sexta-feira, 10 de agosto de 2012

UBALDINO AGUARDA JULGAMENTO DE LIMINAR, QUE NÃO DEVE ACONTECER TÃO CEDO


O ex-prefeito Ubaldino Amaral (cassado por captação ilícita de recursos financeiros) aguarda julgamento de pedido de liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral, que o reconduza ao cargo.

Correligionários do ex-prefeito cassado estão espalhando mentiras de que conseguiram a liminar que reconduziria Ubaldino ao cargo de prefeito. 

Alguns pontos a serem considerados:

1 - O pedido de liminar não tem previsão para ser julgado.

Podemos acompanhar as pautas das sessões no TSE através do site do próprio Tribunal, através do link http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/sessoes-de-julgamento .

2 - A República dos Amaral aguarda ansiosa por este julgamento e prometem comemorar muito caso consigam. Mas, comemorar o quê mesmo? Voltar ao cargo de prefeito por força de uma liminar é fato a ser comemorado? Afinal, mesmo que haja o deferimento do pedido de liminar, o processo de cassação continuará e Ubaldino poderia voltar a 'cair' a qualquer instante. Seria uma gestão na corda-bamba.

3 - NADA MUDARÁ O FATO DE UBALDINO TER SIDO O PRIMEIRO E ÚNICO PREFEITO A SER CASSADO NA HISTÓRIA DE VALENTE.

A ação movida pelo Ministério Público que resultou na cassação de Ubaldino e na suspensão de seus direitos políticos foi motivada por crime de captação ilícita de recursos financeiros e pelo fato de ele ter tido suas contas referentes ao ano de 2008 totalmente reprovadas e rejeitadas pelo Tribunal de Contas por causa principalmente do mau uso dos repasses do FUNDEB, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, à época comandada por Marcos Adriano, candidato a vice de Zenóbio Cedraz.

É a segunda vez que Ubaldino tenta uma liminar que o reconduza ao cargo de prefeito, na primeira (negada pelo TSE), foi gasto uma quantia absurda de dinheiro com um dos escritórios de advocacia mais caros do país. Como com o primeiro não deu certo, Ubaldino então trocou de advogado, mais caro ainda que o primeiro. 

Estima-se que só para esta fase do pedido de liminar, Ubaldino já tenha gasto mais de R$ 1,5 milhão (Um Milhão e Quinhentos Mil Reais), isto só nesta fase do pedido de liminar. Resta saber se estes gastos são com recursos pessoais ou se é com dinheiro público, dinheiro nosso.

As chances de se conseguir uma liminar em casos como este, quando a ação de denuncia é feita pela própria justiça, no caso de Valente pelo Ministério Público, são muito remotas. 

No TRE, por exemplo, Ubaldino sofreu três derrotas (duas no pleno, 3 à 1 e 4 à 0, e mais um pedido de liminar), e ainda o primeiro pedido de liminar negado pelo TSE.

E vale ressaltar que independente do desfecho no pedido de liminar, se aceito ou negado, o processo de cassação continua no TSE, até ser julgado em definitivo. E também nada mudará o fato de ele (Ubaldino) ter sido o primeiro prefeito a ser cassado na história de Valente.

Os filhos dos seus filhos, e os filhos destes, e as gerações seguintes, estudarão nas escolas a história de Valente e sentirão vergonha do fato de que em nossa bonita cidade já tivemos um prefeito cassado pela justiça.

Pense nisto.