sábado, 30 de agosto de 2014

O discurso da "terceira via" é, sempre, tão atraente quanto perigoso. - Por Aleksim Oliveira



“Em minha opinião, a ascensão de Marina n pode ser considerada mais como “reflexo” pela comoção gerada da morte trágica de Eduardo Campos. Penso que possa ser outra coisa. No Brasil, os eleitores procuram administradores, gerentes, quando se trata de disputas municipais e estaduais. Nas eleições presidenciais, contudo, buscam talvez a personificação de uma “utopia” possível. FHC e Lula chegaram ao Planalto nas asas de grandes ambições. Hoje, é Marina quem aparece como a representação de uma ruptura profunda.

Talvez na visão do eleitorado a “utopia” associada a FHC possa ser sintetizada talvez pelas ideias de estabilização e modernização. Porém, abandonou a trilha das reformas e, borrou o horizonte “utópico” com as cores cinzentas da "capacidade gerencial". As candidaturas de Alckmin (2006) e Serra (2010) não foram previsíveis fracassos eleitorais, mas inegáveis desastres políticos. Assim, para esse eleitorado de agora, talvez Aécio seja um herdeiro da perda de rumo e, mesmo que tateie na direção correta, jamais conseguirá atravessar a fronteira do eleitorado tucano para seduzir a maioria desencantada. 

Já “utopia” associada a Lula na visão do eleitorado possa ser sintetizada pelas ideias de igualdade e justiça social. Inflado pelos ventos de popa da economia mundial, o potencial “utópico” pode ter durado talvez dois mandatos. E corre sério risco de se encerrar no quadriênio de Dilma. Talvez o eleitorado “ache” que reformas sociais praticamente esgotaram-se nas políticas de crédito e transferência de renda que ajudaram a estimular o consumo popular. Não sei se para o “Bem” ou para o “Mau”, mas, o mapa das intenções de voto (no momento) para Dilma, pode estar evidenciando a regressão política. O qual talvez tenha sido traçado para o poder entre os eleitores de alta e média escolaridade dos grandes centros urbanos. O eleitorado pode ter chegado a conclusão que Dilma não foi a “escolha” ideal de Lula.

Desta forma, Marina aparece como representação (talvez terceira “utopia”) para boa parte do eleitorado. O mapa do voto dela parece bastante inclinado para a direção do Centro-Sul e das maiores cidades, revelando assim talvez, que a vontade majoritária de “mudança” pode e/ou tende vim a se coagular em torno dela. A "nova política", (um tanto misteriosa) da candidata, traduz a ambição de recuperação do Estado como coisa pública, isto é, como instrumento dos cidadãos para a geração de bens públicos.

Porém, a "ruptura" proposta por Marina aninha-se na palha de um paradoxo. De um lado, a candidata investe contra os partidos adversários, apresentando-os como facetas polares da mesma "velha ordem" que deve ser superada. De outro, ensaia um estranho convite para que os dois partidos rivais dela ocupem lugares no seu “hipotético” governo. O q significaria a repentina abolição, por um mero ato de vontade, das divergências de fundo sobre o Estado, a economia e a sociedade que marcam o debate brasileiro desde o fim da ditadura militar.

O discurso da "terceira via" é, sempre, tão atraente quanto perigoso. Defini-la como a união dos polos políticos tradicionais equivale a dissolver a ideia de mudança no caldo ralo de um falso consenso. A finalidade utilitária de rebater a crítica que aponta as carências de uma estrutura partidária sólida e de quadros administrativos experimentados no movimento pró Marina. Contudo, atrás delas, divisa-se o espectro do governo de unidade nacional, recurso ao qual as democracias apelam somente em casos de guerra ou colapso social.

Assim, para esse eleitorado do momento eleições são sobre “verossimilhança”, não sobre verdade. Uma boa campanha eleitoral é aquela capaz de reduzir a distância entre uma e outra. Por enquanto, a “utopia” mudancista personificada em Marina circula na esfera da “verossimilhança”. 

O discurso da "terceira via" é, sempre, tão atraente quanto perigoso.

Por Aleksim Oliveira
Presidente da Liga Desportiva Valentense
Diretor do Hospital Municipal de Valente


Marina Silva
O discurso da terceira via é sempre tão atraente quanto perigoso.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A VIRADA JÁ COMEÇOU! PAULO SOUTO CAI NAS PESQUISAS MAIS UMA VEZ, RUI COSTA SOBE 10%


Mais uma pesquisa do Instituto Bahia, Pesquisa e Estatísticas (Babesp) foi divulgada hoje nos principais meios de comunicação do estado e os números apontam nova queda de Paulo Souto e ascensão de Rui Costa, fruto, afirmam especialistas, do inicio do programa eleitoral gratuito no rádio e na tv.

Na pesquisa estimulada Paulo Souto registrou 3 pontos a menos em relação a última pesquisa do mesmo instituto e aparece com 41% das intenções de voto. Rui Costa subiu 6 pontos e aparece com 21%. 

A diferença entre os dois principais candidatos considerando a margem de erro é de 16% em favor do ex-governador, mas será mais uma vez reduzida em outro cenário avaliado pelo instituto. 

Ainda considerando a margem de erro da pesquisa (de 2% para mais ou para menos) e levando em conta os números da senadora Lídice da Mata, que pode chegar a 14% neste cenário, a expectativa de um segundo turno para as eleições na Bahia é cada dia mais certa.

Um segundo turno entre Rui Costa e Paulo Souto também se desenha na pesquisa onde os candidatos são associados a seus principais apoiadores. O democrata foi associado ao prefeito ACM Neto e ao presidenciável Aécio Neves, o petista Rui Costa fora associado ao Governador Wagner e a Presidente Dilma. Neste cenário Paulo Souto cai ainda mais e aparece com 39% das intenções de voto, e considerando a margem de erro do instituto, a diferença junto a Rui Costa é reduzida à apenas 9%. Rui Costa pode aparecer com 28% contra 37% de Paulo Souto.

A pesquisa está registrada sob o nº BA-00010/2014, no TRE.

Apesar de estar em desvantagem nas pesquisas e os números apontarem cada dia mais para a disputa em segundo turno, o candidato Rui Costa acredita em sua vitória já no primeiro turno.

A pesquisa mostra ainda que Dilma conta com 54% das intenções de voto no estado.



Rui Costa apresenta crescimento continuo nas pesquisas
Paulo Souto quando não cai, fica estagnado



sábado, 23 de agosto de 2014

"RECEBEMOS DO BICHO SOUTO UMA BAHIA DE BURACOS" - DIZ WAGNER.



Chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais esteve em Juazeiro na última sexta
Ao pedir que a multidão reunida na praça pública em Juazeiro, para ouvir as propostas da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, como forma de fazer avançar as conquistas dos últimos anos, o governador Jaques Wagner deu uma informação à população de todos os municípios banhados pelo Rio São Francisco: o ministro dos Transportes, Sérgio Passos, assinou, nesta sexta-feira (22), a autorização para a reimplantação da hidrovia do Velho Chico, que voltará a ser um importante meio de transporte, de carga e passageiros. O governador ainda disse que a Bahia foi o Estado que mais reduziu a pobreza no Brasil e desafiou qualquer outro ex-governador a mostrar que fez mais do que ele, concluindo: “A Bahia não foi inventada com o PT, mas foi no nosso governo que a Bahia despertou para o povo e para o bem estar dos baianos”. No comício, realizado na sexta-feira (22), Rui Costa, candidato a governador, lembrou que a microrregião de Juazeiro já foi beneficiada com uma Universidade Federal e conta com 1.602 vagas de educação profissional e que, “enquanto o povo do jeito antigo de governar aprovou uma lei para proibir a criação de escolas técnicas, com Lula, Wagner e Dilma nós temos na Bahia, hoje, 33 escolas técnicas”. Depois de perguntar aos participantes do comício se eles sabiam que o ex-governador, “que está querendo voltar, nos últimos quatro anos que governou, não apresentou um projeto o governo federal”, Rui lembrou que o governador Jaques Wagner recebeu “a Bahia da buraqueira”. E completou: “Buraco nas estradas, buraco na saúde, buraco na segurança. Agora, ele entrega uma Bahia muito melhor”. "Recebemos do 'bicho solto' uma Bahia de buracos" - Concluiu o governador.
Otto Alencar, candidato a senador, observou que nada resiste ao trabalho e prometeu trabalhar, no Senado Federal, pelas reformas política e tributária e do Código Penal Brasileiro. “Vou lutar pelo fim da reeleição e o Brasil precisa, com urgência, fazer a reforma tributária, para que, quando o prefeito quiser calçar uma rua da cidade, possa fazer isso com o dinheiro do município”. Quanto ao código penal, ele disse que povo baiano não suporta mais que a polícia prenda uma pessoa e logo depois ela seja solta, “daí a importância de se reformar a legislação”.

Adversários não podem se comparar a governo, diz Dilma


Adversários não podem se comparar a governo, diz Dilma



A presidente Dilma Rousseff admitiu neste sábado (23) que o acesso às especialidades ainda é um "problema grave" da saúde pública, insistiu nas comparações com gestões anteriores às do PT, provocou os adversários dizendo que eles não podem se comparar ao governo e afirmou que acreditar no País é obrigação dos brasileiros em regime democrático, durante discurso para cerca de 200 apoiadores neste sábado, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O ato político suprapartidário reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de partidos que estão na campanha da presidente e também dissidências de concorrentes. Além do PT, estavam presentes filiados ao PMDB, PROS, PTC, DEM, PRB, PSB, PPL, PP, PTB, PDT e PR. Dilma destacou a participação dos municípios nos programas sociais, sustentando que iniciativas como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e o Mais Médicos, entre outros, só funcionam com a participação das prefeituras. Enquanto citava a contratação de 14,4 mil médicos para dar assistência básica a 50 milhões de brasileiros, Dilma reconheceu que o País ainda tem de resolver o "problema grave" do acesso às especialidades. "Ainda temos de dar muitos passos para criar um sistema de saúde de qualidade; temos de enfrentar o problema do acesso às especialidades, ao médico do coração, ao médico do pulmão, aos exames laboratoriais", avaliou, para afirmar que já foi dado "um passo imenso" com o Mais Médicos. Em diversos momentos do discurso de 35 minutos, a presidente comparou as ações dos governos petistas, iniciados com Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, com os anteriores e rebateu os críticos da gestão atual. "Antes da Copa do Mundo difundiram que o Brasil não tinha condições de fazer uma Copa à altura do Pais. Mentira! Fizemos a Copa das Copas e quem fez foi o governo federal e os governos estaduais, prefeituras de cidades-sede e o povo brasileiro, que deu show. Nós ganhamos de goleada fora do campo, infelizmente perdemos no campo", comentou, sobre o maior evento do futebol mundial. Dilma repetiu a acusação que vem fazendo, sem citar nome, ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de ter quebrado o Brasil três vezes diante de crises internacionais por não ter reservas financeiras suficientes e seguir o receituário recessivo de cortar salários e empregos e aumentar tributos e tarifas. Dilma sustentou que nas gestões petistas o Brasil aumentou suas reservas de US$ 38 bilhões para US$ 380 bilhões e pode "se dar ao luxo absoluto" de enfrentar a atual crise financeira internacional "garantindo emprego, assegurando salário e investindo em infraestrutura". Após as críticas, ela voltou a cutucar os concorrentes. afirmando que é a mais habilitada a tocar os projetos. "Nós fizemos; quem não fez não pode se comparar conosco", reiterou, para acrescentar: "Essa campanha vai colocar a verdade contra a desinformação, a ocultação de informações e a mentira a respeito do que fez o governo federal", afirmou Dilma.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CRISE NO PSB: "O Eduardo morreu. Quem manda agora sou eu" - COORDENADOR MILITANTE HISTÓRICO DO PSB DEIXA CAMPANHA DE MARINA


O pernambucano Carlos Siqueira, coordenador chefe da campanha de Marina Silva entregou o cargo na manhã de hoje motivado por um forte desentendimento com a ex-senadora acriana.

Nem Siqueira e nem outros assessores admitem, mas nos bastidores afirmam que Marina teria dito já em sua primeira reunião com a coordenação da campanha que esquecessem o Eduardo e que a candidata agora é ela. A suposta afirmação teria partido depois de Marina ter tido contestada uma decisão por um dos coordenadores, que teria evocado Eduardo Campos.

"O Eduardo morreu. Quem manda agora sou eu.", teria dito Marina Silva aos coordenadores, no que foi prontamente repreendida por Siqueira que entregou o cargo na hora.

"A senhora está cortada das minhas relações pessoais." - Teria dito o coordenador chefe à Marina.

A crise no PSB não acaba aí.

O escolhido por Marina Silva para ser seu vice tem envolvimento com as indústrias de agrotóxicos e armamentos, financiadoras de suas campanhas para deputado, o que não pegou nada bem junto a sociedade brasileira.

Também a coligação de Marina sofreu uma importante baixa com a saída do PSL e também motivado pela incapacidade de diálogo da presidenciável. O presidente do PSL, Luciano Bivar, já comunicou que não mais acompanhará o PSB.

"A nossa relação com o PSB é ótima, mas com a Marina não tem diálogo. Uma mulher arrogante e pretensiosa." - Afirmou Bivar.

Diante tantas barbeiragens políticas promovidas por Marina, o presidente do PSB, Roberto Amaral, já comunicou a Marina que ela deixará o partido depois das eleições, independente do resultado.

Marina, contudo, já se preparava para deixar o partido que a família de Eduardo Campos ajudou a fundar ainda na década de 1980, isto por que o REDE Sustentabilidade, partido criado por Marina já está operando a partir do próximo ano e já não saiu candidata própria agora por que o REDE teve o registro negado pelo TSE, que investiga fraude em sua criação.

Marina Silva: Instabilidade emocional 

VICE DE MARINA SILVA TEVE CAMPANHA FINANCIADA POR INDÚSTRIAS DE AGROTÓXICOS E DE ARMAS


O Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, já quase saiu em vias de fato com Marina Silva nas esplanadas quando esta era ministra do Presidente Lula.

Dos principais articuladores do projeto que liberou o plantio de soja transgênica no Brasil quando Marina Silva ocupava o ministério de meio ambiente, Beto Albuquerque e a ex-ministra já quase saíram em vias de fato (no braço, para ser mais direto) nos corredores das esplanadas.

Pesa sobre Beto Albuquerque o fato de ter recebido dinheiro de empesas de agrotóxicos e de armamentos, sendo dos maiores defensores destes dois segmentos no congresso nacional.

Marina Silva que apenas está no PSB (partido de Beto Albuquerque) mas pertence ao Partido Rede Sustentabilidade, que não ficou pronto a tempo para a disputa das eleições deste ano por indícios de fraude em sua constituição. O Rede Sustentabilidade veta em seu estatuto ligações, dentre outras, com indústrias de bebidas alcoólicas, agrotóxicos e de armamento, uma incoerência do ponto de vista de escolha do seu candidato a vice, que não só mantém ligações como defende a punhos de ferro estes ramos na câmara federal.

Albuquerque também é investigado por sonegação e por aumentar em 42 vezes o seu patrimônio desde que entrou para a política, em 1996.

O presidenciável Aécio Neves cobrou explicações de Marina. A ex-verde ainda não respondeu, e se não o fizer, Aécio se valerá da máxima do quem cala consente.


Beto Albuquerque tenta se defender na comissão de ética da câmara sobre lobby em favor de empresas de agrotóxicos e armamentos

Candidato a vice de Marina é defensor ferrenho do uso de produtos tóxicos na produção de alimentos

terça-feira, 19 de agosto de 2014

RUI COSTA ABRE SÉRIE DE ENTREVISTAS NA TELEVISÃO

Rui Costa - o governador de uma nova Bahia

Foto: Dilvugação
O candidato pela coligação Pra Bahia Mudar Mais abriu a série de entrevista da TV Bahia (emissora de tv de Acm Neto) com os candidatos ao governo do estado, na noite dessa segunda-feira (18). Rui disse que será o governador de uma nova Bahia, moderna, com estrutura e cheia de oportunidades. Questionado sobre os problemas de violência que envolve policiais, Rui afirmou que é preciso cada vez mais investir na capacitação e treinamento e os policiais que cometem delitos devem ser investigados e julgados para se fazer justiça. “Criarei corregedorias para as policiais civil e militar, porque queremos uma polícia cidadã. Temos que separar o joio do trigo, porque existem muitos profissionais que são pais de família e trabalham com dedicação e comprometimento para prevenir e solucionar crimes”. Quanto questionado sobre a greve de 72 horas da Polícia Civil, pela morte de policiais ele lembrou que o problema, infelizmente, ocorre em todo o país, não só na Bahia, porém pretende propor a criação de um Fundo Nacional de Segurança. “Precisamos de uma estratégia nacional de segurança”.  O candidato lembrou os investimentos feitos na gestão do governador Jaques Wagner, que encontrou o setor completamente sucateado. “Quando Wagner assumiu, mais de 50 cidades não tinham viaturas e o efetivo usava o velho revolver 38”, citou. “Vou criar o Bope, implantar três companhias especializadas, instalar cinco unidades do Grupamento Aéreo, fortalecer e avançar na melhoria das condições de trabalho”. Na área da Saúde, o petista apresentou a proposta de regionalização do atendimento, para o cidadão ter acesso a exames e especialidades médicas próximo do local onde mora. “Vou construir sete hospitais com capacidade para resolver problemas, fazer cirurgias e tratamentos de ortopedia, oncologia, por exemplo. Em quatro anos todas as regiões da Bahia estarão com capacidade para atender as demandas na área”. Rui explicou que a Bahia precisa de obras estruturantes, como a Ponte Salvador Itaparica. Segundo ele, o estado ficou muitos anos sem grandes obras e os projetos em andamento estão tirando mais de 50 anos de atraso. “A Ferrovia Oeste-Leste, planejada há meio século, não encontrou nenhum governante que tivesse garra ou coragem de fazê-la. A Bahia precisa avançar. Vejam o metrô? Ficou 14 anos parado e nós, em um ano, colocamos para funcionar”, exemplificou. “Vou terminar todas as obras que estão iniciadas e avançar mais construindo aeroportos e infraestrutura necessária para a Bahia crescer mais”.
Lembrando que o horário eleitoral gratuito começa hoje em todo o país e é uma oportunidade para o eleitor conhecer as propostas dos candidatos que estão se apresentando para dirigir pelos próximos quatro anos os destinos do seu estado.

domingo, 17 de agosto de 2014

TAPA NA CARA DO POVO: VEREADOR DIZ NA TRIBUNA QUE NÃO LEU PROJETO POR QUE FOI PRA FESTA


VALENTE

Candidato não virá mais a Valente

O candidato a deputado federal João Gualberto (PSDB) mandou um recado para o ex-prefeito cassado, que recebeu uma boa grana para conseguir uns votos no município para o postulante a uma vaga baiana na câmara dos deputados. Gualberto não virá mais a Valente durante a campanha. O motivo teria sido a vergonhosa recepção (foto abaixo) feita no último dia 19 de julho, em pleno sábado de feira livre, quando cerca de 40 pessoas apenas acompanharam o candidato numa caminhada pelas ruas do centro da cidade. Apesar de afirmar não vir mais à Valente, o candidato cobrou do ex-cassado que fizesse jus ao dinheiro colocado em suas mãos.

Candidato esperava ser recebido por 400, mas só 40 apareceram



Tapa na cara do povo de Valente: Vereador diz que não leu projeto por que foi pra festa

O vereador Rone Amaral (PP), sobrinho do ex-prefeito cassado, não votou num projeto na reabertura dos trabalhos legislativos na câmara de vereadores na última quarta-feira (13) depois de 45 dias de recesso justificando que não teve tempo de ler o projeto pois tinha ido a uma festa. O áudio que mostra a revelação do vereador pode ser adquirido na Casa da Cidadania.

Lugar de brincar é em outro lugar, vereador. Não quer trabalhar, pede pra sair.

Vereador diz que não apreciou projeto por que foi pra festa



BAHIA

Pesquisa divulgada por instituto de propriedade de ACM Neto mostra Paulo Souto com mais de 40% das intenções de voto, porém, num clássico caso de incoerência, a mesma pesquisa aponta vitória de Dilma na Bahia com mais de 55% das intenções de voto. Ora, até mesmo uma criança sabe que quem vota na turma do Fernando Henrique Cardoso jamais votaria na turma do Lula, conseguinte, os eleitores de Dilma jamais votariam em Paulo Souto. Os números deixam o instituto desacreditado e evidencia a manipulação (mais uma!) da pesquisa em favor do candidato do passado, Paulo Souto. 

Na pesquisa do Babesp, o candidato de Dilma na Bahia, Rui Costa, sobe de 8 para 16% na pesquisa estimulada e chega a 30% (apenas 6% atrás de Paulo Souto) das intenções de voto quando apresentado como candidato da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, considerando a margem de erro.

Sobre a pesquisa do instituto de Acm Neto, como disse o ex-governador Otávio Mangabeira, "Quando pensar num absurdo, na nossa Bahia haverá precedentes".

Rui Costa aparece com 30% e programas de tv e rádio ainda nem começaram



BRASIL

Vidente pobre

Vem sendo veiculado em alguns sites regionais e logo ganhará projeção nacional em redes tendenciosas como a Globo e a revista VEJA, uma suposta carta escrita em 2005 por um vidente paulista em que prevê, além do acidente que matou Eduardo Campos e outras seis pessoas na última quarta-feira, também o acidente com avião da Air France 447 que matou mais de 200 pessoas num voo que partiu do Rio de Janeiro com destino a França, em 2009 e, o suicídio cometido pelo ator Robbin Willians, semana passada. O vidente afirma ter registrado as previsões em cartório. O que mais intriga a população brasileira, no entanto, é como este vidente ainda não conseguiu ganhar na mega-sena.

A última de Marina Silva
A nova candidata a presidente pelo PSB, ocupando a vaga deixada por Eduardo Campos, e que obteve 16 milhões de votos em 2010 disputando o pleito pelo PV não tem o apoio sequer do seu estado, o Acre. Em 2010 Marina obteve apenas 80 dos 470 mil votos válidos no estado. Apesar de a revista VEJA (financiada pelo PSDB) apontar crescimento de Marina enquanto especialistas acreditam que ela não repetirá a façanha de 2010, pois acreditam ter acontecido com Marina naquela eleição o mesmo que ocorreu com Éneas (de 'meu nome é Éneas) em 1994 e com o palhaço Tiririca, eleito deputado por São Paulo. 

Mas o que mais chamou a atenção da imprensa e do povo brasileiro numa semana de intensa comoção pela morte de Eduardo Campos foi a frase da presidenciável Marina Silva,"Foi Deus quem não permitiu que subisse naquele avião", afirmou.

Ora, como ousa atribuir à providência divina o fato de não ter subido no avião que matou Eduardo Campos e outras seis pessoas é achar que Deus a preferiu em detrimento a todas as vítimas do acidente? Se achar beneficiária de uma providência divina numa TRAGÉDIA é se colocar numa posição superior à das vítimas, é como se achasse que Deus gosta mais dela do que do Eduardo Campos, ou do piloto, do co-piloto, do assessor, do fotografo ou do cinegrafista que morreram no acidente.

#CALAABOCAMARINA

Marina Silva
Nem o ACRE acredita nela

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

36% X 30%: RUI COSTA SOBE 100% NAS PESQUISAS, PAULO SOUTO CAI 5%.



A pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Bahia, Pesquisa e Estatística aponta crescimento de Rui Costa e queda de Paulo Souto. Em relação a última pesquisa divulgada, Rui Costa dobrou em intenções de votos junto aos baianos, enquanto Paulo Souto obteve uma ligeira queda.

A pesquisa revela também um eleitorado ainda distante do processo democrático de escolha de seus governantes, menos de 10% souberam apontar um candidato de sua preferência na sondagem espontânea, a que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados.

Na pesquisa estimulada Paulo Souto caiu dois pontos percentuais nas intenções de voto, Rui Costa dobrou de e chega agora a 16%. Se considerada 

A pesquisa mostra ainda outros números, como o nível de conhecimento dos candidatos junto ao eleitorado. Paulo Souto é conhecido por 95% dos baianos, pois já foi governador duas vezes e disputa sua quarta eleição consecutiva para o mesmo cargo. 

Rui Costa, por sua vez, é conhecido por enquanto por apenas metade da população, situação que deve mudar com o inicio dos programas eleitorais no rádio e na televisão, além da 'Caravana 13 Tá Passando Por Aqui', onde Rui é apresentado por Wagner como seu candidato, da Presidente Dilma e do Presidente Lula.

"Rui dobrando as intenções de voto é fruto dos trabalhos com a Caravana 13, trabalho este que será intensificado quando do inicio das inserções no rádio e na tv, quando aproximaremos ainda mais o Rui do povo baiano." - Afirmou Jonas Paulo, da executiva do PT.

A pesquisa mostra ainda um cenário ainda mais favorável a Rui Costa e a diferença para Paulo Souto pode ser de apenas 6%.

"O Paulo Souto já chegou no seu patamar de intenção de voto, não sobe mais, a tendência é só cair. O Rui é conhecido por apenas 60% da população e tem muito o que mostrar ainda e vai conquistar o povo baiano, Rui é como nós, é como você, é gente da gente. Imaginem que conhecido por pouco mais da metade da nossa população o Rui está apenas 6% atrás do Paulo Souto, imaginem quando o Rui chegar a 80, 90% de conhecimento junto aos baianos... é vitória no primeiro turno, sem dúvidas." - Afirmou Emiliano José, deputado federal.

O Governador Wagner também comentou os números da pesquisa, 'a virada já começou'.

"O nível de conhecimento de Rui ainda é muito baixo. Com o horário eleitoral, ele apresentando propostas para a Bahia mudar mais, mostrando seu valor como administrador competente, como jovem que botou o metrô para andar e tantas outras importantes obras nos quatro cantos do estado, com toda certeza vai crescer ainda mais. Já visitamos com a caravana 13 mais de 60 municípios desde a histórica convenção de 27 de junho, as pessoas vão conhecendo as propostas e percebendo quem é o melhor. Rui representa o novo, a esperança. Os baianos que tantos avanços conquistaram não querem retroceder, não querem voltar ao passado. A virada já começou." - Disse Wagner.

Na pesquisa estimulada que apresenta o candidato petista como o candidato de Wagner e Dilma, que é o que vai acontecer nos programas de rádio e tv, Rui Costa aparece com 28%. Na mesma sondagem, Paulo Souto, apresentado como candidato de ACM Neto e Aécio Neves, apresenta 38% das intenções de voto.

Considerando a margem de erro da pesquisa, Rui Costa pode chegar a 30% e Paulo Souto a 36%.

Este resultado do Babesp é semelhante ao do Vox Populi, que também apontou uma diferença direta de 6% entre os dois principais candidatos, com ligeira desvantagem de Rui Costa (32% x 26%).

Resultado considerando a margem de erro


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PRESIDENCIÁVEL EDUARDO CAMPOS MORRE EM ACIDENTE DE AVIÃO. MARINA SILVA DEVE ASSUMIR CANDIDATURA.


Avião com o presidenciável caiu a pouco em Santos, litoral de São Paulo.

Candidato a presidência pelo PSB, Eduardo Campos morre em queda de avião em Santos, litoral paulista.

Há exatos 9 anos, em 13 de agosto de 2005 morria Miguel Arraes. Um dos símbolos da redemocratização do país e ex-governador de Pernambuco, Arraes era avô do presidenciável Eduardo Campos, morto com outras seis pessoas (dois tripulantes) que estavam a bordo do jato que caiu agora a pouco em bairro residencial em Santos-SP, onde cumpriria agenda de campanha. Não há confirmação de mortes de moradores no entorno do local onde o avião caiu.

A aeronave decolou do Rio de Janeiro com destino ao Guarujá, mas quando se preparava para pousar o avião arremeteu por falta de condições climáticas. O ato de arremeter se dá quando o piloto decide já no percurso de pouso, abortar o procedimento e levantar voo novamente. Populares afirmam, no entanto, que a aeronave já se encontrava em chamas ainda no ar.

O Governador Wagner, o candidato a governador Rui Costa, a Presidente Dilma e o ex-presidente Lula emitiram notas de pesar e solidariedade junto a família de Campos e afirmam todos estarem em estado de choque com o ocorrido.

"O Brasil perde um político diferente, que ainda iria contribuir muito para o país." - Afirmou Dilma.

"O Brasil chora a morte de Eduardo. E não é para menos, pois o país perde de seus mais ilustres filhos." - Afirmou Lula.

"Também a Bahia sente a morte precoce de um político que contribuiu muito com o nosso estado vizinho Pernambuco e se solidariza com a família do Eduardo." - Disse Rui Costa.

Com a morte de Eduardo Campos, Marina Silva deve assumir a candidatura do PSB a presidência da República.

O PT, partido da Presidente Dilma e do candidato a governador da Bahia, Rui Costa, emitiu nota nacional suspendendo as atividades de campanha por 3 dias em todo o país em respeito a morte de Campos.


Eduardo Campos (de branco) com Dilma e Lula

Eduardo Campos a presidente Dilma

domingo, 10 de agosto de 2014

A REALIDADE: O BRASIL SEGUNDO OS BRASILEIROS. Por Aliefka Bijlsma, Escritora Holandesa.


"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting, a primeira empresa mundial de antropologia mundial, com tradição de 30 anos:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.


12. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

13. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

14. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? 

15. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

16. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

17. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

18. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.


É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL! Benditos sejam os teus filhos que não fogem à luta.



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

41 PREFEITOS DO PMDB, PSDB, PV, PSB E ATÉ DO DEM DECIDEM APOIAR CANDIDATO DO PT RUI COSTA. OPOSIÇÃO SÓ CONTA COM O APOIO DE APENAS 36 PREFEITOS EM TODO O ESTADO.



O que pode explicar a debandada de prefeitos dos partidos que formam a coligação de Paulo Souto (DEM) para apoiar o candidato do PT, Rui Costa?

Prefeitos do PMDB de Geddel, do PSDB do candidato à vice de Paulo Souto e até prefeitos do mesmo partido do candidato a governador decidiram e declararam apoio a Rui Costa (PT). E o número não para de crescer.

Será que o fato de o IBOPE em duas sondagens até aqui divulgadas apontar vitória de Paulo Souto ainda no 1º turno das eleições é o fator determinante e está fazendo com que mesmo os prefeitos dos partidos que formam a coligação de Paulo Souto estejam vivendo um Déjà vu? Não é para menos, afinal este mesmo IBOPE errou feio em 2006 quando apontou vitória de Paulo Souto no 1º turno e o resultado foi completamente o inverso, com vitória de Wagner, e no primeiro turno.

Os partidos que formam a coligação de Rui Costa administram 340 prefeituras em todo o estado e com a debandada dos prefeitos dos partidos que formam a coligação de Paulo Souto já são 381 prefeitos apoiando a candidatura de Rui, restando apenas 36 prefeitos apoiando Paulo Souto. Para se ter uma ideia, em toda a região sul do estado, Paulo Souto conta com o apoio de apenas dois prefeitos, cenário bastante similar aos das regiões Oeste, do Sisal e da Bacia do Jacuípe.

Como é possível acreditar numa pesquisa onde o candidato Rui Costa, que conta com o apoio do Governador Wagner, da Presidente Dilma, do Presidente Lula e de 381 (de 417) prefeitos da Bahia, apareça em tão larga desvantagem em relação a Paulo Souto. Por não acreditarem é que o instituto recebeu o nome de IBOPiada e virou motivo de chacota nos quatro cantos do estado.

Falam muito no eleitorado das duas maiores cidades do estado, a capital Salvador e Feira de Santana, mas os números e a história mostram que o carlismo nunca foi bem aceito nestas. Em 2002 Paulo Souto venceu as eleições para governador, mas perdeu feio para Wagner dentro de Salvador (56% x 36%), números que praticamente se repetiram em 2006 (56% X 34%). Em Feira de Santana José Ronaldo era o prefeito do município e sempre gozou de muito prestígio, o mesmo não se pode dizer de Paulo Souto, que perdeu na Princesa do Sertão para Wagner (53% x 39%).

Além de contar com apoio de 381 prefeitos, Rui Costa conta também com mais tempo de TV e Rádio que seu principal adversário, com um número, inclusive, 40% maior que o disposto por Wagner em 2010.


Numa busca rápida pelo Google é possível conferir alguns exemplos de prefeitos que formam a coligação de Paulo Souto, declarando apoio a candidatura de Rui Costa.


Futuro Governador Rui Costa (13)


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

RUI COSTA PROMETE COMPANHIAS ESPECIALIZADAS E HELICÓPTEROS EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO, A REGIÃO DO SISAL SERÁ CONTEMPLADA.


O futuro governador da Bahia, Rui Costa (13), garantiu que todas as regiões do estado contarão com companhias de polícia especializada no combate aos assaltos a bancos e carros fortes e também contra o tráfico de drogas. A região do sisal será contemplada.

As quadrilhas que estouram caixas eletrônicos, assaltam carros fortes e fazem a manutenção do tráfico de drogas estão cada dia mais organizadas e conseguem fugir porque a perseguição a carro é complicada, primeiro que quando se trata de assaltos a banco a primeira providência que tomam é deixar as viaturas sem condições de perseguição, furando os pneus e quebrando para-brisas.

O número de efetivos da polícia ainda não é o ideal para um estado do tamanho da Bahia, mas durante todo o governo Wagner o aumento não apenas no número de policiais como também na estrutura da polícia, militar ou civil, bateu todos os recordes dos governos anteriores. Hoje a população pode acompanhar o trabalho sendo realizado em viaturas novas, diferente do governo passado quando a frota estava em estado lamentável de sucateamento.

"Nós resolveremos o problema da segurança no nosso estado, problema este que não é de agora como a oposição quer que a população acredite." - Afirma Rui.

Em 2006, último ano do segundo mandato de Paulo Souto, a Bahia registrou um aumento de 87% no número de homicídios em relação ao último ano do mandato do ex-governador César Borges (2002).

"A oposição não tem muito pra mostrar e a mentira continua sendo a principal bandeira desse pessoal." - Conclui Rui.

Com a implantação de companhias especializadas e uso de helicópteros, que estarão a todo tempo em contato com todas as viaturas, os bandidos não obterão êxito nas fugas e acabarão presos. 



Pesquisa Vox Populi deve confirmar empate técnico entre Paulo Souto e Rui Costa