaram claro seus posicionamentos favoráveis ao projeto, mas, sendo minoria na câmara de vereadores, o projeto não passou e o prefeito Ismael teve que recorrer ao Governador Rui costa para garantir as cisternas.

"Vale lembrar a história de Ismael no que se refere também a melhor convivência com nosso clima seco. Quando Ismael decidiu recuperar, ampliar e construir centenas de águas nos quatro cantos do município, foi muito criticado pela oposição, de que não adiantaria gastar dinheiro nisso (na recuperação das aguadas), que seria dinheiro jogado fora etc etc, mas Ismael não via como gasto, mas como investimento, pois era preciso deixar as aguadas em condições de receber as águas da chuva, se ele (Ismael) não tivesse recuperado e construído as aguadas, a situação hoje era de extrema calamidade, pois se temos alguma coisa de água ainda nestas aguadas, devemos a coragem de Ismael. E agora mais uma vez Ismael não se intimidou com a oposição e conseguiu estas mais de 1.000 cisternas domiciliares com capacidade de armazenamento de 16 mil litros cada, além das cisternas escolares, das cisternas de produção... então, somadas estas cisternas mais as aguadas recuperadas, construídas ou ampliadas e mais os kits de produção que estão beneficiando famílias de agricultores nos quatro cantos do município, posso afirmar que Ismael é o melhor prefeito da história para a zona rural, principalmente. Nenhum outro fez tanto pelos agricultores, pelos moradores da zona rural em geral", disse emocionado um dos agricultores beneficiados com uma das cisternas.

Portanto, são 400 cisternas construídas em 2014 + 647 iniciadas este mês = 1.047 cisternas domiciliares com capacidade de armazenamento de 16 mil litros, além das cisternas escolares com capacidade de armazenamento de 52 mil litros, Isso é transformação no semiárido, isso é transformação na qualidade de vida dos valentenses!




Alguns dos beneficiários das cisternas residenciais.


CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ELEGE NOVOS MEMBROS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA TRIÊNIO 2015/2017


Foram eleitos em assembleia ordinária do Conselho Municipal de Educação, na manhã dessa terça, 17 de novembro, no auditório da prefeitura municipal, os novos representantes da sociedade civil organizada que irão compor o Conselho Municipal de Educação para o próximo biênio.   Seguindo os tramites legais, foram eleitos titulares representantes da APAE, SINTRAF, Igreja Católica, SISEV e Conselho Tutelar.

A secretária Carlília de Cássia, que esteve na eleição para dar boas vindas aos novos membros, destacou que o conselho tem um papel fundamental no acompanhamento das politicas educacionais do município. “Para nós é de grande relevância o trabalho de cada conselheiro, de cada conselheira. Mantendo o conselho ativo, funcionando em parceria com a secretaria, nós conseguimos dirigir os rumos do processo de ensino aprendizagem nas nossas escolas”.

Estiveram presentes também na reunião, os novos membros já indicados pelo poder público. As reuniões do conselho acontecem mensalmente. Os novos conselheiros eleitos já iniciarão os seus trabalhos na próxima reunião ordinária com data e local ainda a serem definidos.

O Conselho Municipal de Educação de Valente que é composto por 10 membros titulares e respectivos suplentes, sendo cinco representantes do Poder Público Municipal e cinco da Sociedade Civil, tem por finalidade assessorar a prefeitura na formulação da política educacional do município bem como analisar e fiscaliza a aplicação dos recursos oriundos do Fundo de Educação Básica.






Conselho de Educação elege novos membros da Sociedade Civil para o biênio 2015/2017 


SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É ABERTA COM FESTIVAL DE DANÇA AFRO BRASILEIRA


Em comemoração a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na noite de segunda, 16 de novembro um Festival de Dança Afro-brasileira na praça do Forródromo. O Festival que contou com a participação das escolas Abelha Encantada, Centro Educacional Comunitário de Valilândia, Cecília Meireles, Estefânio Simões Dias, Luiz Eduardo Magalhaes e Centro Educacional de Santa Rita de Cássia, abriu com louvor a programação da Semana da Consciência Negra do município.

Em clima de festa e confraternização, os alunos do Ensino fundamental II, realizaram suas apresentações de dança com muita simpatia e desenvoltura. Com músicas e figurinos remanescentes da cultura negra. Presente no evento, a secretária de Educação Carlília de Cássia frisou que o mais importante em celebrar a data é sensibilizar os alunos sobre a importância em fazer uma releitura histórica da condição do negro. “Celebrar a Semana da Consciência Negra não é apenas realizar festividades sobre a cultura negra, mas um momento importante de reflexão sobre os desafios em ser negro hoje, qual o lugar de direito do negro na sociedade”.

A secretária agradeceu ainda a toda comunidade escolar que se empenhou para desenvolver o projeto da Semana da Consciência Negra e também ao prefeito Ismael pelo apoio incondicional que sempre tem dado as ações da secretaria. Por sua vez o prefeito parabenizou a todos e destacou que as mudanças só acontecem a partir das ações conjuntas. “Não adianta ter semana da consciência negra se não tiver alguma ação que nos mobilize, que nos faça refletir sobre a importância da temática. Temos que colocar nossas ideias em prática para fazer exatamente a mudança que o mundo precisa”.

Também estiveram presentes, a chefe de gabinete Maria Madalena (Leninha) secretários e diretores do Governo Valente, professores, coordenadores pedagógicos e comunidade local. A programação segue até o dia 20 de novembro com sessões de cinema nas escolas, oficinas, show musical, final do soletrando municipal e sarau literário.


Festival de dança Afro brasileira abre comemorações da Semana da Consciência Negra em Valente 


Mais informações e FOTOS na página oficial do Governo Valente no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-BA


DENGUE E CHIKUNGUNYA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTINUA TRABALHO CONTRA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI


Com o calor, a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se torna um problema e é preciso que todos façam a sua parte para evitar.


A Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade de Saúde da Família do bairro Juazeiro realizou na manhã dessa segunda, 16 de novembro mais uma mobilização educativa nos bairros Fonte Nova, Juazeiro e Petrolina contra a Dengue, Chikungunya e Zika. A ação visa chamar atenção para as duas doenças, transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, e incentivar a população a reforçar medidas de prevenção, que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.

Agentes comunitários de saúde e estudantes do CEEP de São Domingos do curso de Técnico de Enfermagem estiveram durante toda a manhã panfletando e orientando os moradores sobre as principais medidas que a população pode tomar no combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. Para a coordenadora da unidade Ana Rosa Simões, mesmo com a dedicação e trabalho dos agentes de saúde e de endemias é muito importante que a população faça a sua parte, eliminando todas as possibilidades do mosquito se instalar em seus quintais.

A ideia é que todos os PSf’s promovam os mutirões em suas áreas de cobertura.




Secretaria Municipal de Saúde realiza novas mobilizações contra Dengue e Chikungunya 




A mobilização contra Dengue, Chikungunya e Zika, realizada pela equipe de profissionais do PSF do bairro Juazeiro, na sua área de abrangência, percorreu na manhã desta terça-feira (17), o bairro Dionísio Mota, onde foram distribuídos panfletos e dadas orientações aos moradores e pessoas que transitavam pelo bairro no momento, a respeito do perigo de não cuidar devidamente dos seus reservatórios de água e quintais, bem como as medidas ideais para que seja diminuído significativamente o índice de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das três doenças em foco.

A ação foi organizada pela equipe do PSF de Juazeiro, coordenado pela enfermeira Ana Rosa Simões, que juntamente com Agentes Comunitários de Saúde da Unidade (ACSs), e alunos do Curso Técnico de Enfermagem do CEEP/São Domingos realizou essa ação educativa.







PSF de Juazeiro realiza mobilização contra Chikungunya no Dionísio Mota 




Para lutar contra o inimigo, o Governo Valente diplomou os novos agentes de edemias, que já estavam em atividade, juntamente com os agentes admitidos no primeiro concurso público. São pelo menos mais 20 novos agentes.

Os novos Agentes Comunitários de Endemias de Valente (ACEs), nomeados a partir de Processo Seletivo Público, foram diplomados nesta segunda-feira (16), no auditório da Prefeitura Municipal de Valente, onde foi realizada a cerimônia de posse em que os ACEs, após leitura do regulamento, assinaram o termo que lhes conferem o título da profissão.

Na oportunidade, o prefeito Ismael Ferreira, demonstrou sua satisfação de estar promovendo este momento importante para o município, pois significa um grande avanço na área da saúde pública. “Ter uma equipe ampliada e qualificada de novos colaboradores da saúde do nosso município representa cuidados e melhoria da qualidade de vida da nossa população, parabéns a todos que chegaram a essa conquista, tenho certeza que, juntos, faremos um trabalho cada vez melhor”, pontuou o prefeito.

Durante o ato, a atual Chefe de Gabinete, Maria Madalena (Leninha), o Secretário de Administração e Fazendo – Rodrigo Carneiro, bem como o Secretário de Saúde – Agnaldo Oliveira e o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate à Dengue, Carlos Freitas, também expressaram a importância de fazer-se um trabalho que atenda as necessidades da área e reiteraram o compromisso do Governo Valente em apoiar as ações que promovam a saúde pública municipal. 

Agentes Comunitários de Endemias de Valente são diplomados 


Mais informações e FOTOS na página oficial do Governo Valente no Facebook:

Prefeitura Municipal de Valente-BA

terça-feira, 17 de novembro de 2015

CERCA DE 20% DAS PREFEITURAS BAIANAS JÁ DEMITIRAM SOMENTE ESTE ANO


Mais de 80 cidades da Bahia já demitiram este ano para cortar custos, diz UPB


Mais de 80 municípios na Bahia já demitiram servidores, este ano, para cortas gastos. A estimativa é da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB). Para Quitéria, o número pode aumentar com a chegada do 13º salário – que representa um gasto a mais para as pequenas cidades. “Não queríamos estar passando por essa situação, muitos municípios demitiram gente. Isso acaba tornando os prefeitos impopulares”, constatou. Para a presidente, 2015 é “o pior ano fiscal para os municípios”. “Os gastos só aumentam, com os aumentos de salários, mas os repasses do governo federal diminuem. Ou a gente reconquista essa ajuda do governo federal ou não tem como se manter até o final do ano”, previu. Em agosto deste ano, ainda segundo a presidente da UPB, os municípios perderam 38% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com os cortes, a expectativa é que em 2016 aconteça uma “chuva” de reprovação de contas dos gestores. “A gente tem que fazer um debate com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pois os índices de investimentos constitucionais continuam, mesmo com a perda das nossas receitas”, indicou. Com a situação caótica, a presidente da UPB afirmou que, no final do mês, as prefeituras baianas decidirão se irão paralisar as atividades administrativas por alguns dias, em forma de protesto e economia.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MUNICÍPIO


Secretaria Municipal de Saúde realiza novas mobilizações contra Dengue e Chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade de Saúde da Família do bairro Juazeiro realizou na manhã dessa segunda, 16 de novembro mais uma mobilização educativa nos bairros Fonte Nova, Juazeiro e Petrolina contra a Dengue, Chikungunya e Zika. A ação visa chamar atenção para as duas doenças, transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, e incentivar a população a reforçar medidas de prevenção, que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.

Agentes comunitários de saúde e estudantes do CEEP de São Domingos do curso de Técnico de Enfermagem estiveram durante toda a manhã panfletando e orientando os moradores sobre as principais medidas que a população pode tomar no combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. Para a coordenadora da unidade Ana Rosa Simões, mesmo com a dedicação e trabalho dos agentes de saúde e de endemias é muito importante que a população faça a sua parte, eliminando todas as possibilidades do mosquito se instalar em seus quintais.

Amanhã, a partir das 08:30 será a vez dos moradores do bairro Dionísio Mota receberem a visita do mutirão. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ideia é que todos os PSf’s promovam os mutirões em suas áreas de cobertura.



Secretaria Municipal de Saúde realiza novas mobilizações contra Dengue e Chikungunya 






Time Reinaldo Lopes vence edição 2015 do Campeonato de Integração Dermival Lima


A 4ª edição do Campeonato de Integração Dermival Lima realizou neste domingo, dia 15, a sua grande final, na comunidade de Barriguda. O título de campeão foi conquistado pelo time Reinaldo Lopes que fez três gols e, como prêmio, faturou R$ 1.200,00 mais troféus. O vice, Edilson Gonçalves, com dois gols marcados, foi premiado com R$ 600,00 e troféus. Já o goleiro menos vazado e o artilheiro receberam R$ 50,00 e troféus.

O Campeonato de Integração Dermival Lima é organizado por Edinaldo Gonçalves (Dade) e Edivaldo Gonçalves (Vado), com total apoio do Governo Valente, por meio da Liga Desportiva Valentense (LDV) e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlília de Cássia.

O prefeito Ismael Ferreira, o presidente da LDV – Carlinhos, vereadores do grupo do prefeito, secretários do Governo Municipal, lideranças políticas e comunitárias estiveram participando do evento.  



Time Reinaldo Lopes vence edição 2015 do Campeonato de Integração Dermival Lima 






CMDCA realiza diplomação dos novos conselheiros tutelares de Valente

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realizou na noite de quinta, 12 de novembro, no auditório da prefeitura a diplomação dos novos conselheiros tutelares do município de Valente eleitos no dia 04 de outubro, dia em que ocorreu o 1º processo, em data unificada, em todo o país para escolha dos mesmos. Foram diplomados como titulares: Andreia Gordiano, Juciane Maciel, Uzenilda Lima, Aldenice Almeida e Genilson Figueiredo. Na primeira suplência, ficou a candidata Anatildes de Oliveira e na segunda, Flávio Teixeira.

Foram diplomados como titulares: Andreia Gordiano, Juciane Maciel, Uzenilda Lima, Aldenice Almeida e Genilson Figueiredo. Na primeira suplência, ficou a candidata Anatildes de Oliveira e na segunda, Flávio Teixeira. Além dos diplomas, os conselheiros receberam também o estatuto da criança e do adolescente. Presente no evento, o prefeito Ismael Ferreira pontuou sobre a importância de cada um fazer o seu trabalho com amor e dedicação. Reafirmou ainda o compromisso em dar total apoio as ações do conselho contribuindo assim para a melhoria e garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.

A presidente do CMDCA, Rosenilda Guimarães parabenizou a todos e salientou que os conselheiros são peças fundamentais e indispensáveis para fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente. “Depois de tudo que vivenciamos do período eleitoral até chegarmos aqui, a nossa sensação é de dever cumprido. Agora cabe a cada um dos conselheiros eleitos trabalhar com afinco, já que ele é peça fundamental na rede de proteção à criança e ao adolescente. É ele quem, na maioria das vezes, tem o primeiro contato com a realidade da criança ou do adolescente.”

Os novos conselheiros foram eleitos para um mandato de quatro anos, iniciando no dia 10 de janeiro de 2015. A equipe passará por capacitações com vistas a conhecer um pouco mais sobre a prática do trabalho com crianças e adolescentes. A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, assegurando que as crianças e adolescentes de Valente tenham os direitos fundamentais preservados. A Conselheira Uzenilda Lima, muito contente, diz que a responsabilidade é muito grande mas que ela não vai medir esforços para atuar de forma ética e com responsabilidade, contribuindo assim para o bom desempenho do trabalho em equipe.

Estiveram presentes no evento, a chefe de gabinete Maria Madalena, os secretários do Governo, Carlília de Cássia, Érika Simões e Rodrigo Carneiro e um representante do NUCA. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


CMDCA realiza diplomação dos novos conselheiros tutelares de Valente 





Projeto FAES promove intercâmbio entre turmas de Valilândia e alunos da APAE

Com vistas a promover a socialização entre integrantes do projeto Fazer Acontecer Esporte no Semiárido e os alunos da APAE/Luz e Saber, a coordenadora Edna Araújo, com apoio da Secretaria de Educação e Direção da APAE promoveu na tarde de terça, 10 de novembro um intercâmbio entre os alunos. Com o tema “Vencendo as Diferenças” os alunos tiveram um momento para se conhecerem e em seguida, com base na metodologia Esporte 3 foram fazer o que mais gostam: jogar.

“Foi um momento muito especial, pois eles trocaram informações, dividiram seus conhecimentos e somaram aprendizado de maneira simples, acolhedora e divertida. Acredito que os alunos do FAES aprenderam muito com os meninos e meninas da APAE e isso só vem somar com o que o projeto compactua: integração, respeito, companheirismo e igualdade de gênero”. Afirmou contente a coordenadora Edna.

As alunas Deyse e Leila ficaram muito felizes com o momento, pois entenderam que na vida e no esporte as diferenças podem somar para se obter um bom resultado. O FAES iniciou as atividades na escola Luz e saber no mês de outubro, desde então vem promovendo jogos na metodologia Esporte 3 todas as terças e quintas. 



Projeto FAES promove intercâmbio entre turmas de Valilândia e alunos da APAE 




Alunos do curso de pedreiro iniciam aulas práticas

O curso de pedreiro polivalente do Qualifica Bahia, em parceria com a prefeitura municipal, que está profissionalizando 20 valentenses, gratuitamente, concluiu a etapa teórica na segunda-feira, dia 09, e, na manhã desta terça-feira (10), os cursistas receberam equipamentos de proteção individual (EPI) e já iniciaram as aulas práticas, supervisionados pela professora arquiteta Manuela Cleliane.

A primeira experiência dos cursistas é na construção de cisterna e aviário do Projeto 2ª Água, desenvolvido no município através de parceria entre o Governo Valente e CONSISAL.

Entre os equipamentos fornecidos aos aprendizes de pedreiro estão capacete, luvas e óculos, bem como bota e máscara. As aulas têm previsão de acontecerem até dia 08 de dezembro/2015, após cumpridas a totalidade de carga horária, os participantes receberão certificado para atuar na área.


Alunos do curso de pedreiro iniciam aulas práticas 


GOVERNO VALENTE: TRABALHANDO MAIS PARA QUEM MAIS PRECISA

Mais informações e fotos no site oficial do Governo Valente: www.valente.ba.gov.br 

ou na página oficial no facebook: Prefeitura Municipal de Valente-BA