terça-feira, 24 de julho de 2012

VALENTENSES PEDEM SOCORRO

Você deve se lembrar de matéria veiculada no inicio do ano aqui no Blog Isto Éh Valente que tratou do papel inverso da prefeitura de Valente ao selecionar valentenses para deixar a cidade em busca de oportunidade de trabalho fora.

Ubaldino não cumpriu seu papel de gestor de tentar evitar que milhares de valentenses deixassem seus lares, suas famílias, e se aventurassem nos grandes centros urbanos do país e grandes colheitas como as de café e cana-de-açúcar.

Quando da seleção feita pela prefeitura de Valente que separou filho de pai e mãe, pai de filho, marido de esposa, causando dor e tristeza a centenas de famílias valentenses, a promessa foi de que a empresa que estava contratando era responsável e que respeitaria todos os direitos trabalhistas e de recursos humanos.

Infelizmente não foi o que aconteceu. E estes valentenses pedem socorro.

As famílias do grupo de 40 pessoas selecionadas pela prefeitura para trabalharem fora se uniram com o objetivo de arrecadar dinheiro para trazerem seus familiares de volta pra casa. Torneios de futebol e bingos beneficentes estão sendo realizados em toda parte do município para o levante da quantia necessária.

Familiares relatam que os valentenses estão sofrendo maus-tratos e estão vivendo em condições precárias de higiene.

"Meu irmão me disse que dormem todos num galpão inadequado, aliás, dormem não, se amontoam." - Disse o irmão de um dos valentenses que querem voltar para junto de sua família, em Valente.


Uma criança de apenas 6 anos de idade disse o seguinte:

"Meu pai quer vir embora, mas ele disse que ainda não pode por que não tem dinheiro pra voltar pra casa da gente. Eu disse que ia buscar ele, mas ele disse que onde ele 'tá' é muito longe".


Em 8 anos de um governo maquiado, os poucos postos de trabalho criado por Ubaldino foi na própria prefeitura e logo foram ocupados por familiares do prefeito ou laranjas ligados a ele.

Causa repulsa o fato de, além de não ter criado opções aos valentenses de deixarem ou não a cidade, tendo sido eles obrigados pelas circunstâncias a deixarem Valente e suas famílias, também o fato de Ubaldino ter dificultado a instalação aqui na cidade de  indústrias de beneficiamento do resíduo do sisal, uma outra pequena indústria de massas e ainda uma outra fábrica de baterias automotivas pelo simples fato de estas terem demonstrado interesse em se instalarem aqui em Valente através do Empreendedor Social Ismael Ferreira. A perseguição pessoal de Ubaldino contra Ismael só tem um prejudicado: O povo.

Este é o 'governo de parcerias'.

Mas esta parceria definitivamente não é com o povo de Valente. Talvez seja com os donos de empreiteiras e construtoras, que aparecem e somem com a mesma rapidez, deixando apenas um rastro de suas passagens por Valente: As contas da prefeitura vazias.

OS VALENTENSES QUE ESTÃO LONGE DE SUAS FAMÍLIAS QUEREM TER A OPÇÃO DE VOLTAR PRA CASA.