terça-feira, 17 de julho de 2012

DEFINITIVO NO TRE: UBALDINO É CONDENADO E EDUARDO CEDRAZ INOCENTADO.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia julgou ontem (terça) os embargos apresentados por Ubaldino contra sua cassação ocorrida em 5 de junho. O resultado foi desfavorável ao alcaide, que acabou tendo a cassação ratificada e seus direitos políticos suspensos. O vice-prefeito Eduardo Cedraz foi inocentado da acusação e poderá disputar a reeleição na condição de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Empreendedor Social Ismael Ferreira.


Quando da apresentação dos embargos, em 18 de junho, correligionários de Ubaldino saíram as ruas em carreata e sob forte show pirotécnico anunciando que a decisão do TRE havia sido anulada por que o julgamento só contou com 4 desembargadores, foi mais uma dentre centenas de enganações nos 8 anos de uma gestão maquiada e manipulada pela República dos Amaral. Mas, MENTIRA TEM PERNAS CURTAS, e apenas um mês depois do espetáculo circense promovido com dinheiro público, A VERDADE APARECE: Cassação do diploma e dos direitos políticos de Ubaldino foi confirmada na noite de ontem (terça) pelo TRE.


Por 4 votos a zero, Ubaldino foi CONDENADO por Captação de Recursos Financeiros e Abuso de Poder Econômico, em ação movida pelo Ministério Público de Valente, à época comandando pelo Promotor Público Dr Millen Castro.


A decisão do TRE cabe recurso no TSE (última chance que Ubaldino tem de não passar e nos fazer passar ainda mais vergonha).


Tão logo a decisão do TRE seja publicada no Diário Oficial, que deve sair até sábado, a Juíza Eleitoral de Valente emitirá notificações afastando Ubaldino do cargo de prefeito e empossando o vereador Vado, que terá o prazo de até 48 horas para tomar posse.


Um verdadeiro exército de advogados (afinal, na prefeitura existem mais deles do que médicos no hospital) já trabalham para conseguir uma liminar junto ao TSE para que Ubaldino permaneça no cargo até o julgamento final.


A notícia da cassação de Ubaldino foi comemorada em dose dupla pela oposição, pois, neste novo julgamento o vice-prefeito Eduardo Cedraz não perdeu seus direitos políticos e poderá continuar candidato a reeleição como vice de Ismael.


Ubaldino teve seus direitos políticos cassados e só poderá voltar a disputar novas eleições a partir de 2022.


Num caso atípico, a comemoração da oposição foi pacífica e ordeira, sem buzinaço, sem carreatas, sem show pirotécnico, sem espetáculo circense.


"A justiça está fazendo a parte dela. Não temos o que comemorar. Temos sim, muito o que lamentar, afinal, é a primeira vez em 54 anos de emancipação política de nossa cidade que um prefeito é cassado. Isso nos entristece e nos envergonha." - Disse um dos coordenadores de campanha da Coligação Juntos por Valente, que tem Ismael e Eduardo candidatos a prefeito e vice, respectivamente.