quinta-feira, 26 de julho de 2012

TSE INDEFERE PEDIDO DE LIMINAR E UBALDINO PODE SER AFASTADO DO CARGO DE PREFEITO A QUALQUER MOMENTO

O pedido de liminar feito pelos advogados de Ubaldino para que o mesmo se mantivesse no cargo até que o processo de cassação de seu diploma de prefeito, representado pelo Ministério Público, fosse julgado em definitivo, foi indeferido pelo TSE hoje (quinta 26), tendo o Ministro Marco Aurélio de Mello, designado Relator para avaliar o pedido.


Entenda o caso:


Em 05 de junho o TRE cassou por 3 votos a 1 o diploma de prefeito de Ubaldino, conseguinte também o de seu vice, Eduardo Cedraz.


Em 18 de julho, o TRE julgou os embargos apresentados pelos advogados do réu (Ubaldino) que contestava a decisão do Tribunal, e ratificou por 4 votos a zero a cassação de Ubaldino, determinando o seu afastamento imediatamente tão logo fosse publicado no Diário Oficial a sentença (o que só ocorreu hoje). Além disso, Ubaldino teve os seus direitos políticos suspensos e só poderá voltar a disputar novas eleições municipais a partir de 2024.


O vice-prefeito Eduardo Cedraz também apresentou defesa, obtendo êxito em sua ação. Eduardo Cedraz ficou livre da suspensão de seus direitos políticos e poderá continuar candidato a reeleição, desta vez como vice de Ismael.


Desesperados, um exército de advogados contratados por Ubaldino contratou o escritório de direito eleitoral mais caro do Brasil para, numa última tentativa de evitar o naufrágio por completo do Ubaldinic, fazer a sua defesa em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), requerendo uma liminar que o mantivesse no cargo até que o processo fosse julgado em definitivo, mas o pedido foi indeferido e Ubaldino pode deixar o cargo a qualquer momento.


Ainda cabe recurso.


O Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Lucivaldo Silva, tem até sexta-feira 03 de agosto para tomar posse como novo prefeito.


Tão logo tome posse como prefeito, Vado deixa vaga a Presidência do Poder Legislativo, que passará a ser ocupada pelo vereador José Robson (Zé de Zeli) e que terá 30 dias para realizar eleições indiretas, ou seja, eleger um novo prefeito para a cidade para um mandato 'tampão', até dezembro.

Todo cidadão em pleno gozo de seus direitos políticos pode se candidatar, mas, apenas os vereadores poderão votar e eleger o novo prefeito, em substituição ao prefeito cassado, Ubaldino Amaral.


O grupo liderado pelo candidato a prefeito Ismael Ferreira vem surpreendendo a população valentense em não comemorar a derrota de Ubaldino.


"Comemorarmos o quê? É um fato triste para Valente, para a história da cidade. Nunca antes um prefeito havia sido cassado em 54 anos de história de Valente. É um fato que envergonha a cidade, um gestor ser cassado por captação ilícita de recursos financeiros. Somos diferentes. Pregamos o diferente. Em quantas ocasiões dinheiro publico foi derramado com mega shows pirotécnicos e carreatas comemorando sentenças ocasionalmente a favor do grupo do ex-prefeito? Muitas vezes. A população está cansada disso." - Disse um dos coordenadores da campanha do 13.


Toda a imprensa baiana vem noticiando a cassação do prefeito Ubaldino, inclusive um portal de noticias local, criado exclusivamente para servir a prefeitura de Valente.




Veja trechos do Despacho do Ministro Relator:


Ação cautelar, com requerimento de medida liminar, ajuizada por Ubaldino Amaral de Oliveira, objetivando a concessão de efeito suspensivo a recurso especial eleitoral interposto contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que o condenou pela prática de captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2008.

"o acórdão regional cassou o mandato do ora requerente, determinou a diplomação do Presidente da Câmara de Vereadores e a realização de eleições indiretas."

Requer "concessão de liminar para que o requerente seja mantido no mandato de prefeito do Município de
Valente, assegurando-lhe a manutenção no referido cargo, conferindo, assim, efeito suspensivo ao Recurso Especial perante o Tribunal baiano" 

Apreciada a matéria trazida na espécie, DECIDO.

A presente ação cautelar é deficiente, pois não consta dos autos cópia do recurso especial e do inteiro teor da decisão da Presidência do Tribunal de origem que o teria admitido.

Pelo exposto, indefiro a liminar (art. 17 do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral).

Ministro Marco Aurélio de Mello
Relator

Publique-se.
Brasília, 26 de julho de 2012.
Ministra CÁRMEN LÚCIA
Presidente


terça-feira, 24 de julho de 2012

VALENTENSES PEDEM SOCORRO

Você deve se lembrar de matéria veiculada no inicio do ano aqui no Blog Isto Éh Valente que tratou do papel inverso da prefeitura de Valente ao selecionar valentenses para deixar a cidade em busca de oportunidade de trabalho fora.

Ubaldino não cumpriu seu papel de gestor de tentar evitar que milhares de valentenses deixassem seus lares, suas famílias, e se aventurassem nos grandes centros urbanos do país e grandes colheitas como as de café e cana-de-açúcar.

Quando da seleção feita pela prefeitura de Valente que separou filho de pai e mãe, pai de filho, marido de esposa, causando dor e tristeza a centenas de famílias valentenses, a promessa foi de que a empresa que estava contratando era responsável e que respeitaria todos os direitos trabalhistas e de recursos humanos.

Infelizmente não foi o que aconteceu. E estes valentenses pedem socorro.

As famílias do grupo de 40 pessoas selecionadas pela prefeitura para trabalharem fora se uniram com o objetivo de arrecadar dinheiro para trazerem seus familiares de volta pra casa. Torneios de futebol e bingos beneficentes estão sendo realizados em toda parte do município para o levante da quantia necessária.

Familiares relatam que os valentenses estão sofrendo maus-tratos e estão vivendo em condições precárias de higiene.

"Meu irmão me disse que dormem todos num galpão inadequado, aliás, dormem não, se amontoam." - Disse o irmão de um dos valentenses que querem voltar para junto de sua família, em Valente.


Uma criança de apenas 6 anos de idade disse o seguinte:

"Meu pai quer vir embora, mas ele disse que ainda não pode por que não tem dinheiro pra voltar pra casa da gente. Eu disse que ia buscar ele, mas ele disse que onde ele 'tá' é muito longe".


Em 8 anos de um governo maquiado, os poucos postos de trabalho criado por Ubaldino foi na própria prefeitura e logo foram ocupados por familiares do prefeito ou laranjas ligados a ele.

Causa repulsa o fato de, além de não ter criado opções aos valentenses de deixarem ou não a cidade, tendo sido eles obrigados pelas circunstâncias a deixarem Valente e suas famílias, também o fato de Ubaldino ter dificultado a instalação aqui na cidade de  indústrias de beneficiamento do resíduo do sisal, uma outra pequena indústria de massas e ainda uma outra fábrica de baterias automotivas pelo simples fato de estas terem demonstrado interesse em se instalarem aqui em Valente através do Empreendedor Social Ismael Ferreira. A perseguição pessoal de Ubaldino contra Ismael só tem um prejudicado: O povo.

Este é o 'governo de parcerias'.

Mas esta parceria definitivamente não é com o povo de Valente. Talvez seja com os donos de empreiteiras e construtoras, que aparecem e somem com a mesma rapidez, deixando apenas um rastro de suas passagens por Valente: As contas da prefeitura vazias.

OS VALENTENSES QUE ESTÃO LONGE DE SUAS FAMÍLIAS QUEREM TER A OPÇÃO DE VOLTAR PRA CASA. 

 


domingo, 22 de julho de 2012

VALENTE VOLTA A SONHAR - Por Marta Pastor.

"Valente volta a sonhar... Nós valentenses que aqui vivemos e acompanhamos de perto os acontecimentos em nossa cidade vimos a nossa cidade perder o Centro Profissionalizante para o município vizinho, assistimos à construção de casas populares sem infraestrutura, sem saneamento básico, sem assistência social para seus moradores, vimos a construção de praças sem espaço para a cultura, vimos a desativação do excelente palco do Centro Cultural para virar depósito de livros, enfim, numerosos são os fatos que nos entristecem quando paramos para refletir no que vem acontecendo com a nossa amada Valente... Nós que, infelizmente, acabamos de viver a dolorosa experiência de carregar para sempre na sua história a cassação de um PREFEITO, voltamos a sonhar. As pessoas começam novamente a ter esperança de que podemos voltar a ser a cidade mais admirada, mais respeitada, de maior desenvolvimento da nossa região. E esse sonho é você, Ismael Ferreira, homem de criatividade e competência, reconhecido e premiado como um dos maiores empreendedores sociais no mundo. Você Ismael, é, como diz nosso escritor e amigo Alamiro Galvão, “sertanejo arguto e inteligente” preparado para oferecer a Valente o melhor que uma cidade pode desejar, oferecer projetos que invistam em capital humano, para sairmos do funcionalismo cruel que vivemos, que veja educação como investimento e meio para o progresso e não como despesas na receita... Enfim, desejamos sinceramente que você se torne o nosso próximo líder, companheiro. Que Deus continue iluminando a sua caminhada. Que tenha sempre humildade, respeito e amor. Vamos à luta."


Texto da professora Marta Pastor.



Foto do perfil 


Comentário do Blog:

O texto escrito com o coração e não com as mãos toma forma tridimensional. O sentimento de puridade salta a escrita, ganha vida, enche também os nossos corações de esperança por uma Valente realmente diferente, onde os interesses pessoais perderão a corrida para os interesses coletivos e todos os valentenses é quem ostentarão com muito orgulho suas medalhas de ouro por terem vencido a opressão, o medo, a perseguição.

Uma Valente diferente, uma Valente para todos e não de alguns poucos é possível sim, basta simplesmente acreditar.

Infelizmente a história nos remete a bons e maus momentos, e o governo Ubaldino nos deixará escrita uma página muito triste, que é o fato de ele (Ubaldino) ter sido o primeiro prefeito a ser cassado na história de Valente, uma realidade antes só vista em cidades atrasadas, o que não é o caso de Valente e nem dos valentenses, todos estes também sertanejos argutos e inteligentes.

Foi também no governo Ubaldino que aconteceu a maior migração da história de nossa cidade. Em 8 anos de governo não foi criado um único posto de trabalho, obrigando pais a deixarem filhos e filhos a deixarem pais em busca de oportunidade de emprego nos grandes centros urbanos do país.

Mas a vida nos privilegia com a OPORTUNIDADE batendo em nossas portas pela terceira vez. 

É o momento de agarrá-la fervorosamente, com todo o nosso sentimento de esperança por uma Valente sem dono.

Yes, we can!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

TRÊS RENÚNCIAS MARCAM SEMANA DA COLIGAÇÃO DE ZENÓBIO


Três renúncias de candidatos a vereador e vereadora da coligação que tem Zenóbio como candidato a prefeito, foram apresentadas a Justiça Eleitoral.

Flávia Brito Oliveira (PP), Roberto Ramos (PDT) e Jacinho de Valilândia (PDT) renunciaram suas candidaturas e deverão se ausentar do processo eleitoral.

Pessoas ligadas a Jacinho afirmam que o ex-vereador não aprovou a estratégia da coligação de lançar 3 candidatos em Valilândia e mais uma candidata em Queimada do Curral e que isto teria sido o principal motivo para Jacinho (que foi vereador entre 2001 e 2008) ter desistido de sua candidatura.

Jacinho já anunciou apoio a candidatura do vereador Romilson Cedraz, do PR, partido que apoia o Empreendedor Social Ismael Ferreira para prefeito.

Não conseguimos localizar os outros dois que apresentaram renúncia para comentar o fato.

Especulações dão conta ainda de que o ex-vereador Jacinho poderá anunciar seu apoio também a candidatura de Ismael.






quinta-feira, 19 de julho de 2012

FICHA SUJA: ZENÓBIO ENFRENTOU PROBLEMAS NO DEFERIMENTO DO REGISTRO DE SUA CANDIDATURA


Zenóbio enfrentou exaustivos problemas quanto ao deferimento do registro de sua candidatura por causa de ações judiciais movidas pela estatal petroleira PETROBRÁS.


Por esta razão não se viu nas ruas de Valente, neste primeiro mês de campanha, propagandas com o nome ou a foto de Zenóbio.

Ex-proprietário de postos de combustível (o último, o posto Fonte Nova, em Salvador, foi fechado semana passada), Zenóbio acumula uma dívida milionária junto a empresa estatal e está com o 'nome sujo na praça'.

Além disso, dezenas de ex-funcionários destes postos entraram com ações na justiça contra Zenóbio, que além de não pagar os direitos trabalhistas dos ex-funcionários, agiu de má fé com alguns deles ao usá-los como laranjas em operações financeiras.

Quanto ao registro da candidatura, apesar de estar enquadrado como Ficha Suja, o exército de advogados da prefeitura, que tratam a nossa Constituição como um queijo suiço, logo encontraram brechas para que a justiça registrasse Zenóbio candidato do prefeito, também Ficha Suja, Ubaldino Amaral (Condenado pelo TRE por captação ilícita de recursos financeiros, e pelo TCM, tendo as contas da prefeitura Reprovadas na íntegra).

Quanto ao problema de Zenóbio com a PETROBRÁS, este ainda dará muito o que falar nos próximos meses. Estima-se que a dívida de Zenóbio com a PETROBRÁS seja de aproximadamente 20 MILHÕES de Reais.


Mas, já podemos começar a nos perguntar: Por quê Zenóbio voltou para Valente só agora, em pleno ano de eleição para ser candidato a prefeito e somente depois de ter seus postos de combustíveis FECHADOS por má administração ou, em alguns casos, pela justiça, como forma de penhora de bens para pagamento de dívidas com fornecedores, como a PETROBRÁS?






PREFEITURA DE VALENTE ATRASA PAGAMENTO E EMBASA CORTA ÁGUA DE ESCOLA


A prefeitura de Valente não paga a conta de água da Creche Escola Antonio Lisboa de Lima, do bairro da Piana (não é a que está em construção), a 4 meses e a Empresa Baiana de Saneamento interrompeu o fornecimento.

As crianças estão desprovidas de necessidades básicas como lavar as mãos ou usar o banheiro.

Este é o 'Governo de Parcerias'.

Isto é Valente.

terça-feira, 17 de julho de 2012

DEFINITIVO NO TRE: UBALDINO É CONDENADO E EDUARDO CEDRAZ INOCENTADO.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia julgou ontem (terça) os embargos apresentados por Ubaldino contra sua cassação ocorrida em 5 de junho. O resultado foi desfavorável ao alcaide, que acabou tendo a cassação ratificada e seus direitos políticos suspensos. O vice-prefeito Eduardo Cedraz foi inocentado da acusação e poderá disputar a reeleição na condição de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Empreendedor Social Ismael Ferreira.


Quando da apresentação dos embargos, em 18 de junho, correligionários de Ubaldino saíram as ruas em carreata e sob forte show pirotécnico anunciando que a decisão do TRE havia sido anulada por que o julgamento só contou com 4 desembargadores, foi mais uma dentre centenas de enganações nos 8 anos de uma gestão maquiada e manipulada pela República dos Amaral. Mas, MENTIRA TEM PERNAS CURTAS, e apenas um mês depois do espetáculo circense promovido com dinheiro público, A VERDADE APARECE: Cassação do diploma e dos direitos políticos de Ubaldino foi confirmada na noite de ontem (terça) pelo TRE.


Por 4 votos a zero, Ubaldino foi CONDENADO por Captação de Recursos Financeiros e Abuso de Poder Econômico, em ação movida pelo Ministério Público de Valente, à época comandando pelo Promotor Público Dr Millen Castro.


A decisão do TRE cabe recurso no TSE (última chance que Ubaldino tem de não passar e nos fazer passar ainda mais vergonha).


Tão logo a decisão do TRE seja publicada no Diário Oficial, que deve sair até sábado, a Juíza Eleitoral de Valente emitirá notificações afastando Ubaldino do cargo de prefeito e empossando o vereador Vado, que terá o prazo de até 48 horas para tomar posse.


Um verdadeiro exército de advogados (afinal, na prefeitura existem mais deles do que médicos no hospital) já trabalham para conseguir uma liminar junto ao TSE para que Ubaldino permaneça no cargo até o julgamento final.


A notícia da cassação de Ubaldino foi comemorada em dose dupla pela oposição, pois, neste novo julgamento o vice-prefeito Eduardo Cedraz não perdeu seus direitos políticos e poderá continuar candidato a reeleição como vice de Ismael.


Ubaldino teve seus direitos políticos cassados e só poderá voltar a disputar novas eleições a partir de 2022.


Num caso atípico, a comemoração da oposição foi pacífica e ordeira, sem buzinaço, sem carreatas, sem show pirotécnico, sem espetáculo circense.


"A justiça está fazendo a parte dela. Não temos o que comemorar. Temos sim, muito o que lamentar, afinal, é a primeira vez em 54 anos de emancipação política de nossa cidade que um prefeito é cassado. Isso nos entristece e nos envergonha." - Disse um dos coordenadores de campanha da Coligação Juntos por Valente, que tem Ismael e Eduardo candidatos a prefeito e vice, respectivamente.



VEREADOR ROMILSON CEDRAZ RECEBE COLIGAÇÃO JUNTOS POR VALENTE NO JUNCO E CONFIRMA: "ESTOU COM ISMAEL E EDUARDO".

Ontem a Coligação Juntos por Valente esteve na comunidade de Junco, onde o Vereador Romilson Cedraz recebeu Ismael e Eduardo e os apresentou a sua comunidade como seus candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Romilson ratificou sua decisão em acompanhar a orientação do seu partido, o PR, e confirmou seu apoio a Ismael Ferreira.


O vereador pediu ainda que as comunidades que ele representa na câmara de vereadores entendessem e acompanhem sua decisão.


"Quando eu tomo uma decisão, eu penso primeiro em vocês. Não faço nada a 'toa'. Sou um homem do povo e nunca teve hora e nem lugar em que eu não estivesse a serviço das comunidades aqui da região de Junco e Poço." - Disse o vereador.

"Agradeço a Luciano (Oliveira, Presidente do PR), Dr Gelson, Eduardo e a Ismael pelo voto de confiança em mim depositado. Ismael é o candidato do meu partido, o PR, e portanto, é o meu candidato também e será o candidato aqui da maioria dos moradores de Junco, Poço, Cabrochard, Boi Velho, Varginha, Várzea dos Porcos, Feira do pau e demais regiões aqui." - Findou seu discurso o vereador Romilson.


Outras lideranças políticas externaram satisfação e alegria em ter Romilson, detentor de 6 mandatos de vereador, junto com o grupo, a exemplo dos ex-prefeitos Dr Gelson, Dr Toninho e Reinaldo Ramos. Os candidatos a vereador da Coligação Juntos por Valente também estiveram presentes na reunião com os moradores de Junco.


Ismael Ferreira rebateu as críticas feitas pelos adversários de que os que abandonaram o projeto de maquiagem do atual prefeito são traidores:


"Eu acho que os que decidiram juntar forças com a gente em prol de um verdadeiro projeto de desenvolvimento para nossa cidade, um projeto sem maquiagem, sem propaganda, um projeto para todos e não para poucos, eu acho que estes é que foram traídos, não o contrário." - Disse Ismael.


A comitiva saiu da sede do município e chegou ao Junco sem zoada e sem buzinaço, e a reunião só começou depois do término do culto da Igreja.








domingo, 15 de julho de 2012

Dr GELSON E Dr TONINHO SÃO AGREDIDOS POR CORRELIGIONÁRIOS DE ZENÓBIO CEDRAZ



Um fato lamentável marca para sempre a história política de Valente de forma negativa. Os médicos mais tradicionais de Valente, Dr Gelson e Dr Toninho foram covardemente agredidos ontem (domingo) no estádio municipal por correligionários de Zenóbio Cedraz.


Os médicos integravam a comitiva da Coligação Juntos por Valente ao lado dos candidatos a prefeito e vice, Ismael e Eduardo, dentre outras dezenas de lideranças que quando da chegada no estádio foram recebidos com aplausos pela maior parte das duas torcidas dos clubes que fizeram a final do campeonato valentense, mas, meia-dúzia de pessoas pró-Zenóbio Cedraz já baixaram o nível da campanha e atiraram na comitiva latinhas de cerveja, que atingiram além de Dr Gelson e Dr Toninho, outras lideranças.


O técnico em enfermagem no hospital de Valente e filho da Presidente da Câmara de Vereadores de São Domingos, conhecido por Diego de Mamaro,  o representante comercial Clériston Rios (conhecido por Kéu de Renilton do Fórum), Zenilton de Jaime (taxista que faz linha Valente-Feira) e o irmão do candidato a vice de Zenóbio Cedraz, Patricio (conhecido como Ceará de Rosa), foram os identificados pela Polícia Militar como os que iniciaram o motim e responderão queixa-crime. 


Mostrando um desespero sem precedentes, os vândalos queriam impedir a passagem  da comitiva junto as  torcidas dos dois times, que ovacionava, aplaudindo de pé a comitiva da Coligação Juntos Por Valente.


Além de Dr Gelson e Dr Toninho, o vereador Gabriel Mota e a Professora Tanea Rios, também foram agredidos.


Aparentando estar drogado, pois, mostrava-se totalmente desequilibrado, brigando até com a própria sombra, o técnico em enfermagem Diego 'de Mamaro', foi retirado do estádio pela Polícia Militar.

Os médicos agredidos e outras lideranças comentaram o lamentável episódio:


"É uma pena que estejamos chegando a este ponto. E olhe que a campanha começou agora viu..., mas, eu desculpo os que me agrediram. Só peço que façam uma campanha limpa, sem mais episódios como o do estádio. Ajudei a eleger Nenenzinho duas vezes, ajudei a eleger Ubaldino duas vezes e ninguém nunca havia me destratado, imagine agredir..., espero que estas pessoas respeitem a minha decisão de ajudar na campanha de Ismael, assim como os simpatizantes de Ismael me respeitaram quando ajudei Ubaldino." - Dr Gelson.

"Fiquei triste com o que aconteceu somente depois de saber quem tinham sido os agressores. Um deles eu atendi em casa semana passada."- Dr Toninho.

"Infelizmente coisas como essas ainda acontecem. Politica não é isso. As pessoas precisam entender que a política é um instrumento a serviço da melhoria da qualidade de vida da população e não uma disputa pessoal. No final, quem decide é o povo, deixemos, portanto, que decidam." - Ismael Ferreira.
  
"Zenóbio tem culpa nisso tudo. Ele é o candidato, e se coisas como essa acontece é por que ele não se impõe, não tem pulso." - Eduardo Cedraz.

"É inadmissível o que aconteceu; Estes dois homens (Dr Gelson e Dr Toninho) são antes de tudo, valentenses e pais de família. E além disso, dedicaram suas vidas a Valente e aos valentenses." - Ivanilton Araújo.

"Na nossa convenção, Ismael pediu que durante a campanha não respondêssemos as provocações dos adversários. E não responderemos. Pelo menos não na mesma moeda. Faremos diferente, responderemos nas urnas." - Leninha. 






NOTA PÚBLICA: IVANILTON ARAÚJO REBATE MENTIRAS DO VEREADOR VADO



Diz um ditado que “enquanto a mentira dá uma volta ao mundo, a verdade se prepara calçando as botas para sair”. Acredito que o poder de irradiação da mentira é realmente muito forte, mas nós cristãos e homens de boa fé jamais devemos abrir mão da busca à verdade. E é isso que me obriga a contar a verdade sobre o PR de Valente e o vereador Vado, mesmo tendo prometido a mim mesmo que não gostaria de tratar desse assunto após o desfecho, porque não aconteceu aquilo que o meu coração pedia. Talvez exista culpados, mas se é que existe, o maior deles foi o próprio vereador. Explico por que:

I – Quando das definições das filiações, em setembro de 2011, o vereador tentou tirar Luciano de Epitácio da Comissão Provisória do município de Valente. Só não conseguiu porque Luciano tem um grande amigo chamado Ismael Medeiros que é o Secretário Geral do PR na Bahia (não confundir com Ismael Ferreira, candidato a prefeito de Valente) e homem de confiança do ex-senador Cesar Borges;

II - Quando a Comissão Provisória do PR venceu, em 30.04.2012, todos nós já sabíamos, inclusive Nenenzinho, que Luciano modificaria a referida Comissão. Isso porque em uma conversa que Luciano teve com o ex-presidente do PR, seu Nenenzinho, lá atrás, entre setembro e outubro de 2011, ficou acordado que todos os passos do PR e do PSD (Partido este criado em outubro de 2011 e tendo Nenenzinho como presidente) seriam decididos através de conversas entre os comandos de ambos os partidos (PR e PSD); Esse acordo não foi levado a sério, o que justifica a modificação da Comissão Provisória feita por Luciano.

III – Acontece que, após a maioria (quatro votos contra um) do comando PSD declarar apoio a Ismael em seu aniversário (08.04.2012) e ir ao vice-governador e posteriormente ao governador Wagner comunicar aquela decisão, o Senhor Nenenzinho, pressionado “ninguém sabe por quem”, enviou um ofício ao vice-governador, Otto Alencar, solicitando a substituição de Betinho e Salvador Oliveira na Comissão Provisória do PSD por Gildo Cedraz (aquele mesmo) e Cau da Encruzilhada. Se isso tivesse dado certo, nem Eduardo poderia ser o vice de Ismael, nem eu poderia ser candidato a vereador sem declarar apoio ao candidato do prefeito e de Nenenzinho. Ou será que eles permitiriam que eu fosse candidato pelo PSD apoiando Ismael para Prefeito? Acredito que não.

IV – Após o vice-governador aprovar a decisão do PSD local (que era dar apoio à candidatura de Ismael), inclusive acatando a sugestão de trocar a presidência, entregando-a a Eduardo, a peleja passou a ser com o PR. Aí eu entrei nessa luta junto com Luciano para ajudar a formar a Comissão, foi quando o diretório retirou Vado da Comissão e manteve Romilson, pois desde o início de tudo Romilson se comportou com muita serenidade e com disposição para encontrar uma boa solução, ao contrário de Vado, que “arrotava” nos quatro cantos do município que retomaria o controle do PR, agredindo verbalmente Dr. Gelson, Luciano, Ismael Medeiros (o do PR) e a mim, se negando totalmente ao diálogo;

V – Vado passou a não mais me cumprimentar, falando muita bobagem a meu respeito. Mas, nada disso me fez ser contra dar a legenda para ele ser candidato. Mandei várias orientações para ele, através de amigos que temos em comum, para que tivesse calma que tudo ia dar certo. Se ele dissesse na nossa Convenção dia 17.06 na Casa da Cultura “que tinha a posição dele, entretanto estava contente com a recepção que teve”, talvez os rumos tivessem sido outros. Pois ele mesmo sabe que nunca, em nenhum momento da sua vida política foi ovacionado como naquele dia. Foi mais aplaudido do que Ismael e Eduardo;

VI – Parece que os aplausos da Convenção fizeram efeito contrário. O vereador não se conformava com o PR em nossas mãos e partiu para o ataque visando retomar o Partido, causando constrangimentos enormes para a família de Nenenzinho, envolvendo o ex-senador César Borges e até um irmão seu;

VII – Chegamos à parte final. Apesar de tudo isso, combinando com Eduardo e Luciano, preparamos toda a documentação necessária para enviar ao Cartório constando os nomes de Vado e Romilson como candidatos do PR na nossa coligação e aguardamos a chegada de Luciano e Eduardo para conversar com o vereador e fechar a decisão na casa de Eduardo. Aí veio a surpresa: o vereador Vado deu um show de arrogância na casa de Eduardo, afirmando que ia agir judicialmente, hostilizando e negando-se a falar com Ismael Medeiros, Secretário Estadual do PR. O vereador Regi Mota testemunhou a apresentação teatral de Vado. Ele queria ser candidato sem coligar na proporcional, o que Romilson não aceitou, pois a perspectiva era de eleger apenas um dos dois se a coligação proporcional não fosse feita. O vereador Vado então propôs ser candidato sem dar apoio à chapa majoritária. Luciano consultou o Diretório Estadual do PR e recebeu a orientação para que fosse seguido o princípio da fidelidade partidária estabelecido na Constituição Brasileira e no Estatuto do Partido, já que o vereador estava decidido a lutar contra o PR no município de Valente.

Conclusão: o vereador Vado e seus asseclas estão mentindo vergonhosamente quando afirmam que Ismael Ferreira foi o responsável pela negativa da sua candidatura. Ismael Ferreira não tinha como se meter numa decisão do PR. Eles estão aproveitando o fato de o Secretário Estadual do PR também se chamar Ismael para confundir os valentenses. Infelizmente, o vereador ou foi mal orientado, ou queria isso mesmo para ficar como vítima, ou foi inconsequente e irresponsável com ele mesmo. Desconfiamos que já houvesse um plano para transformar o vereador em vítima, pois a candidatura do seu irmão Eminho foi emplacada com muita naturalidade, dando a entender que o mesmo já estava preparado para isso. Por sinal, diga-se de passagem, desejo, no fundo do meu coração, boa sorte para Eminho, esse menino equilibrado, sensato e muito agradável. Quem sabe Eminho, você poderá ter uma convivência mais saudável e harmoniosa com essa Arte chamada Política. Então, a mentira pode até ser mais ligeira, mas tem as pernas curtas. Quando a verdade chega, ela, a mentira, desaparece.
Finalmente, convido o vereador Vado, se for permitido pela Legislação Eleitoral, para um debate público, de preferência com a cobertura de todas as rádios da cidade, a fim da população saber, de uma vez por todas, a verdade dos fatos. E peço a Deus que abra os corações rancorosos e magoados para que todos possam decidir livremente sobre o futuro da nossa terra.

Deixe o Coração Mandar.

Ivanilton Araujo


            

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ISTO É VALENTE: PREFEITURA CONTA COM MAIS ADVOGADOS DO QUE HOSPITAL COM MÉDICOS


Em Valente a situação do hospital municipal já é conhecida e condenada por todos.

Recentemente foi noticiado em toda a Bahia o caso dos médicos falsos que atendiam no hospital de Valente. Vidas estavam sob responsabilidade de criminosos contratados como médicos pela prefeitura de Valente.

Outros fatos também chamam a atenção da sociedade valentense, como a interdição pela vigilância sanitária dos aparelhos de raios-X que perdura desde o ano passado. Também faltam profissionais especializados em diversas áreas da medicina, fazendo com que os valentenses que necessitam deste serviço se desloquem até outra cidade ou esperem, muitas vezes, até por 2 meses por atendimento.

Além disso, o IDSUS, índice que avalia o desempenho e atendimento da saúde pública, apontou Valente atrás dos municípios vizinhos de Retirolândia e São Domingos, que nem juntos tem a mesma arrecadação tributária de Valente.

Também chama a atenção o fato de no hospital ter menos médicos (para atender uma população de quase 25.000 pessoas) do que advogados prestando serviço a prefeitura. Um verdadeiro exercito de advogados estão lotados na prefeitura de Valente sem qualquer necessidade.

O secretário de saúde de Valente, que também é proprietário de uma farmácia na cidade, é irmão do prefeito.

E o atual grupo político, que está a 12 anos no poder, insiste em dizer que o povo não quer mudança. O que o povo não quer, de fato, é continuar no descaso que se tornou a saúde de Valente.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

A VERDADE SOBRE O PR


Cumprindo uma determinação do Diretório Estadual do Partido, que impede o registro de candidaturas de políticos INFIÉIS, o Partido da República - PR de Valente comunicou  que o pedido de candidatura do vereador Vado foi indeferido.

O vereador não aceitou a orientação do partido e por diversas vezes tentou por meios injustificaveis, retrocedendo aos tempos da Ditadura, mau orientado pelo Sr Ubaldino Amaral, distorcer os fatos e se negar ao diálogo.

O vereador Vado tentou tirar vantagem sobre seu colega de partido e também vereador Romilson Cedraz, quando a qualquer custo e de forma indecente, injusta e traiçoeira,  queria que o PR disputasse as eleições numa coligação proporcional (a de vereadores) independente, ou seja, que  apenas ele (Vado) e o vereador Romilson Cedraz disputassem uma vaga para vereador entre si, olhando apenas para o próprio umbigo, pois já saía em larga vantagem, estando ele (Vado) a frente da Câmara de Vereadores e  se considerando DONO do Hospital Municipal, consideradas máquinas de fabricar voto quando do uso do serviço público como moeda de troca em tempo de eleição.

Entre Romilson Cedraz, que decidiu por acompanhar qualquer decisão do partido e não descumprir, não somente uma resolução do próprio PR, mas também do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, que condena a pratica da Infidelidade Partidária, e a decisão do vereador Vado, de ir de encontro ao que determina a Lei e o Estatuto do partido, o PR decidiu a favor do vereador Romilson, tendo somente ele o registro de candidatura deferido.

O vereador Vado tenta distorcer os fatos e jogar 'seus' eleitores contra o partido ou contra a coligação, mas o povo já não mais se presta ao deserviço de acreditar em tudo que lhe dizem sem antes fazer minuciosa apuração dos fatos.

A Fidelidade Partidária é uma conquista da sociedade brasileira.


O Blog Isto Éh Valente indica ao vereador Vado, leitura do Guia Prático de Fidelidade Partidária (foto), do escritor Fernando Gurgel Pimenta.




EMPACADO: VALENTE FICA ATRÁS DE SÃO DOMINGOS. DE NOVO.



Assustado com a iminente derrota nas urnas, Ubaldino deixa passar pela segunda vez só este ano uma boa oportunidade oferecida pelo Governo Federal para aquisição de nova Retroescavadeira (foto) . O programa beneficia municípios com até 50 mil habitantes. Para ter sido beneficiada, bastava que o prefeito inscrevesse a cidade no programa. O primeiro prazo foi até 10 de abril, o segundo foi 06 de julho, mas Ubaldino não se dispôs a assinar a papelada. Interlocutores garantem que o motivo é um só: Ubaldino já dá a eleição de Zenobio como perdida  e novo veículo só beneficiaria o futuro governo de Ismael. 

"Esse prefeito tem a mente muito atrasada. Novo veículo  beneficiaria exclusivamente o povo" - Diz um agricultor que ainda não teve a represa de sua região limpa. 

Retirolândia e São Domingos fizeram a parte delas e serão beneficiadas pelo programa. 

É a 4ª  vez que Valente é superado por São Domingos, a primeira foi a instalação do Centro Educacional do Semi-Árido, instalada no município vizinho em detrimento a Valente. Depois Valente ficou atrás da vizinha em avaliações que mediram o desenvolvimento da educação e a qualidade do atendimento da saúde pública (IDSUS). E agora, mais uma vez.

Isto Éh Valente