sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MESMO AINDA EM CONSTRUÇÃO, CLÍNICA DE MABEL AMARAL JÁ TINHA CONTRATO COM A PREFEITURA


A clínica de analises laboratoriais de propriedade de Mabel Amaral, ex-secretária de Ação Social no governo da República dos Amaral, aparece contratada pela Secretaria de Saúde de Valente, chefiada à época pelo tio dela, Arnaldo Amaral.

Ainda segundo a fonte, o contrato data de fevereiro de 2012, quando a clínica ainda estava sendo construída.

Suspeita-se que o registro da clínica junto aos órgãos competentes tenha sido feito muito meses antes da conclusão da construção justamente para operar junto a prefeitura, através da secretaria de saúde.

Como o atual gestor, Agnaldo Oliveira (PT) -que só tomou posse em setembro-, encontrou a prefeitura totalmente 'depenada', não encontrando boa parte dos documentos necessários para o bom andamento da administração pública já naquele primeiro mês, o que lhe obrigou, inclusive, a promover uma auditoria interna, só agora constatou-se a existência do contrato irregular com a clínica da filha do ex-prefeito cassado, tendo sido imediatamente cancelado.

Detalhes sobre o contrato não foram disponibilizados pela assessoria de comunicação da prefeitura.

O que ainda temos a descobrir sobre os mais de 7 anos de governo de Ubaldino Amaral? E como seria se o grupo capitaneado pelo ex-prefeito cassado tivesse vencido a eleição?

Pior: o que poderia acontecer se este grupo um dia voltasse ao poder?

Tenha medo.



Mabel Amaral (dir), filha do ex-prefeito cassado



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VIA UNO ATRIBUI A ISMAEL E ASSIS DESFECHO POSITIVO PARA FIM DA CRISE


O gerente geral da Via Uno, Dr Luiz Carlos Keller, anunciou o fim da crise que a empresa enfrenta e atribuiu aos prefeitos petistas eleitos em Valente e Coité, Ismael Ferreira e Assis, respectivamente, o sucesso nas negociações com o Governo do Estado.

Segundo Keller, o comprometimento de Ismael e Assis junto ao Governador Jacques Wagner foi imprescindível para que a Via Uno pudesse anunciar o fim da crise e a permanência da empresa nas cidades de Valente, Coité e Serrinha, cujo número de empregos diretos e indiretos gira em torno de 4.000 trabalhadores.

Ainda segundo o gerente, a Via Uno está sob férias coletivas e quando do término desta, voltará a operar normalmente.

Diferente do que se ouve e do que afirmam funcionários em Valente, Keller assegurou que a empresa não está com salários atrasados e também não existe atrasos no repasse da contribuição do trabalhador a previdência social ou no deposito do fundo de garantia.

Problemas de comunicação a parte, funcionários da Via Uno e comerciantes em Valente, Coité e Serrinha comemoraram muito o desfecho positivo das negociações entre a empresa e o Governo do Estado, que repassará a Via Uno cerca de R$ 11 milhões divididos em 7 parcelas e que segundo Keller, é referente ao retorno de incentivos fiscais por exportação.

O gerente geral da Via Uno ainda acusou o ex-prefeito cassado de Valente, Ubaldino Amaral, de ter feito pouco caso com a empresa. Segundo Keller, Ubaldino ainda ocupava o cargo de prefeito quando tomou conhecimento dos problemas da Via Uno e não tomou nenhuma providência.

Luiz Carlos Keller findou seu comunicado parabenizando os prefeitos Ismael Ferreira (Valente) e Assis (Coité) pela preocupação com seus munícipes e com a economia de seus municípios.

Valente também agradece ao prefeito Ismael Ferreira.


Via Uno de Valente





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PREFEITURA DE VALENTE CONVOCA SERVIDORES PARA RECADASTRAMENTO


A prefeitura de Valente convocou todo o seu funcionalismo público para se apresentarem para um recadastramento.

O motivo é o grande número de funcionários fantasmas ou laranjas já detectados até aqui, nestes quase três meses de governo Agnaldo, número que pode crescer bastante ainda.

A convocação faz parte da transição entre os governos petistas de Agnaldo Oliveira e Ismael Ferreira com o objetivo de fazer com que o futuro prefeito a partir de janeiro encontre a 'casa' o mais 'arrumada' possível.

Em 2010 o ex-vice prefeito Eduardo Cedraz denunciou o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral em um programa de rádio. Segundo Cedraz, Ubaldino comandava um esquema de contratações irregulares. Mais tarde descobriu-se que até os funcionários particulares do ex-prefeito cassado, recebiam seus salários da prefeitura.

Com o recadastramento, que vai até o dia 7 de dezembro, o prefeito Agnaldo pretende enxugar a folha de pessoal, que ultrapassou os limites estabelecidos em lei e que resultou na reprovação das contas de Ubaldino referentes ao exercício de 2011. O ex-prefeito cassado já havia tido suas contas de 2008 reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Mais de uma centena de correligionários do ex-prefeito cassado integravam a folha de pagamento da prefeitura, mas, não exerciam as funções relativas na prática, um claro caso de improbidade administrativa e de corrupção ativa.

Funcionários efetivos, contratados, comissionados e aposentados deverão se apresentar até o dia 7 de dezembro de 2012, de Segunda a sexta-feira, das 08 às 12hs e das 14 às 17hs, e aos sábados das 08 às 12hs, munidos de documentos de identidade, PIS/PASEB e carteira de trabalho no Shopping Center H&A (vizinho a prefeitura), onde preencherão uma ficha de recadastramento.






domingo, 18 de novembro de 2012

LIGA DESPORTIVA DE VALENTE JÁ TEM PRÉ-CANDIDATOS


Segundo o site OBOLEIRO.COM, a eleição para presidente deve ocorrer até janeiro.

O ex-presidente Manuel Carlos (Professor Carlinhos) renunciou ao cargo após a derrota do seu grupo político na eleição 2012, mas, o vice, popularmente conhecido por 'Bitú', se recusou a assumir o cargo por conta de dívidas pendentes da entidade junto a fornecedores, deixando a entidade a deriva.

Mesmo não tendo assumido o controle da entidade, 'Bitú' se diz candidato a presidi-la e afirma contar com a simpatia dos clubes filiados.

Outro nome que já ventilava também como pré-candidato é o de 'Carlinhos Gordo', ex-diretor do Corinthians Valente Clube.

E mais recentemente, conforme publicado no site OBOLEIRO.COM, aparece o nome de um terceiro pré-candidato: Ivagner Araújo, ex-diretor da Ponte Preta.

Em comum entre os três nomes em evidência até o momento, o fato de todos afirmarem contar com a simpatia de clubes e políticos.

Outros nomes, como os dos ex-presidentes Aleksim Oliveira e Ivanilton Araújo também já foram levantados, mas, estes negam qualquer intenção em disputar o comando da LDV.

O site OBOLEIRO.COM não informou quem assumiu o comando da LDV com a negativa do vice-presidente (Bitú) em assumi-lá após a renuncia do presidente Manuel Carlos (Professor Carlinhos) e nem detalhes sobre a eleição para eleger a nova diretoria, já que deverá ocorrer uma renúncia coletiva.

POLÍTICA

Historicamente os políticos situacionistas abraçam determinada candidatura a presidência da Liga e fazem eles mesmos todas as negociações juntos aos clubes com direito a voto para que não haja nenhuma surpresa no resultado da eleição, no entanto, até o presente já são três as pré-candidaturas e nenhum movimento político foi executado neste sentido, causando estranheza.



Vice-Presidente Bitú (esquerda) não assumiu a LDV após renúncia do Presidente Manuel Carlos (direita)





sexta-feira, 16 de novembro de 2012

'SEGURANÇA-HERÓI' EVITA DESTRUIÇÃO DE BANCO


Por volta das 19hs de ontem, 15 de novembro, o Segurança Rone Araújo (irmão do ex-Presidente da Câmara de Vereadores, Ivanilton Araújo), praticou um ato heroico ao, sozinho, enfrentar um incêndio no Banco do Brasil de Valente munido apenas de dois pequenos extintores.

O incêndio já estava num nível médio avançado e atingiu principalmente as partes que dominam o circuito interno de câmeras de vigilância e de ativação do alarme , quando o segurança, casado e pai de dois filhos, evitou que acontecesse com o prédio do Banco do Brasil o que aconteceu horas antes com o prédio do mesmo banco na cidade de Riachão do Jacuípe (distante 57km) quando um incêndio destruiu totalmente as instalações internas.

Diferente do que aconteceu em Riachão, quando a Central de Segurança do Banco do Brasil no Estado de São Paulo recebeu um aviso automático de que 'algo estava fora do normal' na agência do município da Bacia do Jacuípe, em Valente, nenhum alarme foi ativado, mesmo com o setor diretamente ligado ao mecanismo ter sido um dos mais atingidos pelo fogo.

O fogo na agência de Riachão só foi totalmente contido cerca de seis horas depois de a Central de Segurança em São Paulo ter recebido o primeiro sinal de suspeita. 

Em Valente, graças a bravura do segurança Rone Araújo, o incêndio foi contido poucos minutos depois, não evitando o considerável estrago que já havia sido feito, mas evitando uma destruição de maior proporção.

No 1º andar da agência do Banco do Brasil em Valente funciona a FTC (Faculdade de Tecnologias e Ciências), e a ação rápida do segurança evitou o comprometimento da estrutura física do prédio, como provavelmente deve ter ocorrido na agência em Riachão do Jacuípe, mas, só uma perícia poderá constatar.

Modesto, Rone Araújo, afirmou ter apenas cumprido com o seu dever de segurança e cidadão. Detalhe: o agente não estava em seu horário de expediente.

O mínimo que o Banco do Brasil precisa fazer agora é, primeiro averiguar por que o sistema de alarme da agência em Valente não funcionou ao detectar a fumaça, como aconteceu em Riachão, e depois, prestar as honrarias devidas ao 'segurança-herói'.



Segurança da agência do BB em Valente, Rone Araújo


 
Agência do BB em Valente atingida pelo fogo



Agência do BB em Riachão destruída pelo fogo        



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

UBALDINO TEM CONTAS DE 2011 REJEITADAS POR TRIBUNAL


É a segunda vez que o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral tem as contas públicas referente a sua gestão, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, a primeira foi em 2008.

Ubaldino já havia entrado para a história de Valente ao ser o primeiro prefeito cassado desde a emancipação política do município, em 1958.

Agora, entra também para a história de Valente ao ser o primeiro prefeito Bi-Contas reprovadas.

Em 2008 as contas do ex-prefeito foram rejeitadas por conta de um suposto desvio de 3 milhões de Reais (que teriam sido usados para garantir a sua reeleição). As contas de 2011 foram reprovadas, entre outras irregularidades, pelo fato de o ex-prefeito cassado ter extrapolado as contratações comissionadas (como parte de uma estratégia que não deu certo para vencer a eleição 2012), gastando uma fortuna em excedente com a folha de pessoal.

As contas apresentadas pelas secretarias de Ação Social (gerida por Mabel Amaral, filha do ex-prefeito cassado) e de Saúde (gerida por Arnaldo Amaral, irmão de Ubaldino), também motivaram a reprovação das contas no modo geral, por parte do TCM.

A notícia de mais uma condenação a Ubaldino Amaral ganhou destaque em toda a imprensa baiana.

Mas, e daí.


DIRETO AO ASSUNTO: TÔ NEM AÍ

Em meio a dezenas de escândalos envolvendo sua gestão, o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, parece não estar nem aí para o tsunami de irregularidades que marcam negativamente a sua gestão como prefeito de Valente, podendo ser facilmente apontada como uma das piores gestões da história de Valente, principalmente no que se refere a fraudes e desvios.

Mas, a culpa não é de Ubaldino ou de qualquer outro político de seu 'naipe', a culpa é do sistema, que ao constatar irregularidades gritantes como as encontradas em Valente, aplica uma multa irrisória ao político corrupto, que ri de tais 'condenações' e continua roubando os cofres públicos sem nenhuma desfaçatez.

Políticos como Ubaldino assaltam de forma deslavada os contribuintes na certeza de que, se pagar, pagará pouco por isso.

Enquanto milhões de reais são desviados, apenas algumas centenas de reais são aplicadas ao ladrão como multa, dando a estes a certeza de que o crime compensa sim.

E com isso, políticos como Ubaldino ficam com a alma menos pesada: "A culpa é do sistema".

Ex-prefeito Bi-Contas reprovadas, Ubaldino Amaral (centro da foto)


terça-feira, 13 de novembro de 2012

GOLPE! VIA UNO VENDERÁ MAQUINÁRIO PARA PAGAR FUNCIONÁRIOS


A empresa não dá garantias de que voltará a funcionar.

Depois de manifestação de centenas de pessoas em frente as terceirizadas da Via Uno, nesta terça-feira, por volta das 7h da manhã, a direção resolveu atender uma comissão de funcionários e o Sindicato da Categoria.

Em cerca de duas horas de negociações, o gerente geral Neuri Lima informou que as empresas vão vender 18 máquinas e produtos estocados para poder pagar o funcionalismo. Outra medida anunciada é que até a próxima segunda-feira todos os funcionários terão férias coletivas por 10 dias. Se a Via Uno não conseguir o que quer com o governo, poderá prorrogar as férias sucessivamente. A empresa não dá garantias de que volta a funcionar.

Funcionários da empresa contestam as informações. Afirmam que na realidade serão vendidas 40 máquinas e que antes de paralisar as atividades, a gerência teria garantido informalmente que nenhuma máquina seria vendida e que os funcionários voltariam ao trabalho dia 19, depois de cumprirem coletivamente a folga por banco de horas.
 

Depois de mais de uma hora discutindo embaixo do sol quente em frente à fábrica de Calçados Valente, os funcionários chegaram a ficar divididos entre aceitar tirar as máquinas do pátio ou não. 

"Nosso medo é de que eles retirem as máquinas, vendam e a gente fique sem emprego e sem dinheiro. De madrugada, eles retiraram máquinas da empresa, quando tinham afirmado que isso não aconteceria. Eles são homens de duas palavras", denuncia Aílton Nascimento, um dos manifestantes.

Por fim, os funcionários que estavam em frente a empresa deixaram que as máquinas fossem retiradas. No final da manhã, a comissão se reuniu com os prefeitos petistas Agnaldo Oliveira e Ismael Ferreira (eleito). Ficou acordado que será formada uma comissão regional para negociação com a Via Uno é governo do Estado, já que outros municípios vivem a mesma situação, como Conceição do Coité e Serrinha. "A questão é que não avisaram a gente há 3 meses atrás ou quando o problema se iniciou. Só informaram da crise há 15 dias. Isso não é fácil resolver da noite para o dia. Já participei de diversas reuniões junto com Agnaldo, Osni (Prefeito de Serrinha) e Assis (Prefeito eleito de Coité) e vamos continuar as negociações", disse Ismael, prefeito eleito de Valente. 


Agnaldo informou que a crise é com a Via Uno e não com as terceirizadas.
"Não vamos medir esforços para impedir o fechamento de postos de trabalho em Valente e região", Agnaldo Oliveira.

A Via Uno corre atrás dos incentivos tributários e prêmios por exportação. Segundo informações de fonte do Governo do Estado, a reivindicação da empresa está em torno de R$ 10 milhões de reais, sendo que R$ 1,6 milhões devem ser pagos imediatamente. As negociações estão na Secretaria da Fazenda, com a participação da Secretaria de Indústria e Comércio.


Comentário do Blog - DIRETO AO ASSUNTO

Os funcionários cederam e deixarão que a Via Uno retirem mais algumas máquinas do galpão principal com a desculpa de que estas serão vendidas e a arrecadação será para pagar os salários atrasados deles.

Infelizmente os funcionários da Via Uno pensaram com o bolso e não com a cabeça.

A Via Uno não quer negociação e para os diretores, que são como ciganos, 'Valente já deu o que tinha que dar'.

O que os funcionários precisam fazer é criar uma comissão para conduzir os trabalhos, trocar o cadeado do portão principal da fábrica e impedir a entrada dos diretores gaúchos. É preciso criar uma cooperativa dos funcionários, trocar a marca e tocar o negócio. Todos já sabem como funciona a 'esteira de produção' e são qualificados para o trabalho, portanto, precisamos nos antecipar, ou assistamos o desenrolar dos fatos, mas antes amarremos alguns dos chinelos produzidos por nós mesmos em nossas nádegas, pois, o chute que receberemos será forte.







domingo, 11 de novembro de 2012

VALDEMÍ DE ASSIS ACEITA CONVITE E ASSUMIRÁ SECRETÁRIA NO GOVERNO ASSIS/ALEX EM COITÉ


Proprietário do Site Calila Notícias, o maior das regiões do Sisal e da Bacia do Jacuípe, Valdemí de Assis aceitou convite feito pelo futuro prefeito e vice-prefeito de Conceição de Coité, Francisco de Assis (PT) e Alex da Piatã (PMDB), respectivamente, e assumirá a partir de janeiro de 2013 a secretária de comunicação e relações institucionais.

O nome de Valdemí de Assis, popularmente conhecido por Mitinho, que foi vereador em Coité por 10 anos (1983 à 1992), foi aprovado por unanimidade pelos eleitores petistas e a indicação recebeu elogios até mesmo de oposicionistas.

O futuro prefeito Assis afirmou ter acertado na escolha.

"O nome de 'Mitinho' não precisou passar por nenhum tipo de crivo, a sua indicação aconteceu naturalmente, não fomos nós quem o indicamos (Assis e Alex), a história de Valdemí lhe indicou e nós aceitamos a indicação sob a aprovação popular." - Disse o futuro prefeito de Coité, que divulgou o nome do comunicador no encontro de prefeitos eleitos e reeleitos organizado pela UPB (União dos Prefeitos da Bahia) em Camaçari.

Valdemí de Assis agradeceu e afirmou que continuará fazendo o que sempre fez, mas, agora com o apoio do poder público: Trabalhar por Coité e pelos coiteenses.


Valdemí de Assis (de óculos) e o Prefeito Assis


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ROMBO DEIXADO PELA REPÚBLICA DOS AMARAL É MAIOR DO QUE O ESTIMADO


O rombo nos cofres públicos deixado pela República dos Amaral, que governou Valente entre 2005 e 2008 é maior do que o estimado e divulgado até agora.

O Blog Isto Éh Valente publicou ontem matéria que tratava do rombo promovido por Ubaldino Amaral, que não repassou a contribuição do servidor publico municipal ao INSS.

Desde 2009, quando assumiu o seu segundo mandato como gestor municipal, o ex-prefeito Ubaldino Amaral (o primeiro e único da história de Valente a ser cassado), não faz o devido repasse a previdência, deixando desassistidos mais de 1.000 funcionários públicos, cuja grande maioria, diga-se de passagem, votou no candidato apoiado por ele no pleito de outubro último.

O desvio do dinheiro, segundo relatório de auditoria interna, aconteceu até o mês de agosto de 2012, mês em que o prefeito foi o atual presidente da câmara, vereador Lucivaldo Araújo Silva (Vado), que assumiu interinamente o comando do município até a posse do atual gestor, Agnaldo Oliveira.

Vado não fez nada além de cumprir ordens do 'chefe', e também não fez o devido repasse a previdência, correspondente a contribuição ao INSS dos servidores públicos municipais.

O valor desviado por Ubaldino Amaral e Lucivaldo Araújo Silva, segundo a auditoria, é de cerca de 7 milhões e 400 mil Reais, podendo ultrapassar, com a correção monetária, a casa dos 10 milhões de Reais.

A atual gestão do prefeito Agnaldo (PT) já havia constatado e divulgado rombos deixado pela República dos Amaral, a exemplo de débitos com operadores de telefone, companhias de abastecimento de água e energia elétrica, contratos suspeitos de super-faturamento, contratos fantasmas e licitações fraudulentas, entre outras irregularidades, mas, até o presente, o rombo deixado por Ubaldino para com a previdência é o maior já descoberto.

As irregularidades foram identificadas através de pequenas auditorias setoriais e já cabe uma solicitação de enquadramento do município em estado de calamidade financeira, ou seja, o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral e seu 'time' podem ter deixado o município falido.

Uma auditoria externa pode ir além do que já se foi constatado e pode levar para a prisão membros da República dos Amaral, inclusive o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, a ex-primeira dama Lúcia Amaral e a filha deles, Mabel Amaral, que assumiu cargos e secretarias importantes na gestão do pai, como a Secretaria de Ação Social (que também foi gerida pela mãe) e onde se concentra boa parte das irregularidades.


Lúcia e Mabel Amaral - Poderosas chefonas



 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

AUDITORIA NA CONTAS DA PREFEITURA DE VALENTE PODE LEVAR GENTE PRA CADEIA


A depender do que seja apurado nas contas da prefeitura referente ao período em que o ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral esteve no cargo de prefeito, pessoas podem ir parar atrás das grades.

Depois do sumiço dos HD's durante a transição entre o ex-prefeito Vado 26 e o atual prefeito Agnaldo Oliveira, que continham todas as informações informatizadas das duas gestões do ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, uma auditoria nas contas públicas é questão de ordem.

O sumiço dos HD's foi a melhor forma que o grupo que estava no poder ha 12 anos encontrou para atrasar o descobrimento de possíveis falcatruas e rombos promovidos pelos membros da República dos Amaral, mas,  atrasar não significa eliminar, e os devaneios praticados virão com certeza a tona, mais cedo ou mais tarde.

Algumas coisas já apareceram via auditoria interna realizada pela própria equipe da atual administração, mas, o 'grosso' mesmo ainda está por vir.

Neste mês de novembro descobriu-se que o dinheiro que deveria ter sido utilizado para o repasse a previdência como forma de contribuição dos servidores públicos municipais, foi desviado. Desde 2009 (primeiro ano do último mandato do ex-prefeito cassado) a prefeitura não depositava a contribuição ao INSS, UM ROMBO de aproximadamente 2 milhões de Reais.

Denuncias de superfaturamento, licitações fraudulentas e contratos fantasmas também integram o rol de denúncias contra o governo da República dos Amaral.

Recentemente a ex-primeira dama cassada, Lúcia Amaral, foi flagrada culpando o próprio marido Ubaldino Amaral pela derrota de Zenóbio Cedraz, candidato do clã a sucessão do ex-prefeito cassado. Segundo Lúcia, Ubaldino 'não gastou o dinheiro necessário e reservado' para isso (ganhar a eleição).

Se o gato não comeu, Lúcia sabe onde se escondeu.


Ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral