quarta-feira, 29 de maio de 2013

FINAL DE MAIO E INICIO DE JUNHO DE MUITA MOVIMENTAÇÃO EM VALENTE


Valente está bem movimentado neste final de mês e continuará no inicio de Junho, isto por que uma série de eventos estão sendo realizados quase que simultaneamente na cidade. É o Governo Valente promovendo debates e proporcionando informação, conhecimento e lazer para a população.

Ontem aconteceu no auditório do Sicoob-Coopere a Conferência das Cidades, com participação ativa da comunidade e de órgãos dos setores público e privado, realizada sob um tema bastante propicio para o atual momento que Valente vive: "Quem muda a cidade somos nós - Reforma Urbana Já!". Tema propicio por que o Governo Valente iniciou a poucos dias uma importante obra de urbanização no centro da cidade que modernizará principalmente o trânsito de Valente (veja matéria publicada aqui no blog) e que, ao menos neste sentido, antecipa em décadas o futuro.

Também iniciou-se ontem e finda hoje a Conferência Municipal de Educação, evento preparatório para a II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014). 

O evento, uma realização da Secretaria Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação, debaterá principalmente os temas: Educação e Diversidade; Justiça Social; Inclusão; Direitos Humanos; Gestão Democrática; Participação Popular e Controle Social.

Para o prefeito Ismael Ferreira (PT) as conferências são oportunidades para os valentenses participarem ativamente da gestão do governo.

"Nós prometemos uma gestão participativa, com debates junto a comunidade e com decisões em conjunto. Com estas conferências e seminários, estamos abrindo espaços para a sociedade se manifestar e discutir com a gente o futuro de Valente." - Afirmou Ismael.

A Conferência Municipal de Educação está sendo realizada na Casa da Cultura.

Já na parte de lazer, começa nesta sexta 31 de maio com abertura as 19 horas, o Zonal Valente de Futsal da XXI Taça Estado da Bahia, uma realização do Governo Valente em parceria com a Liga Desportiva Valentense.

A modalidade é Futsal Masculino Livre e oito cidades estarão participando. Além de Valente, Itiúba, Retirolândia, Conceição do Coité, Araci, Cipó, Feira de Santana e Itaberaba também se farão presentes com suas delegações.

Para o Presidente da Liga Desportiva Valentense, Aleksim Oliveira, o Governo Valente está de parabéns pela forma com que vem tratando o esporte em Valente.

"O prefeito Ismael merece nossas felicitações por que desde o inicio de sua gestão vem se dispondo e ajudando o esporte em Valente em parceria com a LDV, a prova disso é a Copa Rural em curso com a participação de 18 comunidades rurais do município e que conta com o total apoio do governo municipal. E não foi diferente com este evento que estaremos sediando a partir de sexta, tendo o prefeito inclusive autorizado uma ampla reforma no Ginásio Municipal de Esportes, que proporcionará mais conforto e segurança a nossa comunidade e as comunidades visitantes." - Afirmou 'Alex'.

Portanto, a partir de sexta-feira dia 31 de maio e até domingo dia 02 de junho, estará sendo realizado no Ginásio de Esportes o Zonal Valente de Futsal da XXI Taça Estado da Bahia. Abertura nesta sexta as 19 horas.

Na segunda-feira dia 03 de junho será realizada na Casa da Cultura às 14 horas a apresentação do Orçamento Participativo do Município para o período 2014/2017.

A apresentação do Orçamento Participativo a comunidade é mais uma etapa de cumprimento a promessa de campanha quanto a realização de uma gestão participativa pelo prefeito Ismael e a participação da comunidade é muito importante.

Também na segunda-feira dia 03 de junho, só que se estendendo até o dia 07 de junho, estará sendo realizada a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades em prol do meio ambiente, como Caminhada Ecológica, Distribuição de Mudas, Arrecadação de Óleo de Cozinha usado e de Garrafas Pet, sendo inclusive ofertado um prêmio pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de Meio Ambiente, a escola que mais arrecadas garrafas pet.

É o Governo Valente fazendo muito. E vai fazer muito mais.




segunda-feira, 27 de maio de 2013

VALENTE: PROFESSORA CRIA FALSOS BOATOS DE CONTAMINAÇÃO EM CRECHE


Ainda inconformada com a derrota de seu grupo político por 1.027 votos de diferença na eleição de 2012, quando o petista Ismael Ferreira venceu obtendo a maior votação da história do município, uma professora criou e disseminou um falso boato de que crianças alunas da Creche Municipal Aldacy Bahia Mota teriam sido contaminadas por medicamentos vencidos de combate a verminoses.

A verdade é que a professora, que é funcionária pública concursada, vem, desde que seu grupo político -que estava a 12 anos no poder-  foi derrotado nas urnas pela maioria dos valentenses, usando de artifícios nada éticos para tentar desmoralizar a nova administração municipal, talvez pelo despeito por conta de nunca se ter visto em Valente um inicio de gestão com tanto trabalho sendo realizado nos quatro cantos do município.

A professora em questão responderá um processo disciplinar pela mentira criada (aliás, mentir sempre foi o forte desse pessoal), e poderá até ser demitida por justa causa.

Os remédios em questão são distribuídos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para serem utilizados na campanha contra a verminose infantil, sendo todas as informações em seus rótulos em inglês, as datas de fabricação e validade são em ordem invertida (veja imagem).

Portanto, é mentira que crianças na creche municipal tenham sido contaminadas com remédios vencidos. Mais uma mentira -para não perderem o costume- dos adversários, inconformados com a derrota nas urnas e ressentidos por uma gestão que em apenas 5 meses já fez muito, e vai fazer muito mais.

Professora Simon Cristine, lugar de chorar é no pé do caboclo.



Remédios utilizados na Creche Municipal Aldacy Bahia Mota estão dentro do prazo de validade.


 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

40 ANOS EM 4: VALENTE VERDE - GOVERNO ANTECIPA O FUTURO COM OBRAS DE URBANIZAÇÃO E PAISAGISMO NAS PRAÇAS DO FORRÓDROMO E NEMÉSIO MARTINS


Se alguém tinha dúvida de que o prefeito Ismael (PT) faria uma gestão futurista, com a execução do projeto de urbanização, paisagismo e melhoramento do trânsito iniciado esta semana nas praças Professor Borges, Getúlio Vargas e Nemésio Martins (Caixa D'água), não mais terão.

O número de automóveis circulando em Valente, seja de propriedade dos valentenses, seja de visitantes, se multiplicou nas duas últimas décadas principalmente, e o espaço geográfico de Valente precisa de reformas para que a cidade se adapte a esta realidade. O projeto visa dar sentido único de mão e contra-mão nas ruas que correspondem aos lados direito e esquerdo das praças, organizando e modernizando o trânsito de Valente. 

No projeto consta ainda uma ciclovia e uma pista para caminhadas de aproximadamente 2.000 metros.

A oposição acusa o governo de estar cometendo crime ambiental com a retirada de árvores e plantas que existem nos canteiros (que estão também sendo retirados), mas a mesma oposição esquece (propositalmente, claro) que se trata de árvores e plantas exóticas, a exemplo de castanheiras-do-pará e de bougainvillea.

Esquece a oposição também de informar que para cada árvore retirada, cinco novas serão plantadas nas mesmas praças, com o diferencial de que serão plantadas árvores nativas de nossa região. Talvez o que esteja incomodando a oposição seja o fato de o projeto fazer com que Valente avance 40 anos no tempo, antecipando o futuro.

O ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek, quando começou a construir Brasília e afirmava que faria o Brasil avançar 40 anos em 4 (tempo do seu mandato presidencial) também foi acusado pela oposição   de degradação do meio-ambiente, a mesma oposição que se calou quando o Brasil passou a se desenvolver a partir dali e apareceu para o mundo.

Talvez seja este o medo da oposição e de oposicionistas do governo em Valente, que a cidade se desenvolva a tal ponto que eles não tenham mais forças e argumentos para enfrentar o prefeito Ismael nas urnas.

Milhares de árvores da caatinga, bioma natural de nossa região, são arrancadas diariamente para assar o pão que comemos, a pizza que dividimos com os amigos ou para queimar os blocos e tijolos que constroem ou reformam nossas casas, ninguém parece se atentar ou se incomodar com isso, não vemos nenhum vereador de oposição em Valente reclamar sobre isso, mas fazem um verdadeiro espetáculo circense por conta de um projeto que para colocar Valente no futuro precisa que sejam retiradas cerca de 42 árvores, e promovem tamanho estardalhaço mesmo cientes de que outras mais 230 novas árvores serão plantadas no lugar. Será que estão preocupados mesmo com as árvores, ou estão preocupados no sucesso politico-administrativo do prefeito Ismael?

Os vereadores, hoje de oposição, não reclamaram quando a gestão anterior destruiu uma grande área de caatinga no bairro Piana para que fossem construídas as casas populares, será que é por que na época, eram vereadores de situação? Será que na época podia-se retirar árvores para abrir caminho para o progresso e hoje já não se pode mais pelo fato de o prefeito não ser o que estes desejavam ver no comando do município?

E mais um detalhe que muitas vezes passa despercebido: Mais este projeto do Governo Valente está sendo custeado com RECURSOS PRÓPRIOS, fonte de receita que já existia na gestão anterior, mas que não aplicaram no município.

Fato é que o projeto tornará Valente mais verde, modernizará o trânsito e colocará a cidade a frente do seu tempo, tornando-se cidade modelo. 

Este é o medo da oposição.

DEIXA O HOMEM TRABALHAR!


Mais de 200 novas árvores serão plantadas.
Detalhe: Árvores nativas de nossa região



segunda-feira, 20 de maio de 2013

VALENTE: 100 RUAS TERÃO REDE ELÉTRICA RENOVADAS


O Governo Valente solicitou e a COELBA já iniciou os trabalhos de renovação e ampliação na rede elétrica de Valente, garantindo maior tranquilidade a população e ao comércio local, que vem reclamando prejuízos por conta das quedas de energia. 

Estudos também serão feitos pela Companhia de Eletricidade da Bahia para viabilizar a expansão do fornecimento de energia elétrica na sede e na zona rural do município.

Novas residências e ruas formaram novos bairros e Valente praticamente dobrou a necessidade de consumo de energia elétrica em comparação a alguns anos atrás, além disso o aumento no poder aquisitivo das pessoas fizeram crescer também dentro das casas o número e a variedade de eletrodomésticos e eletrônicos, fator predominante na elevação do consumo de energia elétrica nos últimos anos.

Com o aumento no consumo e a falta de manutenção da rede elétrica, surgiram os problemas de queda de energia e em muitas oportunidades a cidade ficou completamente as escuras.

As obras de renovação e expansão já estão acontecendo em pelo menos 100 ruas de diversos bairros da sede, a exemplo do Hermirio Simões, Santa Cruz, Antonio Lopes, Dionísio Mota, Juazeiro, Petrolina, Loteamento Zebulândia e Cidade Futuro. 

Novos postes também estão sendo colocados em pontos críticos da sede, dando mais segurança a quem precisa trafegar a noite.

As medidas também visam evitar as ligações clandestinas que sobrecarregam o sistema de abastecimento elétrico do município, que são feitas sem qualquer tipo de segurança e tornado-se um grande risco para os moradores.

Governo Valente - Nossa Terra é a gente que faz.


Bairro Antonio Lopes, onde ficam localizadas as escolas Luís Eduardo e César Borges, foi um dos primeiros a receber manutenção e renovação da rede elétrica.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

PREFEITO ISMAEL VAI A BRASÍLIA EM LUTA POR AUMENTO NO PREÇO MÍNIMO DO SISAL


O prefeito Ismael esteve em Brasília, na sede nacional da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para reivindicar o aumento do preço mínimo do sisal, atualmente em R$ 1,24/kg.

Acompanhado do Secretário Estadual da Agricultura do Governo da Bahia, Dr Eduardo Salles e do Coordenador da Sub-câmara do Sisal Enaldo Boaventura, o prefeito Ismael encaminhou solicitação dos produtores de sisal de Valente e de toda a região produtora, que reivindicam o aumento do preço mínimo por quilo do sisal.

Ismael requereu também, em nome dos produtores, a subvenção econômica direta para a cultura do sisal, como já acontece com a cana-de-açúcar, o registro da mucilagem para a venda do resíduo do sisal como ração animal e a realização de leilões sob o PEP (Prêmio para escoamento de produto), que se faz urgente por conta da grave estiagem que assola principalmente o semi-árido baiano, o que afeta diretamente o mercado do sisal, prejudicando produtores, beneficiadores da fibra e exportadores, o que por tabela direta aumenta o desemprego.

O encontro em Brasília foi com o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, José Geraldo Fontelles, e com o Diretor de Política Agrícola da CONAB, Silvio Porto, que ficaram a parte de estudos realizados pela SEAGRI-BA (Secretaria de Agricultura do Governo do Estado da Bahia) que mostram a necessidade de urgência na realização de ações emergenciais e também de médio e longos prazos para a recuperação da cadeia do sisal.

Estima-se que a safra de sisal deste ano alcance uma perda de aproximadamente 70%, o que provocará impactos sócio-econômicos severos, atingindo principalmente o pequeno produtor rural.

O Diretor de Política Agrícola da CONAB, Silvio Porto, mostrou-se favorável ao aumento do preço mínimo do sisal e afirmou estar finalizando estudos junto ao Ministério da Fazenda do Governo Dilma Rousseff neste sentido. Porto prometeu também empenho quanto a realização de leilões através do PEP, o que deverá amenizar a falta de sisal nas batedeiras e indústrias que beneficiam a fibra. Em relação à ajuda econômica direta para o sisal, o diretor da companhia disse que depende de uma Medida Provisória, que em tese só pode ser editada pela Presidência da República e em casos de emergência.

É o nosso caso.

Antes de ser eleito prefeito, Ismael Ferreira ocupou por muitos anos o cargo de Diretor Executivo da APAEB, associação fundada em 1980 e utilizada desde então como importante instrumento na luta pelos direitos do agricultor familiar de Valente e região, tendo tido participação imprescindível na conquista do preço mínimo do sisal quando de sua implantação e também quando de sua última atualização. Agora, como prefeito, Ismael continua a luta pela melhoria da qualidade de vida do povo valentense, mas com o poder a mais que o cargo lhe oferece.

O Blog Isto É Valente parabeniza o prefeito Ismael pela incansável luta pelos direitos do produtor rural valentense. 

Prefeito Ismael em reunião na sede nacional da CONAB

GOVERNO VALENTE REALIZA CAMINHADA CONTRA EXPLORAÇÃO INFANTO-JUVENIL NESTE SÁBADO


Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente, através das Secretarias Municipais do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania e da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promovem neste sábado 18 de maio uma grande caminhada com participação de toda a comunidade valentense em celebração ao Dia Nacional de Luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A concentração será na sede do Conselho Tutelar (próxima ao hospital municipal), na 'Praça do Cristo', as margens da Rodovia BA 120 e a saída está prevista para as 8:30 horas, com percurso pelas principais ruas do centro da cidade, passando pelas 'ruas' do hospital, dos correios, praça do forródromo, 'rua' do abrigo até a praça da jazida, onde serão realizadas apresentações e palestras sobre o tema.

O prefeito Ismael Ferreira (PT) parabenizou os realizadores do evento e disse que a caminhada encoraja a sociedade a refletir sobre o tema e lutar contra a prática de crimes desta natureza.

"A integração entre órgãos e comunidade fortalece as ações de combate a violência contra a criança e o adolescente, principalmente no que diz respeito a violência sexual. Eventos como este poderão sempre contar com o apoio do governo municipal." - Afirmou Ismael.

Portanto, caminhada neste sábado contra a exploração sexual infanto-juvenil, saída as 8:30 horas da 'Praça do Cristo, PARTICIPE.



JANTAR EM PIZZARIA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GARI É HOJE NA PLAKINHA


Um desencontro de informações fizeram com que publicássemos aqui no blog que o jantar seria na sexta-feira, mas o jantar na Plakinha pizzaria em celebração ao dia do gari será hoje, quinta-feira, as 19 horas.

Para comemorar o DIA DO GARI, celebrado hoje, dia 16 de maio, o 'Governo Valente - Nossa terra é a gente que faz', através da SEINFRA - Secretaria de Infra-Estrutura, Obras, Transportes e Serviços, promoverá para os profissionais de limpeza um jantar na Plakinha Pizzaria as 19 horas.

A ideia do secretário Cézar Rios foi prontamente acatada pelo prefeito Ismael Ferreira (PT).

"Essas pessoas (os garis) fazem um trabalho muito importante na cidade, mantendo-a sempre limpa e oferecendo aos valentenses e aos visitantes a melhor impressão da cidade. Merecem o jantar em comemoração ao seu dia." - Disse Cézar Rios, titular da SEINFRA, que garantiu ainda que a comemoração ao dia do gari acontecerá todos os anos enquanto estiver a frente da secretaria.

Para o prefeito Ismael, o jantar é mais uma forma de valorizar e reconhecer o profissional.

"A ideia do jantar só vem a consolidar o respeito e a valorização que a classe merece. Na gestão passada poucos deles (garis) recebiam seus vencimentos com base no salário mínimo, nós mudamos isso e não tem um só profissional de limpeza com jornada de trabalho de 40 horas que receba menos de um salário mínimo. Na nossa gestão o servidor será tratado com respeito e dignidade." - Afirmou Ismael, que já no primeiro mês de mandato cumpriu uma de suas principais promessas de campanha: Nenhum gari recebendo menos de um salário mínimo.

Valente possui hoje um quadro com mais de 200 garis distribuídos entre a sede e os povoados.

Portanto, jantar na Plakinha pizzaria hoje quinta-feira (16) às 19 horas em celebração ao Dia do Gari.

Parabéns ao prefeito Ismael e ao secretário Cézar Rios pela iniciativa.



Dia do Gari será comemorado hoje com um jantar para os profissionais da limpeza promovido pela SEINFRA.

Secretário Cézar Rios, da SEINFRA - Secretaria de Infra-Estrutura, Obras, Transportes e Serviços.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

VALENTE: SEMANA DO MEIO AMBIENTE COMEÇA DIA 3


A Semana do Meio Ambiente de Valente 2013 já tem período marcado, será de 3 a 7 de junho.

Entre as muitas ações a serem desenvolvidas pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente do Governo Municipal estão:

- Distribuição de mudas de árvores nativas.
- Distribuição de cartilhas educativas.
- Caminhada Ecológica.
- Cinema Ambiental.
- Plantio simbólico.
- Exposição de material reciclado.
- Ecoponto para arrecadação de óleo de cozinha usado.
- Arrecadação de garrafas PET nas escolas.

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente, vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, PREMIARÁ COM UM DATA-SHOW NOVO a escola que mais arrecadar garrafas PET até o dia 01 de junho. Todas as escolas do município participarão da coleta de garrafas PET, desde as municipais, passando pelas comunitárias e estaduais, até as particulares.

A organização do evento estuda atender a sugestão do conhecido Boba da Bala para a realização de  uma Pedalada Ecológica, ou ao menos a incrementação desta a já programada Caminhada Ecológica.




Diretoria Municipal do Meio Ambiente
Governo Valente - Nossa terra é a gente que faz.



domingo, 12 de maio de 2013

PREFEITURA DE VALENTE SAI NA FRENTE MAIS UMA VEZ: CONTRACHEQUE 'ONLINE' É A NOVIDADE.


A Prefeitura Municipal de Valente implantou e já está funcionando o sistema de contracheque online para servidores públicos municipais. O serviço passou por um teste em abril e passa a funcionar definitivamente já a partir deste mês de maio.

É um serviço inovador e a prefeitura de Valente, através do 'Governo Valente - Nossa terra é a gente que faz' se torna a primeira prefeitura da região a adotar o sistema, garantindo o pioneirismo.

Agora o servidor publico municipal, seja ele efetivo, comissionado ou contratado poderá ter acesso fácil e rápido a seus contracheques, pois poderá ser verificado ou emitido pela internet, o que antes só era possível através do serviço prestado pelo setor pessoal da prefeitura.

"O servidor poderá ter acesso a seu contracheque a qualquer hora e em qualquer lugar. É facilidade e conforto para o servidor.", afirma Danilo Éder, Secretário da Fazenda do município, que completa:

"O sistema impede fraudes, mas é importante alertar aos servidores que não forneçam suas senhas para terceiros. A prefeitura não é responsável pela senha do servidor."

O Prefeito Ismael acredita que com a implantação do sistema, o setor pessoal passará a trabalhar com mais tranquilidade e com maior controle sobre os dados trabalhistas dos servidores, para que não aconteça mais o que ocorreu na gestão passada, quando a prefeitura ficou sem repassar INSS e depositar Fundo de Garantia por culpa de um setor desorganizado.

"Imaginem mais de 1300 servidores todo final de mês indo até o setor pessoal solicitar contracheque? Inviabiliza qualquer atividade, atingindo diretamente a qualidade do serviço, e no fundo quem vinha pagando a conta era o próprio servidor." - Disse o prefeito Ismael.

O servidor para ter acesso ao seu contracheque online deve entrar no portal do servidor (link abaixo) e fazer a matrícula. O CPF é necessário, mas é totalmente seguro e livre de fraudes.

Na fase inicial, depois da matrícula, a senha será emitida pelo próprio setor pessoal da prefeitura e repassada para o servidor.

Qualquer dúvida o servidor deve dirigir-se ao setor pessoal da prefeitura.




quinta-feira, 9 de maio de 2013

'ITARERÚ É NOSSO': COM EMPENHO DO PREFEITO ISMAEL, POVOADO PASSARÁ FINALMENTE A PERTENCER A UM SÓ MUNICÍPIO: VALENTE.


Pertencente a quatro municípios: Valente, Santa Luz, Retirolândia e Conceição do Coité, o povoado de Itarerú em breve passará a pertencer somente a Valente, é o que confirma a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, vinculada a Secretaria de Planejamento do Governo da Bahia, depois de nova medição territorial realizada pelo IBGE.

Empenhado na causa, o prefeito de Valente Ismael Ferreira (PT), conseguiu convencer os prefeitos dos demais municípios com os quais o povoado faz divisa territorial a concordarem em ceder a parte em território que lhes cabiam, fazendo de Itarerú povoado apenas de Valente.

Os argumentos usados pelo prefeito Ismael foram com embasamento técnico, pois apesar de possuir apenas 30% da área territorial do povoado, quase toda a totalidade dos moradores de Itarerú constituem vinculo com Valente, a exemplo dos serviços de saúde, educação, saneamento, calçamento e organização social e eleitoral. Cerca de 70% dos eleitores do povoado são eleitores de Valente.

As grandes realizações feitas através de emprego de recursos públicos em Itarerú foram feitos através da prefeitura de Valente, como a limpeza do açude, mais de dois quilômetros quadrados em calçamento e reforma da escola municipal.

O prefeito Ismael agradeceu aos colegas vizinhos em nome de toda a comunidade valentense.

"Aos prefeitos de Retirolândia, Santaluz e Conceição do Coité, os nossos agradecimentos. Com a unificação territorial, Itarerú ganha finalmente identidade. Na verdade, na prática, a unificação aumenta a nossa responsabilidade junto a comunidade de Itarerú, e vamos corresponder com mais trabalho." - Afirmou Ismael.

Para oficializar a unificação territorial e Itarerú passar finalmente a pertencer apenas a Valente, ainda será necessária a aprovação por parte da Assembléia Legislativa do Estado, mas como é consenso entre as partes envolvidas, o trâmite não deve demorar. 

A comunidade de Itarerú já comemora antecipadamente o feito e agradece ao prefeito Ismael o empenho em tornar realidade este antigo sonho dos moradores.

O povoado de Itarerú fica distante 25km da sede de Valente e conta com aproximadamente 300 famílias.



quarta-feira, 8 de maio de 2013

VALENTE: SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DISTRIBUIU MAIS DE 100 KITS ENXOVAL PARA GRÁVIDAS CARENTES


Depois de levar o Programa AÇÃO ITINERANTE para a região de Valilândia na última segunda-feira (06), a secretaria de ação social do município de Valente distribuiu ontem (07) o número exato de 100 kits enxoval para grávidas carentes do município.

Em Valilândia, atendendo além dos moradores desta comunidade, também os moradores das comunidades vizinhas, a exemplo de Queimada do Curral, Santa Rita, Ichú e Itarerú, foi realizado o Programa Ação Itinerante, que ofertou durante todo o dia os serviços de atendimento e cadastro nas áreas de Bolsa Família, Bolsa Estiagem e Cadastro único para programas sociais (CadÚnico), que viabiliza a garantia de descontos em contas de energia elétrica para pessoas carentes.

Também aconteceu atendimento ao público pela secretária Carlilia de Cássia, da assistente social Érica Carneiro e de funcionários da secretaria de ação social do município de Valente.

O Programa Ação Itinerante continuará visitando as comunidades rurais e também os bairros mais carentes na sede do município, seguindo um cronograma de forma que venha a atender toda a população valentense.

No dia seguinte foi a vez do Programa Saúde Materna, através do projeto Nascer Saudável, uma realização da Secretaria de Ação Social em parceria com a Organização 'Voluntárias Sociais da Bahia', que entregaram a grávidas carentes do município KITS ENXOVAL, contendo banheira, roupas, acessórios, produtos de higiene e fraldas, dentre outros itens.

"Foi muito importante receber este enxoval, o que ainda vai precisar comprar é muito pouco, a maior parte do que precisamos nós recebemos aqui." - afirmou entusiasmada a grávida Daniela.

Foram entregues 109 Kits Enxoval a grávidas carentes da sede e da zona rural do município.

A secretária Carlilia de Cássia se disse realizada com a doação dos kits:

"Perceber que os recursos estão sendo aplicados na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas é muito gratificante. Observar o sorriso de alegria e de satisfação dos beneficiados é o melhor salário que um gestor de recursos públicos pode receber, estou muito feliz e parabenizo toda a equipe da secretaria de ação social pelo trabalho que estamos realizando. Esta foi a orientação do prefeito Ismael, de buscarmos parcerias que venham a beneficiar a população valentense. Muito mais ainda será feito." - Afirmou Carlilia'.

As gestantes beneficiadas com os kits enxoval receberam também orientações sobre cuidados com a alimentação e a higiene dos recém-nascido e a importância do leite materno para a saúde e desenvolvimento do bebê.

Outros kits poderão ser distribuídos até o final do ano.

"É preciso que as gestantes de Valente que se enquadrem em situação de vulnerabilidade social e econômica nos procurem para que possamos cadastrá-las, pois os kits já entregues foram para gestantes nos últimos meses de gestação, e certamente existem grávidas em inicio de gestação, assim quando estas estiverem no final da gestação possam também serem contempladas com os kits enxovais." - Informou 'Pró Carlilia', como é conhecida a secretária de ação social.


Mais de 100 kits enxoval foram entregues

domingo, 5 de maio de 2013

PRAÇA DE VALILÂNDIA É OFICIALMENTE INAUGURADA





Vereador Zé de Zeli, Deputado Lúcio Vieira Lima, Prefeito Ismael , Secretário Nacional do Turismo Fábio Mota e Presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Mota, 'cortam' a faixa de inauguração da praça.

A praça do Distrito de Valilândia foi oficialmente inaugurada neste sexta-feira (03) pelo prefeito Ismael Ferreira (PT). Batizada de Dário Cunha, um dos fundadores do distrito, a praça era uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade que agora já se alegram e se orgulham da 'nova cara' de Valilândia.

O homenageado, o saudoso Dário Cunha, é pai do ex-vereador Zeli de Dário e do vereador Lomanto Queiroz (PP), e é avô do vereador José Robson (PMDB).

A inauguração contou com a presença do Deputado Federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) e do Secretário Nacional do Turismo Fábio Mota (PMDB), responsável pela liberação dos recursos para a conclusão da praça, e juntamente com o prefeito Ismael (PT), o Presidente do Legislativo Gabriel Mota (PMDB) e o Secretário Municipal de Infra-Estrutura Cézar Rios, 'cortaram a faixa' e declararam oficialmente inaugurada a praça Dário Cunha.

Fábio Mota afirmou estar muito feliz com a inauguração da praça em Valilândia e que se sentirá realizado quando puder inaugurar também a Praça Némesio Martins (na sede do município).

"Existem aproximadamente 10.000 praças sendo construídas e inauguradas em todo o país através da secretaria nacional de turismo, mas as que considero mais importantes são estas duas praças (Dário Cunha em Valilândia e Némesio Martins, na sede), pois é muito gratificante fazer algo pela sua terra." - Disse Fábio, que pode se tornar Ministro do Turismo na próxima reforma ministerial da Presidente Dilma.

POLÍTICA:

Ao que pareceu, as 'rusgas' entre o PMDB e o PT a nível estadual não afeta Valente, e membros dos dois maiores partidos do país trocaram elogios e afirmaram que a parceria iria continuar, pois sairia ganhando quem de fato deve, que é o povo de Valente.

O Deputado Lúcio Vieira Lima rasgou elogios a Ismael.

"Ismael é um petista diferente, sabe fazer política e coloca os interesses de seu povo acima de qualquer questão partidária. A gente percebe que os valentenses fizeram a escolha certa e Ismael já começa a mostrar que agradecerá a oportunidade fazendo Valente crescer cada vez mais." - Afirmou Vieira Lima, abraçado pelo prefeito Ismael em sinal de agradecimento pelas palavras.

O secretário municipal de Obras, Cézar Rios, que acompanhou de perto a conclusão da obra, se mostrou satisfeito com o trabalho realizado e afirmou que este é o governo do trabalho.

"A limpeza das aguadas e as ruas que estão sendo pavimentadas nos quatro cantos do município e mais esta linda praça (de Valilândia) é só o começo de um governo que não tenho dúvidas: será o governo que mais obras executará na história de Valente, e diferente do que vimos na gestão passada, não abandonaremos obras, concluiremos todas que iniciarmos." - disse Cézar, alfinetando a última gestão por ter abandonado muitas obras, inclusive esta praça de Valilândia.


Representante da comunidade, o vereador Zé de Zeli agradeceu em nome da comunidade de Valilândia o empenho de Ismael junto ao Secretário de Turismo Fábio Mota.


O vereador Zé de Zeli, neto do homenageado, agradeceu ao prefeito Ismael e disse que Valilândia costuma ser muito grata com quem lhes faz o bem e saberá retribuir os esforços de todos.

O vereador Gabriel Mota fez um breve balanço dos quatro meses a frente da Câmara e agradeceu a seu primo Fábio Mota e ao Deputado Lúcio pela liberação dos recursos e por fazerem política limpa.

"O PMDB adota o preceito de 'fazer o bem sem olhar a quem', e mesmo existindo uma diferença entre nossos partidos a nível estadual, prefeito Ismael, aqui em Valente a parceria está dando certo e ela continuará, pois está dando certo para o povo, e é isso que Fábio, Lúcio e Geddel (Vieira Lima) querem, que o povo seja o maior beneficiado, e está sendo." - Disse Gabriel Mota, também presidente municipal do PMDB.

O prefeito Ismael, bastante feliz com a inauguração da praça, agradeceu a presença da comunidade e afirmou que continuará trabalhando para fazer uma Valente diferente.

"Esta praça foi mais uma obra resgatada pelo nosso governo, e não vamos parar por aqui, outras obras abandonadas pela gestão passada serão resgatadas e novos projetos serão iniciados, beneficiando todo o território valentense. Fica o nosso agradecimento a Fábio (Mota) e também a comunidade de Valilândia, que confiou no nosso projeto e agora recebe esta praça, que chega para dar uma cara nova ao distrito." - Afirmou Ismael.

Praça de Valilândia, portanto, inaugurada e batizada de Praça Dário Cunha pelo Governo Valente - Nossa Terra é a gente que faz.


PRAÇA DÁRIO LOPES CUNHA - VALILÂNDIA - VALENTE/BA



Virna Mota, Ismael Ferreira, Lúcio Vieira Lima, Fábio Mota, Zé de Zeli, Dr Toninho e Gabriel Mota