terça-feira, 29 de setembro de 2015

PROJETO 2ª ÁGUA: GOVERNO VALENTE REALIZA ENTREGA DOS PRIMEIROS KITS


Enquanto vereadores tentam impedir o prefeito Ismael de trabalhar, este não descansa e procura alternativas para fazer os projetos acontecerem.

Moradores da comunidade de Tanquinho e comunidades vizinhas celebraram mais uma grande conquista do Governo Valente no fim de tarde desse sábado, 26 de setembro. Com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues, do deputado Afonso Florence, do secretário de Relações Institucionais Josias Gomes, e demais lideranças políticas, a família da senhora Otávia de Lima juntamente com mais 11 beneficiários receberam das mãos do prefeito Ismael Ferreira e do Presidente do Consisal e prefeito de Serrinha Osni Cardoso, os Kits do Projeto 2ª Água.

Os kits de Convivência com o Semiárido fazem parte do Kit 1 do projeto, composto por uma cisterna de produção com capacidade para 52 mil litros, uma horta de 92 metros quadrados, um aviário de 78 metros quadrados com 200 pintos e um banco de forragem.O projeto Segunda Água garante ainda um barreiro familiar com capacidade para 400 mil litros para cada Kit entregue, e 50 Barreiros Comunitários com capacidade para 22 milhões de litros distribuídos nos municípios. Ao todo serão entregues no município 100 kits.

Para o prefeito de Valente e vice presidente administrativo do CONSISAL Ismael Ferreira o ato de entrega do kit mostra o quanto é importante a parceria com CONSISAL e afirmou que o município continuará tendo ganhos com o projeto “ temos procurado, apesar de todos os desafios, trazer o máximo de benefícios para nossa comunidade e, temos trabalhado muito, para que essas e muitas outras famílias possam desenvolver suas atividades produtivas, agregar valor aos seus produtos e mudar de vida vivendo melhor com o campo.”

O jovem beneficiário Darlan Almeida, muito satisfeito comentou que o projeto chegou para beneficiar não só a sua família, mas também toda a comunidade. “Esse é um projeto muito importante visto que ele vem para agregar valor aos nossos produtos dando visibilidade a nossa comunidade. Gostaria de agradecer ao prefeito Ismael Ferreira por essa grande iniciativa junto ao CONSISAL em trazer para o município meios sustentáveis de convivência com a seca”.

O secretário de Desenvolvimento Rural do EstadoJerônimo Rodrigues pontuou que realizar a entrega dessas tecnologias para as famílias valentenses é dar a elas uma oportunidade a mais para melhorar de vida. “Estamos vivendo um grande sonho de melhor convivência com o semiárido, então, fazer a entrega de kit como esse, é dar as pessoas uma condição de que é possível melhorar a renda, ter autonomia e vier com dignidade e sustentabilidade no semiárido”.

Estiveram presentes também os vereadores Gabriel Mota, Zé de Zeli, Leninha, Rege Mota e Sissi de Daniel, secretários e diretores do Governo Valente, o presidente do PT Estadual , Deputado estadual Gika Lopes, coordenador da Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido (FATRES) Urbano Carvalho e lideranças políticas de municípios vizinhos. O projeto Segunda Água, é de iniciativa do CONSISAL, com apoio do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e a parceria dos municípios consorciados.












segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CONFIRA MAIS AÇÕES DO GOVERNO VALENTE: O TRABALHO NÃO PARA!


Prefeito faz entrega de títulos de posse em Valilândia


O prefeito de Valente Ismael Ferreira e os secretários e diretores do Governo Valente promoveram uma grande reunião na comunidade de Valilândia na noite do dia 21 de setembro na sede da Escola Municipal Amâncio José.  Além de estreitar ainda mais os laços com os moradores da comunidade, a pretensão do prefeito e sua equipe foi a de socializar informações sobre os projetos que estavam tramitando na câmara, tirar dúvidas e ouvir a comunidade e também realizar a entrega de 60 títulos de posse aos moradores das Casas Populares de Valilândia.

Inicialmente o prefeito relatou para a comunidade presente o que de fato havia acontecido em relação aos projetos que não foram colocados em votação e perderam o prazo (Projeto Mais Esporte e Projeto Cisternas). Pontuou também sobre os desafios e conquistas do governo durante esses três anos de gestão. Em seguida abriu-se a roda de conversa para que os presentes pudessem tirar dúvidas e fazer sugestões. Os secretários Rodrigo Carneiro (Administração), Carlília de Cássia (Educação), Agnaldo Oliveira (Saúde) e Érika Simões Murilo Corrêa (gabinete) e o vereador Zé de Zeli estiveram presentes reforçando ainda mais o compromisso com a comunidade.

Após o bate-papo, foram entregues através da Secretaria Municipal de Assistência Social 60 títulos de posse para os moradores das Casas Populares. Com o título de posse os moradores já podem obter financiamentos bancários e cadastrar água e luz em seus nomes. Ainda de acordo com o prefeito Ismael a ideia é dar continuidade a esses encontros nas comunidades rurais não só para falar dos desafios mas também para sensibilizar os moradores a caminhar juntos com o Governo em prol de uma Valente cada vez melhor.



Prefeito realiza reunião com moradores de Valilândia e faz entrega de títulos de posse






Secretaria de Desenvolvimento e SEBRAE realizam curso para microempreendedores individuais de Valente



Microempreendedores individuais valentenses e estudantes do curso de Administração da FARJ/FACITE participaram na noite de quinta, 24 de setembro no auditório da prefeitura de um curso promovido pelo SEBRAE em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente por meio da Sala do Empreendedor.

O curso “Sei/Empreender” que foi ministrado pela consultora Márcia Evangelista discutiu sobre reconhecimento do que é empreender, identificar fatores que contribuem para o sucesso do empreendimento bem como reconhecer a importância de assumir responsabilidades dentro e fora do seu empreendimento. A consultora utilizou dinâmicas descontraídas, trabalhos em grupo e vídeos para que os participantes compreendessem de forma mais clara os temas trabalhados.

Na oportunidade a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tânea Rios fez uma fala motivadora no sentido de que os empreendedores devem buscar participar constantemente dos treinamentos e cursos promovidos pela secretaria e SEBRAE, no intuito de desenvolver seu negócio com criatividade e sustentabilidade.

Para a empreendedora Sonete dos Santos que recentemente formalizou o seu negócio na Sala do Empreendedor os cursos fornecidos pelo SEBRAE vem estimular e auxiliar para um bom andamento do negócio. “Gostei muito do curso. Como eu sonho alto e pretendo ampliar o meu negócio, nada melhor do que participar dos cursos e pôr em prática o que foi socializado aqui”.

A Agente de Desenvolvimento do Município Rosenilda Cunha, que está a frente da Sala do Empreendedor se diz contente com os resultados que a parceria da secretaria e SEBRAE vem trazendo para os microempreendedores de Valente. “É satisfatório ver o quanto as pessoas tem se empenhado a aprender e cuidar do seu negócio. Para nós é gratificante, pois os desafios são grandes, porém, a força de vontade de cada um de nós faz com que o trabalho flua, os empreendedores adquiram mais confiança e sigam adiante com seus sonhos”.



Secretaria de Desenvolvimento e SEBRAE realizam curso para microempreendedores individuais de Valente 






Valente sedia Conferência Territorial dos Direito da Criança e do Adolescente


Os 20 municípios do Território do Sisal estiveram reunidos nos dias 24 e 25 de setembro na III Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente que aconteceu na Casa da Cultura em Valente para discutirem em cima do tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes”.  O evento que foi promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Prefeitura Municipal de Valente teve como principal objetivo garantir a implementação da política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes a partir do fortalecimento dos Conselhos.

Iniciando os trabalhos, a Orquestra Faça Mais Bonito da Escola Denilson Cruz Silva/COMBACIN fez uma bela apresentação musical. Em seguida houve a composição da mesa para saudação das lideranças presentes e discussão do tema. Na oportunidade compuseram a mesa, o presidente do CECA, Edmundo Ribeiro, a Assistente Social Isnara Arapiraca, os vereadores Zé de Zeli, Leninha, Rege Mota, a presidente do CMDCA Rosenilda Guimarães, Tytta Ferreira representando o mandato da deputada Moema Gramacho, a secretária Erika Simões, a coordenadora do CODES Nayara Silva, representantes do NUCA e Conselho Tutelar. Todos saudaram os presentes e destacaram a importância da participação de cada um em prol da construção do Plano Decenal que irá orientar e cobrar do poder público na esfera federal a implementação de políticas que efetivamente garantam os direitos infanto-juvenis.

A palestra norteadora para as discussões ficou por conta do presidente do CECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edmundo Ribeiro. Em seguida houve a divisão de grupos para junção e otimização das propostas levantadas pelos municípios do território, propostas estas que foram construídas nas conferencias municipais, ampliadas na territorial e posteriormente aprovadas e encaminhadas para a 9ª Conferência Estadual.

Já o segundo dia de conferência, 25, os grupos apresentaram para apreciação e aprovação as propostas que serão levadas para a 9ª Conferência Estadual que acontecerá de 04 a 06 de novembro em Salvador.  Entre as propostas estão: Criar e estruturar a Casa dos conselhos em todos os municípios do estado da Bahia; Criar a secretaria municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e a criação e implantação da Casa/Lar para atendimento a crianças e adolescentes em caráter regional. O prefeito Ismael Ferreira esteve prestigiando o evento e aproveitou a oportunidade para parabenizar conselheiros e delegados pelo empenho de ter como prioridade a defesa dos direitos das crianças e adolescentes do território do sisal bem como reforçar o seu compromisso enquanto gestor para dar todo apoio necessário para garantir o que é de direito a comunidade infanto-juvenil de Valente.



Valente sedia Conferência Territorial dos Direito da Criança e do Adolescente 







13 escolas e mil atletas participam do JEJ 2015 

Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), realizados nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro pelo Governo Valente, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da equipe Criação - Criando Ações Através do Esporte promoveu integração, diversão, competitividade, interação social e muito esporte nos dois finais de semana. O evento que envolveu de forma direta aproximadamente 1.000 atletas de 13 escolas da rede pública, privada e especial de fundamental II, ensino médio, SCFV e EJA, com categorias masculina e feminina, sub 14, sub 17 e livre, teve a edição 2015 encerrada na tarde de sábado, dia 26, no ginásio municipal de esportes, onde as delegações que alcançaram melhores resultados nas disputas foram premiadas com troféus e medalhas. Escola e alunos destaques nos jogos também foram premiados.

A escola premiada destaque foi a Luiz Eduardo Magalhães, o título de atleta masculino destaque foi conquistado pelo aluno do Piaget, Pedro Henrique, e de atleta destaque feminina pela estudante... do Centro Educacional de Santa Rita de Cássia.

Para a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlília de Cássia, o JEJ, esse ano, mais uma vez cumpriu o seu objetivo de proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de participar de um evento tão grandioso que envolve a família, escola e comunidade, promove sociabilidade e lazer através do esporte e quebra um pouco a rotina da sala de aula. “É sabido que a educação acontece também por meio do esporte. Essa interação que os alunos têm com outros estudantes de outras escolas é um momento ímpar também de troca de experiências, os estimula a dedicarem-se para terem bom desempenho e vencer os desafios nas competições, mas, não é somente o título de campeão das modalidades que importa, todos os participantes são ganhadores, os ganhos são, principalmente, sociais, e é pensando nisso que a gente da equipe do governo municipal se empenha para promover eventos como esse”, salienta a secretária.

A primeira e segunda fase dos jogos que envolveram as modalidades esportivas de Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal, Boleado, Society e Xadrez foram realizados em quatro espaços diferentes: no Ginásio de Esportes, na Praça Nemésio Martins, no Clube da APAEB, e no Clube Umburana.  

Veja abaixo os resultados, bem como os campões de cada modalidade e categoria.

13 escolas e mil atletas participam do JEJ 2015 



Palestra com o tema Vida Sim, Cigarro Não é realizada em Minação

Com o tema Vida Sim, Cigarro Não, a Unidade de Saúde da Família do Conjunto Habitacional Roberto Nascimento de Oliveira (Casas Populares), coordenado pela enfermeira Taísa Freitas, promoveu na terça-feira (22), em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) no bairro Minação, uma palestra educativa sobre uso abusivo do cigarro.

O evento em Minação contou com palestra ministrada pelos profissionais de saúde, e o médico da USF, Renan Couto (odontólogo), Danilo Madureira (médico) e Jackline Oliveira (Fonoaudióloga do NASF).

No início deste mês, uma palestra com mesmo o tema foi realizada também nas Casas Populares.


Palestra com o tema Vida Sim, Cigarro Não é realizada em Minação





GOVERNO VALENTE
Nossa Terra é a gente que faz
PREFEITO ISMAEL FERREIRA 


Para mais informações, fotos e notícias, acesse:

Site: www.valente.ba.gov.br 

Facebook: Prefeitura Municipal de Valente-Ba

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PALADINO DA MORAL E DOS BONS COSTUMES: AÉCIO NEVES USOU AERONAVE OFICIAL DURANTE SEU GOVERNO EM MG 124 VEZES EM VIAGENS SÓ PARA O RIO DE JANEIRO, MAIS DA METADE DAS VEZES, AOS FINAIS DE SEMANA


“Aécio Neves, que diz que é o homem mais correto do mundo, figura agora nos jornais porque nos finais de semana, quando era governador de Minas, fez mais de 120 viagens entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro. Não sei se para administrar o Rio, ou pelas praias, com aquele sol maravilhoso, pode ser que ele resolveu ir por isso.", provocou um deputado.

O senador, ex-candidato à presidência da república e presidente do PSDB, Aécio Neves, utilizou aeronaves oficiais para ir ao Rio de Janeiro por 124 vezes no período em que comandou o Estado de Minas Gerais, entre janeiro de 2003 e março de 2010.
O dado, revelado em documento divulgado pelo governo do Estado de Minas, é assinado pelo secretário de Estado de Minas, Marco Antônio de Rezende Teixeira e mostra que os aviões oficiais de Minas foram utilizados 159 vezes nos últimos 13 anos tendo como destino o Rio. Com isso, as viagens de Aécio ao Estado vizinho correspondem a 77,9% do total registrado no período.
Os dados mostram, ainda, que entre 2008 e 2009, Aécio usava a aeronove com frequência para se deslocar até Florianópolis, onde morava a namorada do danado.
Panelaços?

Aécio Neves: O paladino da moral e dos bons costumes usava o avião oficial do governo para farrear.

"CROTÁLARIA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI", PROJETO DE ESCOLA MUNICIPAL DE VALILÂNDIA É ESCOLHIDO POR SERVIÇO NACIONAL PARA INTERCÂMBIO


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na manhã de sexta, 18, por meio da Coordenação do Despertar, um encontro do Grupo de Estudos do Programa Despertar de Valente (GED). O objetivo foi socializar as experiências que foram desenvolvidas durante o ano bem como apresentar os projetos de intervenção social elaborados pelos professores.

Na oportunidade, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente Tânea Rios fez uma conversa breve com os participantes do encontro a respeito dos projetos desenvolvidos e coordenados pela referida secretaria bem como destacou a importância de cuidar do meio ambiente e desenvolver ações inovadoras e sustentáveis para uma convivência harmoniosa entre as pessoas e o meio em que vivem.

Logo após o bate papo, professores das escolas que trabalham com o Despertar apresentaram seus projetos de intervenção social para que a banca avaliadora pudesse conhecer, avaliar e caso esteja dentro dos critérios, selecionar para participar do encontro em Miguel Calmon. 

A banca avaliadora foi formada por um representante do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Fundação Apaeb e Secretaria de Agricultura e Meio ambiente. Após as apresentações foi escolhido o projeto "Cidadania Solidária: Crotalária no Combate ao Mosquito da Dengue e Chikungunya" da Escola Municipal Amâncio José da Cunha, da comunidade de Valilândia. O projeto selecionado será apresentado em um intercâmbio na cidade de Miguel Calmon.



SENAR seleciona Projeto de Valente para intercâmbio em Miguel Calmon 

CRISE CHEGA À REGIÃO DO SISAL: DEPOIS DO PREFEITO DE RETIROLÂNDIA ANUNCIAR ATRASOS DE SALÁRIO, PREFEITO DE SÃO DOMINGOS CONFIRMA ATRASOS EM ALGUNS SETORES


Depois de o prefeito André Martins, de Retirolândia, anunciar no maior portal de notícias da região do sisal, o Calila Notícias, que iria atrasar salários por conta da crise econômica pela qual o país passa, o prefeito Nafitel Ramos, de São Domingos, em entrevista ao programa Rádio Comunidade, da Valente FM, confirmou atrasos em alguns setores da administração pública.

Outros municípios da região já passam por situação semelhante.

Em Queimadas, o prefeito Tarcísio, até então não tinha problemas em administrar o município, "Os recursos vinham dando para suprir as demandas, mas não conseguimos resistir à crise", afirmou.

Em Nova Fátima a situação não é diferente.

O problema é que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está caindo em ritmo acelerado desde 2011, e neste mês de setembro, alguns municípios chegaram a receber menos da metade dos recursos recebidos em setembro daquele ano.

"Imagine que nos últimos cinco anos tudo subiu, daí a receita do município diminui drasticamente... fica praticamente impossível administrar, é impossível não atrasar, é impossível continuar ou iniciar obras... Não dá para gerir o município", afirmou o prefeito de Capim Grosso.

Outro grande problema para os municípios é em relação a folha de pagamento. Em janeiro próximo o salário mínimo terá um reajuste de cerca de 30% e irá impactar a folha dos municípios. Num município do porte de Valente, por exemplo, a folha poderá ser onerada em meio milhão de reais, quando contabilizados também os impostos sobre a mesma.

"Ou se paga apenas a folha dos funcionários ou se presta os serviços públicos necessários à população. As duas coisas, do jeito que as coisas estão, não dá para fazer. Por isso muitos prefeitos começam e paralisam as obras e atrasam os salários de alguns setores da administração pública", afirma a prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânea Matos.

“Você sonha muito, quando entrei na política foi em 1975 como vereador na cidade de Valente, e sonhava São Domingos cidade, dizia: vai se emancipar e eu vou ser prefeito. Era um sonho meu, sonhava, ainda, fazer uma administração diferenciada, mas infelizmente deu tudo errado, fui prefeito na pior hora possível, não contava com esta crise logo quando estava realizando o meu sonho, daí a gente perde o estimulo, por isso não quero ser mais político, vou concluir o meu mandato e, Deus permitindo, vou me dedicar mais a igreja, servir mais a Deus”, desabafou Nafitel Ramos, prefeito de São Domingos.

IMG_20150916_122714345
Nafitel: Me desiludi com política. Pensei que, sendo prefeito, podia fazer mais pelo povo de São Domingos, não consegui.

sábado, 19 de setembro de 2015

GOLPE: PSDB E PMDB TRAMAM IMPEACHMENT DE DILMA. STF PODE BARRAR TENTATIVA.


Fora do poder há mais de dez anos e ainda inconformados com a derrota na última eleição, o PSDB de Fernando Henrique e Aécio Neves continuam a costura na tentativa de Golpe contra a presidente Dilma. 

São Paulo - O PSDB já articula o impeachment da presidente Dilma Rousseff com o vice Michel Temer. Contudo, deixou claro que é o PMDB, partido da situação, que precisa liderar o movimento.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, três líderes do PSDB passaram o mesmo recado a Temer: Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso. Para os tucanos, o partido só deve conduzir o impeachment se for chamado ao debate público. Se isso for feito, não haveria como negar o "pedido de ajuda".
Aécio se encontrou com Temer no último dia 11 e falaram sobre o movimento pró-impeachment. No mesmo dia, Temer recebeu Serra em sua casa, em São Paulo.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar da Revista VEJA, alguns pontos foram acordados dentro do PSDB.
O primeiro: na avaliação majoritária do partido, Dilma ainda tem que sangrar mais alguns meses pelo menos antes do impeachment.
Outro ponto de acordo é que a maioria do partido apoiaria o Congresso no caso de um novo governo, mas não iria buscar cargos na administração federal. Somente José Serra já deixou claro que quer participar de um eventual governo Temer.
O Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser a barreira que o PSDB pode encontrar na tentativa do Golpe de Estado que planeja, pois, segundo especialistas, o Golpe travestido de impeachment (impedimento) é juridicamente insustentável, e o STF, guardião da Constituição e incorruptível (pelo menos até aqui), não permitirá a abertura de um precedente de tamanha periculosidade que poderá comprometer o futuro do país.
O PSDB fomenta a volta da Ditadura que tantas vidas ceifou nas décadas de 1960, 1970 e 1980.


SETAF É INAUGURADO EM SERRINHA: CERCA DE 60.000 FAMÍLIAS DA REGIÃO DO SISAL SERÃO ATENDIDAS


Com a chegada do 12º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), inaugurado nesta quarta-feira (16), no município de Serrinha, serão atendidas 58 mil famílias de agricultores do Território de Identidade do Sisal. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Os Setafs têm o objetivo de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos e são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. Outros órgãos do governo também terão representação em alguns Serviços, a exemplo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Bahia Pesca. 
De acordo o secretário Jerônimo Rodrigues, a SDR foi criada para o interior do estado e é voltada para a agricultura familiar. “Precisávamos de uma estratégia em que estivéssemos mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Concebemos, então, a estratégia de criar em cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia um órgão que junta todas as nossas instituições, que é a CAR, Bahiater e CDA. Também teremos a aproximação de representações do Colegiado Territorial e dos consórcios. É a nossa unidade de planejamento para atuarmos com mais vigor na agricultura familiar”. 
A coordenadora da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela Araújo, disse que o Setaf vai fazer a diferença para os movimentos sociais e para todos os agricultores familiares da Bahia. “Esse serviço é também resultado da nossa luta. É fruto de uma política de um governo, que pensa no desenvolvimento de todo o estado, do urbano ao rural. É um instrumento que vai aproximar o governo dos agricultores, onde eles precisam”. 
O diretor da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) e representante de todas as associações da região, Gerlândio Lima, recebeu com “satisfação’ a chegada do Setaf ao Território do Sisal. “É um lugar onde o homem do campo vai sentir que tem um apoio dos diversos órgãos que compõem esta secretaria”. 
Semaf - Os Setafs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados pelas prefeituras que tiverem interesse. Durante o evento, prefeitos dos municípios de Candeal, Cansação, Ichú, Itiúba, Nordestina, Quijingue, São Domingos, Barrocas, Teofilândia, Valente, Araci, Santa Luz, Retirolândia, Conceição do Coité e Serrinha assinaram o termo de adesão ao Semaf. A unidade objetiva promover a articulação, gestão e implementação de políticas para execução, na base municipal, atuando de forma integrada com o Setaf.
A importância da adesão das prefeituras do Território ao Semaf foi destacada pelo diretor da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres), Urbano Carvalho, que representou todas as cooperativas da região na cerimônia. “Esse é um momento muito importante para a região sisaleira. Cada município que aderir ao Semaf fortalece a relação com o agricultor e vai ter uma ‘porta’ por perto para bater, resolver suas questões e tirar dúvidas”.
Estiveram presentes na inauguração o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, prefeitos, vereadores dos diversos municípios do Território de Identidade, agricultores familiares, membros de cooperativas e associações.

Segundo o diretor executivo do CONSISAL, José Silva, "Este é o PT que a grande mídia não mostra, são ações como esta que mudam a realidade do povo brasileiro, é inegável a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, e em especial o do povo nordestino, desde que o PT assumiu o poder, com Lula, em 2003". 

GOVERNO VALENTE ABRE COM GRANDE EVENTO JEJ 2015


O Governo Valente, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da equipe do CRIAÇÃO – Criando Ações Através do Esporte, promoveu na noite de sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ – 2015). O público que lotou o ginásio pôde prestigiar apresentações da Fanfarra Municipal Boi Valente, Capoeira, Ballet, Jiu-Jitson, Boxe, Ginástica Rítmica da Bahia e desfile das delegações e suas modalidades.

Antes da abertura dos jogos, a tocha do JEJ 2015 percorreu as escolas da sede que estão participando das competições que este ano conta com 12 modalidades esportivas: Caratê, Jiu-Jitsu, Muay thai, Capoeira, Ballet, Skate, Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal e Ciclismo.
O evento que acontece em dois finais de semana, nos dias 19, 25 e 26/09, envolve de forma direta aproximadamente 1.000 atletas das escolas da rede pública, privada e especial de fundamental II, ensino médio e EJA, com categorias masculino e feminino, na faixa etária de 11 a 18 anos.

Após a solenidade, foram realizados jogos de três modalidades. E, neste sábado, durante todo o dia, mais partidas aconteceram no ginásio, no clube da APAEB e no Colégio Piaget. 

Os jogos continuam no próximo final de semana.



Governo Valente abre com grande evento o JEJ 2015 


Mais fotos na página oficial da prefeitura de Valente no facebook: Prefeitura Municipal de Valente-BA

domingo, 13 de setembro de 2015

CONFIRA AS AÇÕES DO GOVERNO VALENTE NA ÚLTIMA SEMANA


CONTINUA A TODO VAPOR PAVIMENTAÇÃO DE RUAS EM VALENTE:
 Rua 'dos Ciganos' é a contemplada da vez

Pavimentação de ruas tem se tornado uma marca do Governo Valente. Desde que assumiu a gestão pública municipal, o prefeito Ismael Ferreira, tem buscado promover o desenvolvimento da cidade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Todas as áreas têm recebido atenção especial, e com a infraestrutura das ruas não tem sido diferente, inúmeras já foram pavimentadas, a contemplada da vez é a Rua Antônio Calixto, mais conhecida como Rua dos Ciganos. Lá estão em andamento 1.120 m² de calçamento em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Para o prefeito, a ação é essencial para a melhoria da circulação de pessoas e da mobilidade pública local trazendo também vantagens para a saúde, diminuindo significativamente problemas como poeira, erosão e a má condição das vias e ruas.



‘Rua dos Ciganos’ é a contemplada da vez com pavimentação 


Caravana Municipal de Ciências compartilha experiências nas escolas de Valente

A I Caravana Municipal de Ciências segue a todo vapor pelas escolas municipais de Valente. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, integrantes do Clube de Ciências juntamente com o coordenador Adaltro Araújo continuam a realizar um trabalho demonstrativo e incentivador no que se refere à pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de ciências. Durante o dia de quinta,10 de setembro, foi a vez da Escola Cecília Meireles receber a equipe.

Durante o evento, os alunos conhecem os diversos projetos e maquetes que foram desenvolvidos pelos participantes do clube, podendo também tirar dúvidas de como iniciar ou produzir algo relacionado à temática. De acordo com Adaltro além de popularizar a ciência a ideia da Caravana é motivar os alunos a participarem da 1ª Feira Municipal de Ciências que acontecerá em outubro bem como divulgar as ações do clube que atualmente funciona no Colégio estadual Wilson Lins.

“Este tipo de iniciativa, além de inovadora no município, é muito interessante porque possibilita aos alunos a aproximação com a ciência, além de expandir os conhecimentos dos estudantes sobre projetos de iniciação científica e até questões ligadas à tecnologia, de forma prática e lúdica, contribuindo para ampliar ainda mais o processo de ensino aprendizagem dos estudantes.” Comentou contente a Secretária de Educação Carlília de Cássia.

A iniciativa da ação partiu de um projeto “Ciência em Todo Canto” que existiu no Clube de Ciências e com o incentivo e interesse da Secretaria de Educação estabeleceram uma parceria para que o projeto fosse apresentado nas escolas.

O coordenador municipal de Ciências Adaltro Araújo comentou que o objetivo foi alcançado e se sentiu grato pela receptividade das escolas. “É uma sementinha que estamos plantando e esperamos que a mesma germine, cresça e dê frutos. Percebemos que além de mobilizar as escolas para a Feira provocamos algo maior nos estudantes, fizemos eles refletirem sobre as formas e práticas de aprendizagem e como elas acontecem de forma simples. Todas as escolas foram bastantes receptivas e os alunos deram show de comportamento. Então eu vejo a escola cumprindo com a sua função social, que perpassa pelo empoderamento do aluno e o engajamento do mesmo nas formas de aprender, nas questões sociais e no seu cotidiano.”

As atividades da Caravana seguem durante todo mês com local e horários a serem definidos pela equipe. 



Caravana Municipal de Ciências compartilha experiências nas escolas de Valente 



Valente participa de 5º Ciclo de 
Capacitação do Selo Unicef

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente juntamente com a comissão Intersetorial do Selo Unicef do município de Valente participaram no dia 10 de setembro em Feira de Santana do 5º Ciclo de Capacitação para Aprimoramento das Politicas Públicas Voltadas para as Crianças e Adolescentes. Além de socializar como andam os trabalhos do Selo no município e como otimizar suas as ações na região, o objetivo principal do encontro foi para conversar e debater sobre a implementação da Plataforma Virtual de Acompanhamento. Esse espaço virtual servirá para os municípios relatarem suas ações e atividades na edição 2013-2016 que posteriormente serão avaliadas pelo UNICEF.

Para o jovem Alisson Lopes integrante do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) o encontro foi muito produtivo, sobretudo pela ideia de se criar uma plataforma onde o município poderá compartilhar suas ações com os demais. “Gostei muito do encontro. Foi muito dinâmico e esclarecedor, e essa ideia de termos a Plataforma Virtual de Acompanhamento, para nós é muito bacana pois será uma ferramenta a mais de divulgação e acompanhamento do que estamos desenvolvendo no município”.


Valente participa de 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado 



NASF de Valente realiza caminhada e palestra motivacional para os Agentes de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Valente através da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) realizou no dia 08/09 no Sítio Bom Jardim, mais uma atividade do projeto “Cuidando do Cuidador”. Inicialmente os participantes, Agentes Comunitários de Saúde, participaram de um momento de relaxamento e reflexões na Praça Nemésio Martins. Na oportunidade, houve também alongamentos realizado pelo educador físico Romero Araújo e a caminhada  seguindo até o local da atividade.

Já no sítio a psicóloga Cristina Arcanjo realizou uma roda de conversa com os Agentes, onde, eles foram estimulados a refletirem sobre possíveis resolutividades, diante da troca de saberes e experiências dos mesmos. Também foram direcionados a incorporarem práticas integrativas, de autocuidado, e de lazer nas suas atividades cotidianas para assim proporcionar a continuidade deste cuidado, prevenindo os sintomas de adoecimento físico e mental e promovendo saúde.






Prefeitura e ASCOPEB dão início aos cursos de cabeleireiro e culinária do Qualifica Bahia

Através de parceria entre o Governo Valente e Governo do Estado, foi realizada na manhã desta terça-feira (08), a aula inaugural dos cursos de Cabeleireiro e Culinária pelo programa Qualifica Bahia. Em média, 40 alunos participarão de ambos os cursos com carga horária de 200h cada e receberão certificado ao final.

Em Valente, os cursos são ministrados pela ASCOPEB – Associação Comunitária Pedra Bonita de São Domingos-BA, que venceu edital público e foi contratada pela Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia – SETRE, como formadora e executora do programa no município.

Na aula inaugural, realizada no auditório da Prefeitura, os participantes de ambos os cursos foram recepcionados com café da manhã e receberam material didático e camisas. Estiveram presentes e dando as boas vindas às turmas, as secretárias Erika Simões e Carlilia de Cássia, o secretário Rodrigo Carneiro (representando o prefeito Ismael Ferreira), o vereador Rege Mota, a Diretora Geral da ASCOPEB - Lucineide Teixeira e demais integrantes da equipe que ministrará os cursos, bem como Diretores e Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação e de Assistência Social.

O programa Qualifica Bahia é uma ação governamental para formação social e profissional de trabalhadores da Bahia, desenvolvida em parceria com as prefeituras que manifestaram interesse em trazer para o seu município a oportunidade de qualificar e profissionalizar, gratuitamente os seus munícipes. Os cursos que estão sendo disponibilizados em Valente pelo Qualifica Bahia, foram requisitados pelas secretarias municipais de Educação e Assistência Social, com o intermédio do vereador Rege Mota.

Um curso de pedreiro também será realizado pelo Qualifica Bahia no município, a previsão de início é o próximo dia 12/09. E, outros dois, de Torneiro Mecânico e Mecânico de Automóveis, estes em parceria com o PRONATEC também serão ofertados. As pré-inscrições destes estão sendo feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada à Rua Otávio Mangabeira, nº 212 – Centro. Pessoas a partir de 18 anos de idade que tenham cursado o Ensino Fundamental I podem se inscrever, as vagas são limitadas. No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Número do NIS, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Prefeitura e ASCOPEB dão início aos cursos de cabeleireiro e culinária do Qualifica Bahia

Através de parceria entre o Governo Valente e Governo do Estado, foi realizada na manhã desta terça-feira (08), a aula inaugural dos cursos de Cabeleireiro e Culinária pelo programa Qualifica Bahia. Em média, 40 alunos participarão de ambos os cursos com carga horária de 200h cada e receberão certificado ao final.
Em Valente, os cursos são ministrados pela ASCOPEB – Associação Comunitária Pedra Bonita de São Domingos-BA, que venceu edital público e foi contratada pela Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia – SETRE, como formadora e executora do programa no município.
Na aula inaugural, realizada no auditório da Prefeitura, os participantes de ambos os cursos foram recepcionados com café da manhã e receberam material didático e camisas. Estiveram presentes e dando as boas vindas às turmas, as secretárias Erika Simões e Carlilia de Cássia, o secretário Rodrigo Carneiro (representando o prefeito Ismael Ferreira), o vereador Rege Mota, a Diretora Geral da ASCOPEB - Lucineide Teixeira e demais integrantes da equipe que ministrará os cursos, bem como Diretores e Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação e de Assistência Social.
O programa Qualifica Bahia é uma ação governamental para formação social e profissional de trabalhadores da Bahia, desenvolvida em parceria com as prefeituras que manifestaram interesse em trazer para o seu município a oportunidade de qualificar e profissionalizar, gratuitamente os seus munícipes. Os cursos que estão sendo disponibilizados em Valente pelo Qualifica Bahia, foram requisitados pelas secretarias municipais de Educação e Assistência Social, com o intermédio do vereador Rege Mota.
Um curso de pedreiro também será realizado pelo Qualifica Bahia no município, a previsão de início é o próximo dia 12/09. E, outros dois, de Torneiro Mecânico e Mecânico de Automóveis, estes em parceria com o PRONATEC também serão ofertados. As pré-inscrições destes estão sendo feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada à Rua Otávio Mangabeira, nº 212 – Centro. Pessoas a partir de 18 anos de idade que tenham cursado o Ensino Fundamental I podem se inscrever, as vagas são limitadas. No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Número do NIS, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.







Prefeitura e ASCOPEB dão início aos cursos de cabeleireiro e culinária do Qualifica Bahia 




Acompanhe as ações do Governo Valente pelo site oficial da prefeitura:www.valente.ba.gov.br e pela página oficial no facebook: Prefeitura Municipal de Valente

Governo Valente - Nossa Terra é a gente que faz