quarta-feira, 22 de agosto de 2012

QUERO NASCER EM VALENTE


Todos os valentenses cultivam um orgulho muito grande de ter nascido aqui.

Durante o governo do ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, no entanto, o sonho de centenas de mães valentenses de darem a luz em Valente se tornou impossível e os que terão o orgulho de dizer que nasceu em Valente no período em que durou a República dos Amaral, só ostentarão este orgulho graças a Dr Gelson Carneiro da Cunha.

Durante os quase 8 anos em que ficou a frente do município, Ubaldino não criou condições para que o hospital voltasse a realizar partos, apesar de ter recebido quando de sua posse, um hospital totalmente equipado e reestruturado pelo ex-secretário de saúde de Valente, Cézar Rios.

Incubadoras de alta tecnologia foram adquiridas na gestão de Cézar Rios como secretário de saúde, e sem aproveitamento algum no governo da República dos Amaral, encontram-se abandonadas em uma das muitas salas do hospital que deveriam estar servindo de enfermaria, mas funcionam como depósitos e para outras coisas que nem é bom imaginarmos (esconder médicos falsos, por exemplo).

Durante a gestão Ubaldino (considerada pelo índice FIRJAN como uma das piores do país), os únicos partos realizados em Valente através do SUS foi pelo médico Dr Gelson Carneiro da Cunha.

A clínica de Dr Luís Delfino Simões realizou poucos partos e através de atendimento particular.

No demais, as mães valentenses não tiveram opção a não ser darem a luz a feirenses. Sim, uma grande parte das crianças nascidas no período em que Ubaldino foi prefeito são feirenses, e não valentenses. Não no documento.

A gestão Ubaldino não fez esforço nenhum para que o hospital realizasse partos, mas fazia do transporte das mães valentenses até Feira de Santana um negócio lucrativo. Aliás, fazer da saúde de Valente um negócio lucrativo foi o que fez durante os últimos 8 anos o atual secretário de saúde, Arnaldo Amaral (irmão do ex-prefeito cassado). Arnaldo Amaral é proprietário de uma farmácia em Valente, tornando-se conseguinte, o principal fornecedor de medicamentos a secretaria que ele próprio comanda.

Contactado por nossa equipe de reportagem, o ex-secretário de saúde, Cézar Rios, lamentou que Valente esteja vivendo um caos no que diz respeito a saúde pública.

"O hospital foi todo reestruturado e reequipado enquanto estive a frente da secretaria de saúde e é uma lástima muito grande observamos maquinário de alta qualidade e tecnologia se deteriorando dentro de salas que foram construídas quando da ampliação do hospital em minha gestão como secretário para servirem como novas enfermarias, aumentando assim o número de oferta de leitos, mas que se tornaram depósitos improvisados." - Disse Cézar Rios, ex-secretário de saúde de Valente.

A Valente FM veiculou também a fala do médico Dr Gelson Carneiro da Cunha a respeito da realização de partos em Valente.

"Me preocupa o fato de o hospital não realizar partos. A minha clínica (CLIMEV) foi a única a realizar partos pelo SUS, mas a demanda é maior do que podemos atender. Se o hospital municipal realizasse partos, evitaríamos que muitos valentenses tivessem nascido em Feira de Santana, por exemplo. Faltou política pública e empenho do gestor público para que o hospital voltasse a realizar partos. A saúde de Valente não está nada bem, e eu não poderei  dar conta de tudo sozinho. É preciso termos um gestor preocupado para que o hospital municipal volte a realizar partos. Eu dediquei toda a minha vida a saúde de Valente, mas trabalhar sozinho eu não vou mais, tudo nas minhas costas não dá mais pra ficar, por isso peço a população de Valente que me ajudem a continuar lutando por uma saúde de qualidade para todos e para que o hospital volte a realizar partos e mesmo outros procedimentos cirúrgicos, e para isso é preciso termos um gestor comprometido com a causa. Vejo em Ismael (Empreendedor Social candidato a prefeito de Valente pelo Partido dos Trabalhadores) uma pessoa com capacidade e comprometimento para que o hospital volte a realizar partos e peço a cada um e cada uma de vocês, a todos que reconhecerem os meus serviços prestados a Valente, que votem em Ismael, e deem também a ele a oportunidade de mostrar o seu trabalho e dar a sua contribuição a Valente também como gestor público." - Disse Dr Gelson Carneiro da Cunha.

Reportagem de Tarso Magalhães


Comentário do Blog:

Se pudessem falar quando ainda estão na barriga das mães, os bebês gritariam: QUERO NASCER EM VALENTE!  

Temos em Valente um secretário de saúde que contratou uma dúzia de médicos falsos para atender no hospital, colocando em risco as vidas dos valentenses. Um secretário que deixou com que a vigilância sanitária interditasse o aparelho de raios-X do hospital e que depois não fez nada para resolver o problema, que perdura já a quase dois anos. Um secretário de saúde que só se preocupa com quanto a farmácia dele vai vender mês após mês à secretaria que ele próprio gere.

Eles dizem que Valente não quer mudança.

Será mesmo? Será que queremos Arnaldo Amaral como secretário de saúde por mais 4 anos?

Acredito falar em nome da maioria esmagadora dos valentenses quando afirmo que SIM, NÓS QUEREMOS MUDANÇA SIM. E, PRA ONTEM.

Pense nisso.

Tarso Magalhães
Equipe Isto Éh Valente